Introdução: As cardiopatias congênitas são caracterizadas por uma má formação estrutural cardíaca ou uma anormalidade funcional cardiorrespiratória, estando ela presente desde o nascimento. As más formações congênitas podem ser resultados, na maioria dos casos, de uma alteração no desenvolvimento embrionário de uma determinada estrutura ou da impossibilidade desta se desenvolver de uma forma adequada. Estas modificações podem vir a desencadear complicações relacionadas a déficits no crescimento e desenvolvimento infantil, trombose vascular, acidentes hemorrágicos, disfunção do miocárdio, dentre outras. Objetivo: Evidenciar a importância do atendimento humanizado em crianças com cardiopatia congênita no ambiente hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, de artigos pesquisados nas bases de dados LILACS e MEDLINE e no diretório de revistas SciELO. Foram pesquisados estudos, em português, publicados nos últimos 10 anos, utilizando as palavras chaves: cardiopatia, crianças, fisioterapia e humanização. A partir desta pesquisa, foram encontrados 8 artigos e após análise, permaneceram 5 estudos. Foram excluídos artigos que não contemplassem a temática proposta, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações. Resultados e discussão: A hospitalização representa grande impacto para a criança, pela restrição de atividades, dieta modificada, procedimentos dolorosos e alterações em sua rotina. Deste modo a atuação da equipe multidisciplinar, juntamente com os pais, deve atuar a partir de abordagens que estimulem o cuidado e a humanização. O ambiente hospitalar traz para a criança um desconforto, uma sensação de diminuição e isolamento, que associada à vulnerabilidade provocada pela doença de base, desencadeia um processo de estresse físico e/ou mental influenciando negativamente na recuperação do indivíduo. A família deve ser acolhida de maneira personalizada por meio da escuta que possibilite identificar as principais queixas visando humanizar o cuidado. E por meio do acolhimento enfatizar a escuta atenta, desenvolver a capacidade de empatia, oferecer apoio, identificar as queixas, e estabelecer vínculos. Considerações finais: A atuação da equipe multiprofissional associada ao cuidado humanizado é considerada de extrema relevância para a melhora na recuperação de crianças cardiopatas, presente no ambiente hospitalar. Devendo ser estimuladas pelas equipes ações inovadoras e empáticas na relação paciente-profissional.
Seja bem-vind@ à leitura dos Anais da CONEXÃO Fametro 2018!
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais do VI Encontro de Iniciação à Pesquisa, VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica e VIII Encontro de Pós-graduação. Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da CONEXÃO Fametro 2018 foi “Inovação e Criatividade”.
Com este tema, procuramos fomentar discussões e pesquisas que abordassem as mais diversas áreas do conhecimento, demonstrando o potencial transdisciplinar e inovador dos pesquisadores, tendo a dimensão artística como principal norteador.
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação diversos das áreas da saúde, humanas e exatas.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Solange Sousa Pinheiro
PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA
As normas de submissão de trabalhos científicos estão disponíveis nos editais no link: https://www.doity.com.br/conexao-fametro-2018/artigos
Comissão Organizadora
Ailton Pereira da Silva
Caroliny Uchoa Sales
Daniel Carlos Lopes Vasconcelos
Fernanda Rocha Dantas
Juliana Pereira Pessoa
Marina Barbosa Gouveia
Pedro Lucas Bezerra Porto
Yohrranna Kelly Almeida de Araujo
Comissão Científica
Andréa Bessa Teixeira
Anne Caroline Moraes de Assis
Isabelle Lucena Lavor
Solange Sousa Pinheiro
Para dúvidas e sugestões, envie ao e-mail conexaofametro@fametro.com.br.
Os anais da Conexão Fametro 2017 estão disponíveis no link: https://www.doity.com.br/anais/conexaofametro2017