Clube da Física: Uma proposta didática para além da sala de aula.

  • Autor
  • Manuelly Rayla de Morais Lacerda
  • Co-autores
  • Felipe Gomes Barbosa , Tallis da Silva Coelho , Micael Kaian Bezerra Nogueira , Diego Marceli Rocha
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O cenário escolar atravessa mudanças substanciais e contínuas através do tempo, a fim de adequar-se às exigências de cada período e melhor capacitar discentes e docentes para lidar com essas adversidades (MEC, 2024). Dessa forma, aspira-se desenvolver estratégias pedagógicas e buscar meios que priorizem uma aprendizagem mais dinâmica, significativa e integrada. A metodologia por projeto visa engajar os discentes de maneira ativa e permitir-lhes desenvolver uma maior autonomia no processo de construção do conhecimento, mediante situações-problema que tangenciam suas vivências (PIETROCOLA, 2004). Tal enfoque, além da mera captura do interesse dos educandos, almeja promover a percepção da ressignificação dos conteúdos, bem como cultivar o olhar crítico frente à realidade.  Dessa forma, a referida abordagem de ensino visa integrar distintos campos do conhecimento, propiciando uma percepção abrangente e interdisciplinar. Isto posto, a análise das relações entre diversas áreas é explorada de modo mais orgânico, possibilitando a reflexão da natureza da produção científica. Fomenta-se a autonomia discente mediante o exercício de um papel mais ativo, bem como a percepção do professor como mediador do processo educativo, concedendo uma autonomia intelectual aos discentes e à educação, uma função emancipadora e transformadora do sujeito perante a sociedade (FREIRE, 2004). Evidenciamos uma discrepância entre a experiência dos estudantes com a Ciência e a Tecnologia no mundo real e a sua abordagem nas disciplinas escolares, sobretudo, da Física. Apesar do momento de eventos relevantes relacionados ao progresso científico e tecnológico, o ensino institucionalizado das Ciências não se adequa a esses debates. Como consequência, os docentes destacam, frequentemente, a desafiante ausência de motivação por parte dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. (RICARDO, 2010). No que tange o ensino não convencional da Física, a transposição didática reveste-se de importância primordial para compreender o significado do conhecimento físico no cenário escolar contemporâneo. Ao estabelecer conexões entre os fundamentos físicos e as áreas de interesse dos estudantes, o professor se empenha em realizar uma didatização dos saberes que, se exitosa, pode aprofundar a compreensão das aplicações e implicações do saber científico. Tal perspectiva denota a conversão do conhecimento científico em um objeto de ensino acessível e significativo (CHEVALLARD, 1991). Assim, Ciência, Tecnologia e Sociedade interagem para permitir uma compreensão ampla e contextual da relação entre os avanços científicos, o desenvolvimento tecnológico e os impactos sociais decorrentes destes (BRASIL, 2002). Logo, problematização, contextualização e interdisciplinaridade encontram-se entrelaçadas, a fim de mesclar diversos elementos, conteúdos curriculares, experiências e realidades, possibilitando o melhor engajamento em sala de aula e contribuindo para um ambiente mais dinâmico e significativo. DESENVOLVIMENTO: A proposição do projeto de ensino em questão ocorreu no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 22/24, subprojeto Física, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Objetivando buscar uma aproximação entre os saberes físicos concernentes à ondulatória, eletromagnetismo e termodinâmica, e o panorama contemporâneo, no qual os educandos estão imersos, bem como, o contexto sócio-histórico de tais descobertas. A iniciativa foi realizada pelo grupo acadêmico denominado Clube da Física, destinada às turmas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras–PB. O desígnio inicial deste estudo foi instigar o desabrochar do interesse e da motivação dos estudantes para o estudo da Física, pretendendo não apenas a resolução de exercícios, a memorização e reprodução de conceitos, mas a ampliação das perspectivas do conhecimento científico. Para tanto, almejou-se incentivar a curiosidade e a criticidade acerca dos saberes físicos, trabalhados de maneira interdisciplinar e problematizada. O desenvolvimento do exposto constou com cinco encontros remotos entremeados por dois encontros presenciais. Durante essas sessões, os conceitos físicos foram abordados de forma não convencional, conforme sua cronologia histórica, juntamente à apresentação de suas descrições e descobertas, estabelecendo ligações com os produtos de suas aplicações e outras áreas da cultura humana, como a Literatura. Os encontros destinados ao estudo da Ondulatória foram conduzidos remotamente. Tal decisão decorreu da adesão massiva da turma de terceiro ano, cujo curso técnico versa sobre a Informática. Por conseguinte, aproveitou-se a oportunidade para investigar a natureza física e tecnológica do Wi-Fi, analisando suas características como onda eletromagnética. Ulteriormente, foram explorados os diversos tipos de onda e as aplicações tecnológicas dos fenômenos eletromagnéticos. Destaca-se que tal abordagem encontra consonância com a modalidade CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), a qual objetiva integrar os conhecimentos científicos e tecnológicos com as dimensões sociais, culturais e ambientais, com vistas a promover uma compreensão interdisciplinar e contextualizada da Física (RICARDO, 2007). Utilizou-se a maquete da planta baixa de uma residência genérica para discutir acerca do melhor local para a instalação do modem de internet, pretendendo aproveitar melhor a rede em toda a morada. Os estudantes retomaram ideias apresentadas anteriormente acerca das ondas, sua natureza e propriedades, concluindo que a localização preferível para a instalação seria o centro do domicílio, aplicando suas próprias residências como exemplo. Além disso, desenvolveu-se a ideia de que, apesar de as ondas eletromagnéticas não necessitarem de um meio físico para se propagar, obstáculos físicos, como paredes e portas de metal, interferem na conexão à internet. No terceiro encontro, explorou-se a natureza eletromagnética da Ondulatória. A abordagem foi caracterizada por um enfoque histórico-cultural, tendo em vista delinear as interseções entre a Ciência, a cultura, as artes e a sociedade, destacando as repercussões de precedentes avanços científicos nos âmbitos cultural e social. Evocou-se a obra clássica da literatura contemporânea, o Magnum Opus considerado pioneiro da ficção científica, “Frankenstein” de Mary Shelley (1797–1851), para observar a evolução das ideias e interpretações acerca do eletromagnetismo. Uma vez que o romance relata a trajetória acadêmica de Victor Frankenstein e o clímax da obra se dá no capítulo V, quando o jovem consegue infundir vida num corpo construído por ele, tendo a intenção de ser o pai de uma nova raça, superior à humana (ANDREUZZI, 2019). O encontro seguinte abordou a evolução da internet e os progressos científico-tecnológicos baseados na Ondulatória e no Eletromagnetismo, com a melhoria da banda larga e suas contribuições sociais. Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir uma perspectiva nova em relação à sua área de atuação. O último encontro remoto abordou a Termodinâmica no estudo da Astronomia, baseando-se na Ondulatória e no Eletromagnetismo para a construção de ferramentas e instrumentos contemporaneamente importantes. Ao fim da atividade proposta, foi feita uma relação com os fenômenos da Astronomia, abordando estrelas, em especial, o Sol. Concluindo esta iniciativa confeccionou-se um jogo de cartas intitulado Batalha Científica, onde se utilizou a jogabilidade do sistema Role-Playing Game (RPG) e Yu-Gi-Oh. Os alunos foram apresentados, em sala de aula, a uma situação lúdica em que figuras históricas que influenciaram os estudos de ondulatória, eletromagnetismo e termodinâmica detinham poderes relacionados às referidas áreas, utilizando-se de cartas-monstro com características semelhantes para derrotá-los. Monstros com atributos ondulatórios foram utilizados contra Michael Faraday (eletromagnético), já com poderes eletromagnéticos seguiram vantajosos contra Heinrich Hertz (ondulatório), enquanto o tipo termodinâmico contrastava positivamente a Gabriel Fahrenheit. DISCUSSÃO: De acordo com Ricardo (2007), afastar ferramentas que limitam a compreensão dos conceitos de uma área da Física e empregar metodologias que visam diminuir a distância entre os conceitos de uma área e o real, aparentou culminar na promoção do pensamento crítico, reflexão ética aprofundada e conscientização perscrutada dos efeitos multidimensionais da Ciência e tecnologia na sociedade, cultura, política e meio ambiente, fundamental no contexto atual. Uma vez que se faz necessário capacitar os estudantes para atuarem de forma responsável em um mundo marcado pela crescente complexidade tecnológica e pela interconexão global. Essa abordagem educacional aspirou preparar os discentes para lidar com os desafios surgidos nesse cenário e contribuir para a construção de um futuro que supere seus desafios. Ao propor uma abordagem da Física que foge da pressão escolar rotineira, onde os discentes se concentram apenas em obter aprovação, o estudo anelou fomentar a capacidade crítica e investigativa dos discentes. A análise literária evidenciou os efeitos desencadeados pelas inovações científicas nos campos da Física e da Ciência, não somente o impacto sobre a perspectiva dos fenômenos naturais e suas aplicações tecnológicas, demonstrando o potencial inspirador dessas descobertas na criação de histórias ficcionais que despertam um fascínio no imaginário coletivo e conquistam os leitores através da sua narrativa envolvente. Em consonância com as ideias de Ricardo (2007), a estratégia utilizada não fez com que o estudante trabalhasse mecanicamente questões e problemas físicos, pelo contrário, o foco foi demonstrar áreas da Física e gerar a curiosidade a partir de tecnologias e informações diretamente conectadas aos mesmos. Em todas as reuniões, adotou-se uma abordagem aberta em relação aos tópicos discutidos, uma vez que, ao reconhecer a sua condição como sujeito passível de indagações e disposto a aprender com os seus alunos, o educador assume a função de mediador do conhecimento, e não de detentor dele (FREIRE, 2004). Durante o desenvolvimento do projeto de ensino, notou-se maior engajamento e curiosidade por parte dos educandos, além da aplicação do conhecimento construído em encontros remotos e presenciais no produto, superando os obstáculos propostos no jogo. CONCLUSÕES: A abordagem baseada em projetos emerge como uma estratégia pedagógica pertinente no enfrentamento do atual contexto educacional. Ao enfatizar a relevância e aplicabilidade histórica dos conteúdos instruídos e empregar situações-problema concretas que refletem a realidade dos discentes, a abordagem dá ao saber institucionalizado proximidade com os mesmos. Tal modalidade de ensino mostrou ampliar a motivação e o engajamento dos educandos no processo de construção do saber, ao tornar os conhecimentos compreensíveis e tangíveis, permitindo-lhes utilizar a mestria em um instrumento para influenciar e modificar a própria realidade social na qual estão imersos. A análise dos desdobramentos evidenciou o impacto positivo dessa aplicação na interpretação dos conceitos fundamentais da Física, bem como na promoção do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de resolver problemas. Finalmente, este relato demonstra a relevância de metodologias educacionais inovadoras na disciplina de Física, especialmente em contextos técnicos, para desconstruir a percepção desta como um desafio de memorização e reprodução de conceitos.

    REFERÊNCIAS:

    ANDREUZZI, Thiago Leonello. Frankenstein e a construção de um mito moderno: manufaturando monstros a partir de corpos subjugados. 2019. 1 recurso online (123 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636381>. Acesso em: 06 mar. 2024.

    CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor S. A., 1991.

    FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 148p.

    MEC. 2024. Conheça a história da educação brasileira. Mec.gov.br. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pet/33771-institucional/83591-conheca-a-evolucao-da-educacao-brasileira>. Acesso em: 21 mar. 2024.

    PIETROCOLA, M. Metodologia de Trabalho por projetos, Versão preliminar do texto presente na Obra: Água hoje e sempre: Consumo sustentável, Secretaria de Educação SP, 2004. Disponível em: <https://sites.usp.br/nupic/wp-content/uploads/sites/293/2016/05/Metodologia-de-Projetos.pdf>.

    RICADO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, vol. 1, n. especial, 2007. Disponível em: <https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Educação-CTSA.pdf>. Acesso em 4 mar. 2024.

    RICARDO, Elio Carlos. Problematização e Contextualização no Ensino de Física. In: Anna Maria Pessoa de Carvalho. (Org.). Ensino de Física (Coleção Ideias em Ação). 1ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 29-51.

     

    SHELLEY, Mary Wollstonecraft. Frankenstein. Tradução de Márcia Xavier de Brito e Carlos Primati. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017.

  • Palavras-chave
  • Clube da Física, PIBID, integração, ondulatória, eletromagnetismo, termodinâmica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Física, Ensino de Física e Tecnologias Aplicadas
Voltar

Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia em uma Perspectiva Interdisciplinar buscou reunir discentes, docentes, pesquisadores e profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento e que tem interesses em comum no debate e interações a respeito da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nos contextos da Educação 5.0. Além disso, por ser um evento de caráter multidisciplinar, permitiu a divulgação de estudos e experiências concluídas ou em andamento relacionadas a referida temática, fomentando a pesquisa científica na região e promovendo oportunidades de disseminação da informação e atualizações na área. Os anais reunem vinte trabalhos publicados no formato de resumos expandidos e foram analisados criteriosamente pela comissão científica em pares, de modo a garantir a excelência científica. 

  • Ciências Biológicas, Ensino de Biologia e Tecnologias Aplicadas
  • Física, Ensino de Física e Tecnologias Aplicadas
  • Química, Ensino de Química e Tecnologias Aplicadas
  • Matemática, Educação Matemática e Tecnologias Aplicadas
  • Educação inclusiva no Ensino das Ciências
  • Educação Ambiental, Sustentabilidade e suas implicações no contexto do Semiárido Brasileiro
  • Tecnologias Educacionais e Formação de Professores
  • Gênero e educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências
  • Gênero e educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências
  • Iniciação Científica na Educação Básica

Comissão Organizadora

Everton Vieira da Silva - Presidente

Edilson Leite da Silva

Diego Marceli Rocha

Jefferson Antônio Marques

Délio Jackson Dantas Duarte

Albaneide Fernandes Wanderley

Comissão Científica

Albaneide Fernandes Wanderley

André Pereira da Costa

Caio Fabio Teixeira Correia 

Darlei Gutierrez Dantas Bernardo Oliveira 

Diego Marceli Rocha

Edilson Leite da Silva

Eudes Leite de Lima

Everton Vieira da Silva

Ezequiel Fragoso Vieira Leitão

Fernando Antônio Portela da Cunha

Francisco José de Andrade

Gustavo de Alencar Figueiredo

Hugo da Silva Florentino

Jefferson Antônio Marques

Letícia Carvalho Benitez

Marcos Antônio G. Pequeno

Maria do Socorro Pereira

Sílvio Felipe Barbosa de Lima

Udson Santos

Veralucia Santos Barbosa
 

 

Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza - UACEN

Centro de Formação de Professores - CFP

83 3532-2090

E-mail: uacen.eventos@gmail.com/uacen.cfp@gmail.com