Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia em uma Perspectiva Interdisciplinar

Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia em uma Perspectiva Interdisciplinar

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De 17 a 19 de abril Todos os dias das 07h00 às 22h30

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

O Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia em uma Perspectiva Interdisciplinar buscará reunir discentes, docentes, pesquisadores e profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento e que tem interesses em comum no debate e interações a respeito da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nos contextos da Educação 5.0. Além disso, por ser um evento de caráter multidisciplinar, permitirá a divulgação de estudos e experiências concluídas ou em andamento relacionadas a referida temática, fomentando a pesquisa científica na região e promovendo oportunidades de disseminação da informação e atualizações na área.

Palestrantes

  • Prof. Dr. Milton Thiago Schivani Alves
  • Profa. Dra. Disneylândia Maria Ribeiro
  • Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles
  • Prof. Dr. Francisco José Pegado Abílio
  • Prof. Doutorando Gilberlândio Nunes da Silva
  • Prof. Dr. Fábio Ferreira de Medeiros
  • Dra. Juliana Ferreira Marques
  • Prof. Dr. Luis Rodrigo Gomes Brandão
  • Prof. Dr. Luís Miguel Dias Caetano
  • Prof. Dr. Gilcean Silva Alves
  • Prof. Dr. Alex Sandro Gomes
  • Prof. Me. Daniel Soares Dantas
  • Prof. Gabriel Parachen
  • Prof. Dr. Gilberto Januario
  • Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti
  • Profa. Doutoranda Vandreza Souza dos Santos
  • Prof. Dr. Diego Marceli Rocha
  • Prof. Dr. João Batista Moura de Resende Filho
  • Prof. Dr. João Maria da Silva
  • Profa. Dra. Maria do Socorro Pereira
  • Prof. Dr. Caio Fabio Teixeira Correia
  • Prof. Dr. Wagner de Almeida Barbosa
  • Prof. Dr. Altemar Lobão de Sousa Junior
  • Mestre Francisco Matheus Barros das Chagas
  • Profa. Dra. Maria das Dores de Souza Abreu
  • Profa. Dra. Andrea Maria Brandão M. de Oliveira
  • Prof. Dr. Luiz Gualberto de Andrade Sobrinho
  • Profa. Dra. Aldinete Silvino de Lima
  • Prof. Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira
  • Profa. Esp. Eliziane de Carvalho Carolino
  • Prof. Dr. Nahum Isaque dos Santos Cavalcante
  • Prof. Dr. Francisco José de Andrade
  • Profa. Me. Érica Edmajan de Abreu
  • Profa. Me. Adriana Moreira de Souza Corrêa
  • Prof. Doutorando Darlei Gutierrez Dantas Bernardo Oliveira
  • Profa. Doutoranda Yara Natane Lira Duarte
  • Prof. Doutorando João Carlos Caldato Correia
  • Profa. Dra. Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira
  • Profa. Dra. Nozangela Maria Rolim Dantas
  • Prof. Dr. José Rômulo Feitosa Nogueira
  • Prof. Doutorando Francisco Antonio Mabson Henrique Lopes

Programação

07h30 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Credenciamento dos participantes.

09h30 Cerimonial de Abertura Abertura
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Cerimônia de Abertura:

10h00 - Prof. Dr. Milton Thiago Schivani Alves Palestra de Abertura: (Des)Caminhos das Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências Palestra
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Híbrida - transmitida pelos canais oficiais do evento.

11h00 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Apresentação Cultural

19h00 - Prof. Dr. Gilcean Silva Alves Sala Temática I - A importância da Educação Ambiental na Formação de Professores Palestra
Local: Auditório da ETSC

Atividade presencial.

19h00 - Prof. Dr. Fábio Ferreira de Medeiros Sala Temática II - Física e Ensino de Física: O Novo Ensino Médio e o Ensino de Física: Desafios e Perspectivas Palestra
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Híbrida

20h30 - Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti Palestra - A pesquisa no Ensino de Ciências/Química: um olhar para Roraima Palestra
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade híbrida.

08h00 - Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles Sala Temática III - Matemática e Educação Matemática: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no contexto da educação 5 .0: o que a Educação Matemática tem a ver com isso? Palestra
Local: Auditório da ETSC

Atividade Presencial.

08h00 - Prof. Dr. Francisco José Pegado Abílio Sala Temática IV - Biologia e Ensino de Biologia: A abordagem CTSA no ensino de Ciências e Biologia: Formação de Professores Pesquisadores Críticos e Reflexivos Palestra
Local: Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Híbrida.

10h00 - Dra. Juliana Ferreira Marques, Prof. Dr. Luís Miguel Dias Caetano, Prof. Me. Daniel Soares Dantas Debate Interdisciplinar: Tecnologias Digitais como suporte à Educação Mesa Temática
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Hibrida.

19h00 - Prof. Dr. José Rômulo Feitosa Nogueira, Profa. Dra. Nozangela Maria Rolim Dantas Debate Interdisciplinar: Saúde Mental e Formação Docente Mesa Temática
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Híbrida.

20h30 - Prof. Doutorando Gilberlândio Nunes da Silva Sala Temática Interdisciplinar: Abordagem STEAM na sala de Aula: Uma tendência na educação 5.0 Palestra
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Híbrida.

20h30 - Prof. Dr. Luis Rodrigo Gomes Brandão Momento GEDOVA - Metodologias ativas e tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem Palestra
Local: Auditório da ETSC

Atividade Presencial.

08h00 - Prof. Dr. Alex Sandro Gomes Momento GEDOVA - Tecnologias Digitais e Educação Palestra
Local: Auditório da ETSC

Atividade Presencial.

08h00 - Prof. Dr. Gilberto Januario Sala Temática Interdisciplinar: Materiais de apoio ao desenvolvimento curricular e a relação professor-currículo Palestra
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Híbrida.

10h00 - Profa. Dra. Disneylândia Maria Ribeiro Formação de professores(as) e educação inclusiva: desafios, embates e perspectivas Palestra
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Híbrida.

13h00 Sessão Científica - Comunicação Oral Apresentação Oral
Local: CA2 - 103

Atividade Presencial

13h00 Sessão Científica - Poster Apresentação Pôster
Local: CA2 - 106

Atividade Presencial

19h00 - Prof. Gabriel Parachen Metaverso em um contexto educacional Palestra
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Híbrida.

20h30 Cerimonial de Encerramento Encerramento
Local: Auditório Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Atividade Híbrida.

13h00 - Profa. Dra. Maria do Socorro Pereira Morfologia das Plantas com Flores da Caatinga Minicurso
Local: Laboratório de Botânica - UACEN

Estudo das Plantas com Flores (Angiospermas) – uma abordagem prática dos caracteres morfológicos e anatômicos adaptativos das raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes das espécies presentes em ambientes de Caatinga

13h00 - Profa. Dra. Maria das Dores de Souza Abreu Licenciamento Ambiental: aspectos teóricos e práticos na esfera municipal. Minicurso
Local: CA2 - 101

O minicurso terá como objetivo promover a compreensão quanto ao licenciamento ambiental como um dos principais instrumentos de gestão ambiental dentro do contexto da gestão ambiental municipal e suas competências.

13h00 - Discente Lara Mikelly Mesquita de Oliveira, Prof. Dr. Francisco José de Andrade Criação de Jogos didáticos com o Powerpoint: Básico Minicurso
Local: Sala de Informática - CA1

Objetivo: Criar, juntamente com os participantes, OVA com o uso do PowerPoint utilizando macros, que possam viabilizar um ambiente de estudo de qualidade, dinâmico e motivador.

13h00 - Prof. Dr. Diego Marceli Rocha Explorando a Pesquisa Qualitativa no Ensino de Ciências: uma breve introdução aos conceitos, métodos e aplicações Minicurso
Local: CA2 - 104

Este minicurso destina-se aos estudantes de graduação que estão embarcando em seus trabalhos de conclusão de curso e/ou projetos de pesquisa e desejam conhecer um pouco mais sobre os fundamentos da pesquisa qualitativa no contexto do Ensino de Ciências. Ao longo do curso, os participantes serão introduzidos às características distintivas da pesquisa qualitativa, com ênfase na compreensão dos fenômenos sociais e culturais, bem como os diferentes tipos de pesquisa qualitativa associado ao Ensino de Ciências. Além disso, serão explorados os métodos de coleta de dados, como entrevistas, observação participante e análise documental. Por fim, o minicurso abordará estratégias para análise de dados qualitativos, incluindo codificação, categorização e interpretação dos dados. Ao final do curso, esperamos discutir os princípios e práticas da pesquisa qualitativa no Ensino de Ciências, de modo a contribuir com os projetos de pesquisa e/ou trabalhos e conclusão de curso dos participantes.

13h00 - Profa. Dra. Andrea Maria Brandão M. de Oliveira Análise de Água e Monitoramento da Qualidade Minicurso
Local: Laboratório de Química - UACEN - CA1

O minicurso terá como objetivo descutir sobre os métodos e técnicas de coleta de amostras, análises e aspectos legais da qualidade da água.

13h00 - Prof. Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira Que matemática queremos? Estratégias escolares para educação ao longo da vida Minicurso
Local: CA2 - 103

Objetivo: Refletir, diante de narrativas autobiográficas, a matemática do passado enquanto mola de sustentação social do presente e suas inferências imaginéticas. (ii) Discutir a bilateralidade da matemática como ciência e como projeto em diversos contextos e atuações na educação básica.

13h00 - Discente Josielly Dantas de Oliveira, Profa. Me. Adriana Moreira de Souza Corrêa CANVA: construção de histórias em quadrinhos como recurso para o ensino de ciências. Minicurso
Local: Sala de Informática UACEN

Objetivos: Familiarizar os participantes as funcionalidades da plataforma Canva for education; discutir sobre os aspectos lúdicos e a criatividade para o ensino de ciências; criar roteiros para histórias em quadrinhos; executar a criação das revistas pela plataforma Canva e analisar e inserir recursos de acessibilidade para surdos nos materiais produzidos no Canva.

13h00 - Prof. Doutorando Darlei Gutierrez Dantas Bernardo Oliveira Introdução à Espectroscopia Vibracional: aquisição e modelagem quimiométrica Minicurso
Local: CA2 - 105

O objetivo do minicurso” Introdução a espectroscopia vibracional: Aquisição e modelagem quimiométrica” é proporcionar aos participantes uma compreensão dos fundamentos, técnicas de aquisição e análise de dados relacionados à espectroscopia vibracional. Através deste curso, os participantes serão introduzidos aos princípios básicos da espectroscopia vibracional, incluindo os fundamentos teóricos por trás das técnicas espectroscópicas mais comuns, como espectroscopia no infravermelho (IR) e Raman. Os participantes aprenderão sobre os diferentes tipos de espectrômetros utilizados na espectroscopia vibracional e como otimizar os parâmetros experimentais para diferentes tipos de amostras. Como complemento final, será introduzido a modelagem quimiométrica aplicada à interpretação de espectros vibracionais. Assim, os participantes conhecerão técnicas essenciais de análises de dados como pré-processamento e análise de componentes principais.

13h00 - Prof. Dr. Luiz Gualberto de Andrade Sobrinho Cromatografia em fase Gasosa (CG) e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE): Fundamentos e Aplicações Minicurso
Local: CA2 - 103

Minicurso com ênfase nas aplicações da cromatografia.

13h00 - Prof. Dr. João Maria da Silva A Teoria Movimento Browniano e suas diversas Aplicações em Física e Astronomia Minicurso
Local: CA2 - 103

Originalmente, o movimento browniano foi descoberto por volta de 1827 por Robert Brown, um botânico inglês, quando este observou que pequenas partículas imersas numa solução adquiria uma espécie de movimento aleatório. Nas décadas seguintes, um número considerável de tentativas foram implementadas no sentido de elucidar a natureza real daquele movimento enigmático. Na época, os experimentos de laboratório mais sofisticados mostraram que o movimento era mais intenso quando se reduz a viscosidade do meio ou o tamanho das partículas brownianas, e também quando se elevava a temperatura da solução. Porém, na falta de uma formulação teórica convincente que estivesse em acordo com os experimentos, muitas especulações e ingredientes exóticos foram introduzidos ao problema original, mas sem obter muito sucesso, de modo que este problema permaneceu na fronteira da física até 1905, quando foi definitivamente explicado por Einstein na sua famosa tese de doutorado. Posteriormente, uma explicação alternativa para o problema do movimento browniano foi proposta por Paul Lingevin em 1908, ainda que seguindo uma perspectiva completamente diferente daquela proposta por Einstein, no fim das contas, reproduziam os mesmos resultados.

Neste Minicurso, discutiremos primeiramente, a teoria do movimento browniano seguindo uma perspectiva histórica, em particular, daremos uma atenção especial às formulações pioneiras de Albert Einstein (1905) e Paul Lingevin (1908), sem necessariamente adentrar nos detalhes das demais formulações alternativas propostas por Fokker-Planc (1918) e Max Kac (1947). Em seguida, por se tratar de um problema existente na interface das ciências básicas da natureza, a saber, física, matemática, química e biologia, discutiremos as aplicações possíveis pertinentes a cada uma dessas áreas, em especial aquelas endereçadas aos campos da física e astronomia. Por fim, é interessante esclarecer também que, além de possibilitar uma visão geral sobre os temas em questão, o presente minicurso também visa fornecer uma formação avançada em nível de graduação como instrumento motivador e essencial para a formação de recursos humanos.

13h00 - Profa. Dra. Maria do Socorro Pereira Morfologia das Plantas com Flores da Caatinga Minicurso
Local: Laboratório de Botânica - UACEN

Estudo das Plantas com Flores (Angiospermas) – uma abordagem prática dos caracteres morfológicos e anatômicos adaptativos das raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes das espécies presentes em ambientes de Caatinga

13h00 - Profa. Dra. Maria das Dores de Souza Abreu Licenciamento Ambiental: aspectos teóricos e práticos na esfera municipal. Minicurso
Local: CA2 - 101

O minicurso terá como objetivo promover a compreensão quanto ao licenciamento ambiental como um dos principais instrumentos de gestão ambiental dentro do contexto da gestão ambiental municipal e suas competências.

13h00 - Discente Jéssica Pereira de Sousa, Prof. Dr. Francisco José de Andrade, Profa. Me. Érica Edmajan de Abreu Criação de Jogos didáticos com o Powerpoint: Avançado Minicurso
Local: Sala de Informática - CA1

Objetivo: Criar, juntamente com os participantes, OVA com o uso do PowerPoint utilizando macros, que possam viabilizar um ambiente de estudo de qualidade, dinâmico e motivador.

13h00 - Profa. Esp. Eliziane de Carvalho Carolino Metodologias ativas e Inovação Digital na Educação Minicurso
Local: CA2 - 105

A propositura do minicurso traz concepções que envolvem a formação continuada de profissionais educadores, que estejam atuando ou venham atuar frente a nova era da Transformação Digital (TD). Nessa perspectiva, o minicurso traz como objetivo geral refletir sobre novas possibilidades de fazer educação utilizando metodologias ativas e ferramentas digitais que possam fomentar a inovação e o engajamento no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente os discentes encontram-se imersos a estímulos que prendem a atenção a ponto de influenciar na forma como estes se posicionam frente a estas mudanças do século XXI, levando a perda de foco nos estudos, distanciando-os de seus projetos de vida. Sobre esse olhar, cabe aqui refletir que a educação 5.0 vai de encontro ao novo mundo em que vivemos, propondo a utilização de metodologias ativas e recursos digitais para fortalecer práticas educativas, motivar o protagonismo e desenvolver o pensamento crítico. Diante disso, o professor passa ser um mediador desse processo. Porém, as metodologias ativas só podem se tornar uma potencializadora do aprender, se houver engajamento dos estudantes da nova era, que buscam uma aprendizagem com propósito. Isso nos faz refletir acerca do movimento necessário à mudança da forma como a escola ainda está alicerçada, além do fato de não alcançar mais os anseios de “aprender” dos estudantes. Os índices baixos de desempenho revelados nas avaliações de larga escala apontam a falência do modelo atual de ensino em que prioritariamente se trabalha com aulas expositivas, pautadas no paradigma da explicação (RANCIÈRE, 2015). No entanto, não basta trabalhar metodologias ativas e utilizar recursos educacionais digitais se não temos como foco a realidade, a necessidade e as experiências vividas dos estudantes. Para que a aprendizagem seja significativa, as estratégias utilizadas devem estar ancoradas na realidade. (WENDHAUSEN, 2019). A vida é um processo de aprendizagem ativa, de enfrentamento de desafios cada vez mais complexos. (MORAN, 2018). Dessa forma, pode ser entendido que, as metodologias ativas atreladas ao uso de ferramentas digitais podem fortalecer a prática educativa quando bem planejada de forma intencional, garantindo o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes ao contexto social atual.

13h00 - Profa. Dra. Andrea Maria Brandão M. de Oliveira Análise de Água e Monitoramento da Qualidade Minicurso
Local: Laboratório de Química - UACEN - CA1

O minicurso terá como objetivo descutir sobre os métodos e técnicas de coleta de amostras, análises e aspectos legais da qualidade da água.

13h00 - Prof. Dr. Luís Miguel Dias Caetano Inteligência Artificial e Qualidade da Pesquisa Científica Minicurso
Local: CA2 - 106

Durante o minicurso, será explorado o potencial transformador da IA para impulsionar a qualidade e a produtividade da pesquisa, abordando sua capacidade em analisar grandes volumes de dados, automatizar tarefas repetitivas e gerar novas hipóteses, abrindo um universo de possibilidades para a investigação científica. O papel fundamental do pesquisador nesse contexto será cuidadosamente examinado, enfatizando a importância da seleção criteriosa das ferramentas de IA, da interpretação crítica dos resultados e da garantia da ética em todas as etapas da pesquisa. Além disso, haverá uma reflexão crítica sobre as dimensões éticas da IA na pesquisa científica.

13h00 - Discente Josielly Dantas de Oliveira, Profa. Me. Adriana Moreira de Souza Corrêa CANVA: construção de histórias em quadrinhos como recurso para o ensino de ciências. Minicurso
Local: Sala de Informática UACEN

Objetivos: Familiarizar os participantes as funcionalidades da plataforma Canva for education; discutir sobre os aspectos lúdicos e a criatividade para o ensino de ciências; criar roteiros para histórias em quadrinhos; executar a criação das revistas pela plataforma Canva e analisar e inserir recursos de acessibilidade para surdos nos materiais produzidos no Canva.

13h00 - Prof. Doutorando Francisco Antonio Mabson Henrique Lopes, Profa. Doutoranda Yara Natane Lira Duarte Metabolômica de plantas Medicinais: uma abordagem prática de preparação e estudo do perfil químico de óleos essenciais Minicurso
Local: CA2 - 201

O minicurso se destina a abordar processos de extração de óleos essenciais e demonstrar os princípios da metabolômica de compostos naturais baseada na cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Serão aplicadas análises metabolômicas com a utilização da plataforma GNPS e metaboanalyst.

12h00 - Prof. Dr. Nahum Isaque dos Santos Cavalcante, Profa. Dra. Aldinete Silvino de Lima Educação Matemática Crítica em Contextos da Educação do Campo Minicurso
Local: Sala Virtual

Objetivo: refletir sobre ambientes de aprendizagem à luz da Educação Matemática Crítica com vistas a estabelecer relações com os princípios da Educação do Campo.

Resumo:

O minicurso contempla três momentos de discussão. O primeiro, será dedicado à discussão sobre conceitos inerentes à Educação do Campo e aos ambientes de aprendizagem na perspectiva da Educação Matemática Crítica. No segundo momento, os(as)participantes serão convidados(as) a refletir sobre os tipos de ambientes de aprendizagem presentes nas atividades de livros didáticos de Matemática. O terceiro momento irá proporcionar o debate sobre as possibilidades de se estabelecer relações entre cenários para investigação e os princípios Educação do Campo em contextos de territórios semiáridos. Espera-se que o diálogo seja estabelecido de forma mútua entre os participantes e, sobretudo, possibilite a integração de saberes, envolvendo cenários para investigação e reflexões sobre a convivência com o Semiárido em territórios camponeses.

Palavras-chave: Educação Matemática Crítica. Educação do Campo. Cenários para Investigação.

13h00 - Mestre Francisco Matheus Barros das Chagas Gestão de projetos e inovação de projetos de pesquisa Minicurso
Local: Sala Virtual

Minicurso remoto com ênfase na gestão e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

13h00 - Prof. Dr. Caio Fabio Teixeira Correia Programação em Python para Física e Matemática Minicurso
Local: Sala Virtual

O minicurso apresentará os fundamentos da linguagem de programação Python para físicos e matemáticos. Aplicaremos desde a instalação do Python (versão 3.7), o editor de código (ex: Visual Studio Code, ou Jupyter Notebook) até a aplicação de conceitos como operações, condições (se, então...), loops (enquanto, faça...), variáveis, tipos de dados, análise de dados, funções, gráficos e bibliotecas (numpy, matplotlib, scipy). Também exploraremos como o Python pode ser utilizado para resolver problemas específicos em física e matemática, como derivação e integração tanto numérica quanto simbolicamente. Recomenda-se que o estudante esteja familiarizado com Cálculo Diferencial e Integral e Fundamentos de Mecânica e possa levar notebook e extensão para as aulas, porém não é obrigatório, pois as atividades podem ser realizadas em dupla ou em casa após as aulas e o material de códigos produzido durante o minicurso será disponibilizado para os participantes.

13h00 - Prof. Dr. Wagner de Almeida Barbosa Introdução ao LaTex usando Orveleaf Minicurso
Local: Sala Virtual

O LaTex é uma ferramenta de edição de texto cientifica de alta qualidade e bem aceita no meio acadêmico, especificamente nas áreas de exatas. O objetivo desse Minicurso é introduzir os conceitos básicos para a construção de documentos científicos (Monografias, TCC, dissertações, teses, artigos e apresentações em congressos). Nesse contexto, o Minicurso está organizado para ser desenvolvido em duas etapas: inicialmente, vamos nos familiarizar com o LaTex e seus ambientes desenvolvidos para a construção de arquivos Matemáticos, gráficos, tabelas e outros. Posteriormente, construiremos nosso arquivo TEX usando a Plataforma online grátis Orveleaf.

13h00 - Profa. Doutoranda Vandreza Souza dos Santos O ensino da Química a partir da construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS: os caminhos da teoria até a sala de aula. Minicurso
Local: Sala Virtual

O minicurso tem como objetivo conhecer e discutir a respeito da Teoria da Aprendizagem Significativa, e como esta pode ser utilizada nos processos de ensino e de aprendizagem da Química, mediante a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS para abordagem de conceitos científicos, porém, refletindo sobre as possibilidades de associar estes conhecimentos ao contexto sociocultural de estudantes e professores que vivenciam as escolas, tornando o processo de ensino-aprendizagem subjetivo e com significado para os envolvidos.

Ao conhecermos um pouco a respeito de uma teoria de aprendizagem e como esta pode contribuir para com o ensino da Química, passamos a refletir a respeito da pesquisa educacional e o quanto ainda se faz necessário abordar temas e questões que tenham impacto positivo e que busquem promover melhorias aos processos de ensinar e de aprender nas nossas escolas.

13h00 - Prof. Doutorando João Carlos Caldato Correia, Profa. Dra. Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira Argumentação em Matemática e nos Estudos da Linguagem: existem interseções? Minicurso
Local: Sala Virtual

OBJETIVO: Explorar e aprimorar a argumentação como uma habilidade transdisciplinar, promovendo uma interface entre os estudos linguísticos e matemáticos, com o intuito de fortalecer a capacidade de raciocínio crítico e a resolução de problemas em ambas as áreas.

14h00 - Prof. Dr. João Batista Moura de Resende Filho Estratégias inclusivas no ensino de Química para alunos com deficiência visual Minicurso
Local: Sala Virtual

Objetivo: discutir sobre as estratégias no ensino de química que permitam a inclusão de alunos com deficiência visual e ter noções básicas da grafia braille usada no Brasil.

13h00 - Prof. Dr. Caio Fabio Teixeira Correia Programação em Python para Física e Matemática Minicurso
Local: Sala Virtual

O minicurso apresentará os fundamentos da linguagem de programação Python para físicos e matemáticos. Aplicaremos desde a instalação do Python (versão 3.7), o editor de código (ex: Visual Studio Code, ou Jupyter Notebook) até a aplicação de conceitos como operações, condições (se, então...), loops (enquanto, faça...), variáveis, tipos de dados, análise de dados, funções, gráficos e bibliotecas (numpy, matplotlib, scipy). Também exploraremos como o Python pode ser utilizado para resolver problemas específicos em física e matemática, como derivação e integração tanto numérica quanto simbolicamente. Recomenda-se que o estudante esteja familiarizado com Cálculo Diferencial e Integral e Fundamentos de Mecânica e possa levar notebook e extensão para as aulas, porém não é obrigatório, pois as atividades podem ser realizadas em dupla ou em casa após as aulas e o material de códigos produzido durante o minicurso será disponibilizado para os participantes.

13h00 - Prof. Dr. Wagner de Almeida Barbosa Introdução ao LaTex usando Orveleaf Minicurso
Local: Sala Virtual

O LaTex é uma ferramenta de edição de texto cientifica de alta qualidade e bem aceita no meio acadêmico, especificamente nas áreas de exatas. O objetivo desse Minicurso é introduzir os conceitos básicos para a construção de documentos científicos (Monografias, TCC, dissertações, teses, artigos e apresentações em congressos). Nesse contexto, o Minicurso está organizado para ser desenvolvido em duas etapas: inicialmente, vamos nos familiarizar com o LaTex e seus ambientes desenvolvidos para a construção de arquivos Matemáticos, gráficos, tabelas e outros. Posteriormente, construiremos nosso arquivo TEX usando a Plataforma online grátis Orveleaf.

13h00 - Profa. Doutoranda Vandreza Souza dos Santos O ensino da Química a partir da construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas - UEPS: os caminhos da teoria até a sala de aula. Minicurso
Local: Sala Virtual

O minicurso tem como objetivo conhecer e discutir a respeito da Teoria da Aprendizagem Significativa, e como esta pode ser utilizada nos processos de ensino e de aprendizagem da Química, mediante a construção de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS para abordagem de conceitos científicos, porém, refletindo sobre as possibilidades de associar estes conhecimentos ao contexto sociocultural de estudantes e professores que vivenciam as escolas, tornando o processo de ensino-aprendizagem subjetivo e com significado para os envolvidos.

Ao conhecermos um pouco a respeito de uma teoria de aprendizagem e como esta pode contribuir para com o ensino da Química, passamos a refletir a respeito da pesquisa educacional e o quanto ainda se faz necessário abordar temas e questões que tenham impacto positivo e que busquem promover melhorias aos processos de ensinar e de aprender nas nossas escolas.

13h00 - Prof. Dr. João Batista Moura de Resende Filho Estratégias inclusivas no ensino de Química para alunos com deficiência visual Minicurso
Local: Sala Virtual

Objetivo: discutir sobre as estratégias no ensino de química que permitam a inclusão de alunos com deficiência visual e ter noções básicas da grafia braille usada no Brasil.

13h00 - Prof. Dr. Altemar Lobão de Sousa Junior Introdução ao software Wolfran Mathematica 11.37 Minicurso
Local: Sala Virtual

Este minicurso visa oferecer uma introdução ao software @Wolfram Mathematica, uma poderosa ferramenta computacional utilizada em diversas áreas, desde matemática e ciência até engenharia e finanças. Durante o curso, os participantes serão guiados através dos fundamentos do Wolfram Mathematica, aprendendo a utilizar sua interface, realizar cálculos simbólicos e numéricos, criar gráficos e visualizar dados estatísticos, além de explorar suas capacidades de programação.

07h00 Monitor Geral Monitoria
Local: Sala de Monitores

Atuação em Diversas Funções ao longo do Evento

08h00 Monitor em Atividades Monitoria
Local: Sala dos Monitores

Atuação Parcial em algumas atividades do evento.

07h00 Monitor Geral Monitoria
Local: Sala de Monitores

Atuação em Diversas Funções ao longo do Evento

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Local

Centro de Formação de Professores - Universidade Federal de Campina Grande , 58900-000, Rua Sérgio Moreira de Figueiredo, SN, Casas Populares, Cajazeiras, Paraíba
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Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza