INTRODUÇÃO
Atualmente, vivemos em uma sociedade impregnada de tecnologia, onde a interatividade e a disseminação do conhecimento são proeminentes. O progresso e a propagação das tecnologias são notavelmente significativos, com seu desenvolvimento contínuo ocorrendo em uma velocidade surpreendente. A internet, como principal meio de comunicação, tem aproximado as pessoas e facilitado a troca de informações (Lopes, 2014).
No âmbito escolar, as tecnologias digitais têm gerado transformações significativas na dinâmica das instituições e, especialmente, nos processos de ensino. Esta nova realidade enfrentada pela escola impulsiona a revisão das práticas dos professores, que estão constantemente em busca de aprimoramento para garantir que os alunos alcancem uma aprendizagem significativa (Ferreira; Basílio, 2006).
Consoante o pensamento de Krasilchik (2016), no ensino de Biologia, a maneira como o professor seleciona e apresenta os conteúdos desempenha um papel crucial no estímulo ao interesse dos alunos e, consequentemente, em seu sucesso acadêmico. No entanto, dada a natureza científica da disciplina, é essencial promover um ensino que integre os conhecimentos prévios dos alunos com o conhecimento formal.
Nesse sentido, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da disciplina de Biologia facilita a compreensão dos conteúdos abordados, uma vez que os alunos muitas vezes enfrentam dificuldades na assimilação dos fenômenos físicos, químicos e biológicos (Gianotto; Diniz, 2010).
Desse modo, a adoção das novas tecnologias da informação e comunicação na educação, sobretudo na área das Ciências, traz benefícios significativos tanto para os professores quanto para os processos de aprendizagem, introduzindo novas metodologias de ensino. Embora ainda recente, o uso de mídias digitais já se tornou essencial para garantir um processo pedagógico com ainda mais qualidade em todos os níveis educacionais (Da Silva; Altino Filho, 2017).
Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os métodos tecnológicos que estão sendo aplicados no ensino de Biologia, através dos estudos publicados nos Anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), e compreender os impactos de sua utilização no processo de ensino-aprendizagem.
MATERIAIS E MÉTODOS
RESULTADOS E DISCUSSÕES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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O Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia em uma Perspectiva Interdisciplinar buscou reunir discentes, docentes, pesquisadores e profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento e que tem interesses em comum no debate e interações a respeito da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nos contextos da Educação 5.0. Além disso, por ser um evento de caráter multidisciplinar, permitiu a divulgação de estudos e experiências concluídas ou em andamento relacionadas a referida temática, fomentando a pesquisa científica na região e promovendo oportunidades de disseminação da informação e atualizações na área. Os anais reunem vinte trabalhos publicados no formato de resumos expandidos e foram analisados criteriosamente pela comissão científica em pares, de modo a garantir a excelência científica.
Comissão Organizadora
Everton Vieira da Silva - Presidente
Edilson Leite da Silva
Diego Marceli Rocha
Jefferson Antônio Marques
Délio Jackson Dantas Duarte
Albaneide Fernandes Wanderley
Comissão Científica
Albaneide Fernandes Wanderley
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Caio Fabio Teixeira Correia
Darlei Gutierrez Dantas Bernardo Oliveira
Diego Marceli Rocha
Edilson Leite da Silva
Eudes Leite de Lima
Everton Vieira da Silva
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Francisco José de Andrade
Gustavo de Alencar Figueiredo
Hugo da Silva Florentino
Jefferson Antônio Marques
Letícia Carvalho Benitez
Marcos Antônio G. Pequeno
Maria do Socorro Pereira
Sílvio Felipe Barbosa de Lima
Udson Santos
Veralucia Santos Barbosa
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