A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU

  • Autor
  • Hellen Alessandra de Sá Bezerra
  • Co-autores
  • Maria Victoria do Nascimento , Fernanda Alves Pereira , Cícero Vinícius Fonseca da Silva , Talyta Karoline Santos Oliveira
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO

    Atualmente, vivemos em uma sociedade impregnada de tecnologia, onde a interatividade e a disseminação do conhecimento são proeminentes. O progresso e a propagação das tecnologias são notavelmente significativos, com seu desenvolvimento contínuo ocorrendo em uma velocidade surpreendente. A internet, como principal meio de comunicação, tem aproximado as pessoas e facilitado a troca de informações (Lopes, 2014). 

    No âmbito escolar, as tecnologias digitais têm gerado transformações significativas na dinâmica das instituições e, especialmente, nos processos de ensino. Esta nova realidade enfrentada pela escola impulsiona a revisão das práticas dos professores, que estão constantemente em busca de aprimoramento para garantir que os alunos alcancem uma aprendizagem significativa (Ferreira; Basílio, 2006). 

    Consoante o pensamento de Krasilchik (2016), no ensino de Biologia, a maneira como o professor seleciona e apresenta os conteúdos desempenha um papel crucial no estímulo ao interesse dos alunos e, consequentemente, em seu sucesso acadêmico. No entanto, dada a natureza científica da disciplina, é essencial promover um ensino que integre os conhecimentos prévios dos alunos com o conhecimento formal. 

    Nesse sentido, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da disciplina de Biologia facilita a compreensão dos conteúdos abordados, uma vez que os alunos muitas vezes enfrentam dificuldades na assimilação dos fenômenos físicos, químicos e biológicos (Gianotto; Diniz, 2010). 

    Desse modo, a adoção das novas tecnologias da informação e comunicação na educação, sobretudo na área das Ciências, traz benefícios significativos tanto para os professores quanto para os processos de aprendizagem, introduzindo novas metodologias de ensino. Embora ainda recente, o uso de mídias digitais já se tornou essencial para garantir um processo pedagógico com ainda mais qualidade em todos os níveis educacionais (Da Silva; Altino Filho, 2017).

    OBJETIVOS: 

    Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os métodos tecnológicos que estão sendo aplicados no ensino de Biologia, através dos estudos publicados nos Anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), e compreender os impactos de sua utilização no processo de ensino-aprendizagem.

    MATERIAIS E MÉTODOS

    O presente estudo, de abordagem qualitativa, foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica.Parte superior do formulário A revisão de literatura foi conduzida por meio da análise dos Anais do CONEDU. Foram selecionados trabalhos publicados no período de 2019 a 2023, escritos no idioma português, e que utilizavam descritores como "Tecnologia" e "Ensino de Ciências/Biologia". Como critérios de exclusão, foram descartados os artigos que não estavam alinhados com a temática proposta, trabalhos em formato de resumos simples e aqueles que estavam fora do período estabelecido (2019-2023). 

    No total, 51 estudos foram selecionados para investigar a aplicação de recursos e metodologias tecnológicas no ambiente educacional. Após essa etapa inicial, uma filtragem foi conduzida para identificar os trabalhos que melhor se alinhavam à temática, com especial atenção àqueles que se concentravam no ensino de Biologia. 

     

     

    RESULTADOS E DISCUSSÕES

    Com a seleção de 51 estudos relacionados ao uso de tecnologias na educação, foram identificados 23 trabalhos que se destacaram pela sua relevância e profundidade. Em seguida, foi realizado uma segunda filtragem, em que foram escolhidos 15 trabalhos para uma investigação ainda mais detalhada. Destes, 11 estudos focaram especificamente no papel das tecnologias no ensino de Biologia, explorando suas aplicações e impactos nessa disciplina específica, enquanto os 4 trabalhos restantes abordaram as tecnologias educacionais de forma mais ampla, analisando sua influência e potencial em diversas áreas do ensino. 

    Os trabalhos examinados sobre o contexto da tecnologia no ensino de Biologia concentraram-se em temas como anatomia, ecologia, biologia celular, meio ambiente, genética e microbiologia. É importante pontuar que esses conteúdos são reconhecidos como complexos para serem abordados em sala de aula. Nesse sentido, a integração de ferramentas tecnológicas se mostrou eficaz para comunicar esses conceitos.

    Além disso, a análise dos estudos revelou que as ferramentas tecnológicas mais proeminentes no cenário educacional, especialmente no ensino de Biologia, incluem recursos como o Google Forms, reconhecido por sua versatilidade na criação de questionários e avaliações interativas que podem ser facilmente compartilhados e analisados pelos educadores, redes sociais como Instagram e Whatsapp, que são canais eficazes para promover a comunicação e a colaboração entre alunos e professores, criando espaços interativos e dinâmicos para o compartilhamento de conteúdo educacional, e plataformas de jogos virtuais para aprendizagem, como o Kahoot e o WordWall, que têm sido amplamente adotadas devido à sua capacidade de engajar os alunos de forma lúdica e participativa.

    Essas ferramentas se destacam não apenas por sua eficácia no ambiente educacional, mas também pelo seu potencial em enriquecer a experiência de ensino-aprendizagem. Com a integração dessas tecnologias na disciplina de Biologia, é possível personalizar o ensino, atendendo às diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Isso viabiliza a adaptação dos materiais didáticos e das atividades de acordo com o ritmo e as preferências individuais de cada estudante, o que maximiza seu aproveitamento e compreensão dos conteúdos.

    Em consonância com essas considerações, destaca-se a pesquisa conduzida por Gomes et al. (2022), na qual foi empregado um jogo digital intitulado "Celular Adventure" como uma ferramenta didática no ensino da disciplina de Biologia, para verificação de aprendizagem de alunos do ensino médio. Neste estudo, foram utilizados o WhatsApp, o Microsoft Excel e o Google Forms.

    Observaram-se resultados positivos, evidenciando um notável engajamento por parte dos participantes, além de um significativo incremento no aprendizado e na assimilação dos conteúdos abordados. Tal constatação foi respaldada pelo aumento médio no número de respostas corretas, verificado na comparação entre os resultados do pré-teste e do pós-teste.

    Além disso, vale ressaltar a pesquisa conduzida por Nascimento et al. (2021), que corrobora esses benefícios ao explorar o uso de uma ferramenta tecnológica inovadora. Essas ferramentas foram utilizadas no intuito de revisar o conteúdo previamente ministrado numa turma de 2º ano do ensino médio. O estudo envolveu a aplicação de um QUIZ intitulado "Cópia de Vírus", na plataforma WordWall. Este QUIZ permitia o acompanhamento em tempo real do progresso dos alunos, exibindo tanto as respostas corretas quanto as incorretas, e ao final gerava um ranking de pontuação, proporcionando um estímulo adicional ao engajamento dos estudantes. 

    Os resultados revelaram que a utilização desse recurso tecnológico foi altamente eficaz no contexto do ensino de biologia. Notou-se uma participação significativa de praticamente todos os alunos, incluindo aqueles que habitualmente demonstravam menor envolvimento nas atividades acadêmicas. Isso demonstra o potencial das ferramentas digitais para estimular a participação ativa dos alunos e para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e inclusivo.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS 

    Compreendemos, portanto, que a tecnologia na educação desempenha um papel essencial na otimização do ensino e da aprendizagem, oferecendo aos professores recursos valiosos para enriquecer suas práticas pedagógicas. Ao inserir tecnologias em seu modelo de ensino, os educadores encontram oportunidades para aprimorar a experiência educacional dos alunos, aproveitando os benefícios oferecidos por essas ferramentas. 

    No entanto, é importante reconhecer que a integração da tecnologia na educação também apresenta desafios, como a necessidade de capacitação dos professores para utilizarem eficazmente as ferramentas digitais em sala de aula, a garantia de acesso equitativo à tecnologia e a avaliação adequada do impacto das intervenções tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. 

    Além disso, é necessário ponderar também a situação de alunos que podem enfrentar dificuldades de acesso a recursos tecnológicos em casa. A falta de acesso à tecnologia pode representar um obstáculo significativo para esses estudantes, prejudicando sua capacidade de utilizar tais ferramentas adequadamente. Portanto, é essencial abordar essas disparidades e buscar formas de garantir que todos os alunos tenham oportunidades iguais de acesso e utilização de tecnologia como parte de sua educação.

     

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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    COSTA, S. R. S; DUQUEVIZ, B. C; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, p. 603-610, 2015.

    DA SILVA, C. L; ALTINO FILHO, H. V. O uso da tecnologia como ferramenta didática no processo educativo. Anais do Seminário Científico do UNIFACIG, n. 3, 2017.

    FERREIRA, D. P; BASÍLIO, V. C. O papel do professor frente às novas tecnologias estamos preparados? TRANSVERSAL-Revista Anual do IEDA Instituto Educacional de Assis, p. 92, 2006.

    FREITAS, S. M. et al. Utilização de aplicativos de dispositivos móveis na sala de aula para o ensino de biologia. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62936>. Acesso em: 07 mar. 2024

    GIANOTTO, D. E. P; DINIZ, R. E. S. Formação inicial de professores de Biologia: a metodologia colaborativa mediada pelo computador e a aprendizagem para a docência. Ciência & Educação (Bauru), v. 16, p. 631-648, 2010.

    GOMES, D. R. et al. Avaliação de jogo digital como ferramenta de apoio ao ensino de biologia. Anais VIII CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91008>. Acesso em: 07 mar. 2024.

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    LOPES, P. M. A. et al. O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção. Psicologia da educação, n. 38, p. 49-61, 2014.

    MAYRINK, M. F; BAPTISTA, L. M. T. R. Entrevista a Vani Moreira Kenski. Revista Caracol, n. 13, p. 224-233, 2017.

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    SILVA, C. V. et al. A importância da informática como ferramenta de inclusão digital na escola municipal integral padre carlos cottart em afogados da ingazeira -pe. Anais VIII CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90101>. Acesso em: 07 mar. 2024

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  • Palavras-chave
  • Recursos digitais, Ensino, Biologia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências Biológicas, Ensino de Biologia e Tecnologias Aplicadas
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Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia em uma Perspectiva Interdisciplinar buscou reunir discentes, docentes, pesquisadores e profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento e que tem interesses em comum no debate e interações a respeito da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nos contextos da Educação 5.0. Além disso, por ser um evento de caráter multidisciplinar, permitiu a divulgação de estudos e experiências concluídas ou em andamento relacionadas a referida temática, fomentando a pesquisa científica na região e promovendo oportunidades de disseminação da informação e atualizações na área. Os anais reunem vinte trabalhos publicados no formato de resumos expandidos e foram analisados criteriosamente pela comissão científica em pares, de modo a garantir a excelência científica. 

  • Ciências Biológicas, Ensino de Biologia e Tecnologias Aplicadas
  • Física, Ensino de Física e Tecnologias Aplicadas
  • Química, Ensino de Química e Tecnologias Aplicadas
  • Matemática, Educação Matemática e Tecnologias Aplicadas
  • Educação inclusiva no Ensino das Ciências
  • Educação Ambiental, Sustentabilidade e suas implicações no contexto do Semiárido Brasileiro
  • Tecnologias Educacionais e Formação de Professores
  • Gênero e educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências
  • Gênero e educação para as relações étnico-raciais no Ensino de Ciências
  • Iniciação Científica na Educação Básica

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