INTRODUÇÃO
O ensino de Química é imprescindível para compreensão de muitas das coisas que acontecem no dia a dia e uma das formas de aproximar os conceitos teóricos das atividades realizadas diariamente, é a utilização de recursos educacionais digitais, a exemplo dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA). Esses recursos são muito úteis no ensino de química, à medida que pode demonstrar por meio de simulações, vídeos, infográficos, entre outros OVA, como alguns fenômenos acontecem.
O Objetos Virtuais de Aprendizagem no contexto do ensino de química, podem ser usados em ocasiões como simulação de reações químicas em caso de não ser possível realizar esta atividade em laboratório. Também para demonstrar modificações que acontecer no cotidiano com a decomposição dos alimentos e que seria mais difícil ser explicado apenas de forma teórica.
Dentre as várias tecnologias digitais que podem ser utilizadas para auxiliar no ensino de química os Objetos Virtuais de Aprendizagem, destacam-se pela grande quantidade e variedade de tipos que podem ser usados tendo em vista a sua abrangência conceitual e uma variedade de tipos de objetos, pois segundo Silva 2023, p. 50), os Objetos Virtuais de Aprendizagem são “quaisquer recursos digitais como (jogos, simuladores/simulação, quiz, infográficos, mapas conceituais, vídeos, entre outros), que possam ser utilizados para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem”.
Os OVA podem ser disponibilizados em vários espaços informações digitais, no entanto, seus autores costumas disponibilizá-los em Repositórios Virtuais de Aprendizagem (ROVA). Quando disponibilizados nestes espaços, fica mais fácil o acesso e uso tendo em vista que normalmente nestes ambientes são organizados por categorias como níveis de ensino, disciplinas e tipos de OVA.
Segundo McGreal (2007, p. 7), ROVA “[...] são bases de dados usadas para armazenar e/ou permitir interoperabilidade de Objetos de Aprendizagem”. Eles podem armazenar os objetos em um servidor local (repositórios), só os metadados que fazem referências aos objetos (referatórios) ou serem híbridos, que contemplam os dois casos anteriores (MCGREAL, 2007). Contudo, muitos docentes e discentes desconhecem tais recursos e os respectivos repositórios nos quais são armazenados, o que dificulta a sua utilização.
Dessa forma, o objetivo desse escrito é apresentar os resultados de uma pesquisa quantitativa realizada em dois Repositórios de Objetos Virtuais de Aprendizagem, visando demonstrar a quantidade desses recursos educacionais que podem ser utilizados no ensino de química. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória em dois ROVA, considerando os níveis de ensino fundamental II, médio e superior, conforme os procedimentos metodológicos descritas na próxima seção.
METODOLOGIA
Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, segundo Prodanov e Freitas (2013), a caracteriza como de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos, procedimentos técnicos de estudo de caso e abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada nos ROVA Phet Colorado e Plataforma Integrada MEC RED.
A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada e objetivo exploratório, pois foram explorados os dois ROVA através dos seus sistemas de navegação e/ou busca, além da aplicação filtros por níveis de ensino. Também tem objetivo descritivo, visto que descreve os resultados encontrados a partir da exploração feita nos ROVA.
Quanto aos procedimentos técnicos, é o estudo de caso considerando que apenas dois ROVA foram explorados dentre dezenas que existem, bem como só foram verificados os OVA para o componente curricular, Química, tendo em visto que os dois repositórios pesquisados disponibilizam OVA para todas as disciplinas da educação e várias do ensino superior. Em relação a abordagem, os dados foram analisados de forma quantitativas visando apresentar os resultados da pesquisa de forma organizada de maneira que possam ser comparados numericamente.
O Phet Colorado (Phet), oferece simulações gratuitas para Matemática, Química, Física, Biologia e Ciências da Terra. Os OVA disponibilizados são do tipo simulações e proporcionam que docentes e discentes façam simulem fenômenos nessas áreas. No caso deste estudo, foram verificados os quantitativos para Química. O Phet funciona com repositório e todos objetos estão disponíveis online e para download.
A Plataforma Integrada do Ministério da Educação de Recurso Educacionais Digitais (MEC RED) é mantida pelo ministério da educação brasileiro e disponibiliza OVA para todos os níveis de ensino e seus respectivos componentes curriculares, além de vários tipos de objeto. A plataforma atua de forma híbrida, ou seja, como repositório e referatório.
A escolha desses dois repositórios considerou que dentre as dezenas existentes, os dois atendiam os critérios estabelecidos como disponibilizar OVA para assuntos relacionados à Química nos níveis de ensino fundamental II, médio e superior. Os dois também apresentam sistemas de busca e/ou navegação, além de permitir a realização de filtros nas pesquisa, o que facilitar a recuperação e organização dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados aqui apresentados correspondem as análises dos dados recuperados a partir de uma pesquisa quantitativa realizada nos ROVA Phet Colorado e Plataforma Integrada MEC RED. A pesquisa inicial considerou o termo Química, depois foram realizados filtros para níveis de ensino fundamental II, médio e superior.
No Phet Colorado, página inicial, menu “SIMULAÇÕES”, foi escolhido o termo “Química”, para o qual foram recuperados 30 Objetos Virtuais de Aprendizagem. A partir desse resultado inicial, usando o filtro por “NÍVEL EDUCACIONAL”, foram verificados os resultados para os níveis de ensino fundamental II, médio e superior, sendo recuperados respectivamente 18, 28 e 26 objetos para estes três níveis de ensino. Constata-se, portanto, que a grande maioria dos 30 OVA recuperados para Química podem ser utilizados em mais um nível de ensino, por isso se repetem em mais de um filtro como pode ser observado pelas quantidades individuais de cada nível, que se somadas é bem superior aos 30 correspondentes a pesquisa, considerando os três níveis juntos, como pode ser observado no Quadro 1.
Quadro 1 – OVA disponíveis para Química no Phet Colorado e Plataforma Integrada MEC RED, considerando o ensino fundamental II, médio e Superior.
ROVA / Níveis de ensino | Os 3 níveis | Só Fundamental II | Só médio | Só superior |
Phet Colorado | 30 | 18 | 28 | 26 |
MEC RED | 13 | 13 | 1729 | 365 |
TOTAIS | 43 | 31 | 1757 | 391 |
Fonte: elaborado pelos autores com dados da pesquisa (2024).
Na Plataforma Integrada MEC RED o procedimento foi semelhante. Na página inicial, utilizou-se o tema “Química” no sistema de busca e depois foram aplicados os filtros considerando os mesmos três níveis de ensino usados no Phet Colorado, tanto verificando os três juntos, quanto separados. A recuperação dos dados também se assemelhou, visto que ao considerar a soma dos resultados separados a quantidade é bem superior quando comparada a realização do filtro com os três juntos.
Outra característica semelhante em relação aos resultados da pesquisa nos dois ROVA é a proporcionalidade dos resultados quando filtrados por níveis de ensino individual. Nos dois repositórios a menor quantidade de OVA é para o nível fundamental II, a maior para o nível médio e para o nível superior é intermediária, ficando mais próxima da quantidade do nível médio.
Compreende-se que tal relação se dá pelo seguinte: no nível fundamental II, os conteúdos normalmente são abordados de forma introdutória e teórica e pouca prática, onde seriam utilizados os OVA; no ensino médio, são três anos trabalhando conteúdos de Química, o que permite a possibilidade de mais práticas, além disso, os assuntos não são tão complexo quanto no ensino superior, possibilitando a criação de mais objetos; já no ensino superior, apesar da grande variedade de conteúdos que podem ser trabalhados de forma prática com o uso dos OVA, a complexidade e aprofundamento dos conteúdos, dificulta mais a utilização dos objetos, se comparado com o ensino médio.
Outro aspecto para o qual foi feita uma breve análise em relação aos resultados após a pesquisa inicial e a aplicação dos respectivos filtros, diz respeitos aos tipos de OVA disponibilizados. No caso da Plataforma Integrada MEC REC existe uma diversificação de tipos de objetos disponíveis como animação, apresentação, áudio, imagens, infográficos, jogos, mapas, vídeos, entre outros. Neste caso, foram verificados os tipos de OVA dentre os 13 objetos recuperados, 8 são vídeos, ou seja, os objetos de tipo vídeo correspondem a 61,53% do total de OVA para o ensino fundamental II, disponíveis para Química nesta plataforma.
No caso do Phet Colorado, o repositório disponibiliza apenas simulações que é um dos principais tipos de objetos que podem ser utilizados no ensino de química dada sua característica de simular fenômenos naturais e/ou laboratoriais, características inerentes da Química que pertence a área de ciências naturais e demanda muitos experimentos em laboratório.
[…] as simulações computacionais e os laboratórios virtuais são uma ferramenta útil, pois possibilitam não somente a reprodução de fenômenos difíceis de realizar em sala de aula, mas também a visualização de fenômenos em escala submicroscópica, que demandam um elevado grau de abstração (Brasileiro; Matias, 2019, p. 218).
Pelas quantidades de OVA recuperados na pesquisa, considerando o estudo de caso nos dois repositórios, para o termo Química e os três níveis de ensino fundamental II, médio e superior, verificou-se que existem uma grande quantidade e diversidade de tipos de OVA que podem ser utilizados no ensino Química. Defende-se, portanto, uma maior divulgação dos Objetos Virtuais de Aprendizagem, bem como os respectivos repositórios nos quais estão armazenados para uso e compartilhamento, entre docentes e discentes em todos os níveis de ensino que são abordos assuntos relacionados à Química.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As tecnologias digitais podem ser utilizadas como recursos educacionais digitais para auxiliar no ensino de química. Dentre as tecnologias destacam-se os OVA que podem ser usados em todos os níveis de ensino e são disponíveis de forma gratuito em dezenas de repositórios. Dessa forma, entende-se que esta pesquisa cumpri com o objetivo de demonstrar a partir de um estudo de caso em apenas dois repositórios dentre uma grande variedade existente, que existe uma grande quantidade de objetos que podem ser utilizados no ensino de química.
Ressalta-se que a pesquisa teve uma abordagem quantitativa e no caso da utilização dos OVA no ensino, antes deve-se fazer também uma análise qualitativa para avaliação dos objetos a serem utilizados. Acredita-se que dessa forma serão obtidos melhores resultados no processo de ensino usando os OVA como recursos educacionais digitais.
REFERÊNCIAS
BRASILEIRO, L. B.; MATIAS, J. C. Simulações computacionais no Ensino de Química: estudando as microondas. Experiências em Ensino de Ciências. v.14, n.2. 2019.
MCGREAL, Rory. A typology of learning objects repositories. In: Adelsberg, H. et al. (orgs.). Handbook on information technologies for education and training. New York. Springer Berlin Heidelberg, 2007
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. [recurso eletrônico]. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SILVA, Edilson Leite da. Diretrizes para estruturação de repositórios de objetos virtuais de aprendizagem fundamentadas nos princípios da arquitetura da informação. Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa, 2023.
O Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia em uma Perspectiva Interdisciplinar buscou reunir discentes, docentes, pesquisadores e profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento e que tem interesses em comum no debate e interações a respeito da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nos contextos da Educação 5.0. Além disso, por ser um evento de caráter multidisciplinar, permitiu a divulgação de estudos e experiências concluídas ou em andamento relacionadas a referida temática, fomentando a pesquisa científica na região e promovendo oportunidades de disseminação da informação e atualizações na área. Os anais reunem vinte trabalhos publicados no formato de resumos expandidos e foram analisados criteriosamente pela comissão científica em pares, de modo a garantir a excelência científica.
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