INTRODUÇÃO
A Química pode ser um instrumento da formação humana que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, se for apresentado como ciência, com seus conceitos, métodos e linguagens próprios, e como construção histórica, relacionada ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da vida em sociedade. (Brasil. MEC, 2002, p. 87). Através de uma metodologia dinâmica, buscamos atingir aos educandos a formação necessária ao desenvolvimento das potencialidades e ao pleno exercício da cidadania.
A BNCC (BRASIL,2018) oferece um novo conceito de aprendizado e uma nova abordagem de ensino, ao propor um currículo por competências, que regulamentam as aprendizagens essenciais para o desenvolvimento dos alunos, para que sua formação contribua para a transformação da sociedade, tornando-a mais justa. Através desse projeto, desenvolvemos uma diversidade de ações que foram executadas de forma exitosa com os alunos matriculados no ensino médio, profissionais da comunidade escolar e alunos do programa residência pedagógica do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com a temática aqui abordada: A Química é bela: Explorando os princípios e transformações químicas que ocorrem quando vamos aos salões de beleza. Para tanto, torna-se fundamental a contextualização no ensino de Química, de modo que este tenha algum significado para o estudante, pois é assim que eles se sentirão comprometido e envolvido com o processo educativo, desenvolvendo a capacidade de participação e integração durante a aprendizagem (SANTOS, 2007).
Considerando o interesse dos estudantes por assuntos relacionados à estética e aos cuidados pessoais, como também, um mercado promissor atualmente, explorar os princípios químicos por trás dos produtos e processos utilizados na indústria da beleza pode despertar o interesse dos estudantes pela disciplina de química. Além disso, essa abordagem permite uma conexão direta entre os conhecimentos teóricos e sua aplicação prática, proporcionando uma experiência de aprendizado mais significativa nas nossas aulas expositivas e práticas como também envolver conteúdos de forma interdisciplinar que venha trabalhar outras disciplinas como biologia entrando na educação ambiental, matemática auxiliando nos cálculos para ajustarmos as concentrações para termos uma boa compreensão dos produtos a serem manipulados.
OBJETIVO GERAL
Oferecer aos estudantes do ensino médio práticas exitosas observando e relacionando conceitos e transformações químicas estudadas em sala de aula com situações do cotidiano, abordando produtos e procedimentos utilizados nos salões de beleza.
METODOLOGIA
A Química é a ciência que estuda as substâncias, misturas e suas transformações de uma forma geral. Por isso, dentro de um salão de beleza, podemos falar de Química facilmente, pois há muitos procedimentos que necessitam da utilização de diversas substâncias e misturas. Nesse projeto abordaremos temas analisados e selecionados para ser abordado nas ações aqui apresentadas durante o decorrer do projeto citadas abaixo:
1. Química dos produtos cosméticos: nessa temática exploramos a composição química dos produtos utilizados no salão de beleza, como tinturas capilares, cremes hidratantes, esmaltes, produtos para unhas de gel, entre outros, discutimos os ingredientes ativos, suas propriedades químicas e os efeitos que têm nos cabelos, pele e unhas.
2. Química dos tratamentos capilares: nessa contextualização trabalhamos a temática com o auxílio de profissionais específicos no ramo de estética capilar, entendendo o princípio básico dos tratamentos químicos utilizados nos salões de beleza, como alisamento, relaxamento, escova progressiva, entre outros, compreendendo os processos químicos envolvidos, como a modificação da estrutura do cabelo pela ruptura das ligações de enxofre da queratina e a formação de novas ligações.
3. Química dos produtos para cuidados com a pele: com a abordagem trabalhamos os princípios químicos presentes nos produtos para cuidados faciais, como os hidratantes, esfoliantes, máscaras faciais, entre outros. Discutimos a interação dos ingredientes ativos com a pele, como a absorção dos componentes, a hidratação, a esfoliação e os efeitos antioxidantes. Nesse momento tivemos um olhar mais voltado para os alunos do terceiro ano do ensino médio pois eles já teriam um conhecimento mais específicos sobre a química orgânica e suas funções, compreendendo melhor essa temática no contexto diário.
4. Química dos produtos para unhas: com palestras com profissionais específicos dessa área de estéticas das unhas, trabalhamos uma investigação química por trás dos esmaltes, removedores de esmalte e produtos para unhas de gel, explorando a composição química dos esmaltes, os solventes utilizados nos removedores;
5. Segurança e regulamentação dos produtos de beleza: com parceria a Universidade Federal de Campina Grande UFCG junto com os estudantes do programa residência pedagógica do curso de química levamos os alunos do terceiro ano do ensino médio para os laboratórios da universidade e abordarmos as regulamentações e normas de segurança relacionadas aos produtos de beleza e laboratório, discutimos a importância de seguir as instruções de uso dos produtos, a identificação de substâncias potencialmente prejudiciais e as práticas seguras no ambiente do salão de beleza como também em laboratórios químicos. Nesse momento de visita aos laboratórios, aplicamos algumas práticas importantes para a melhoria de compreender algumas reações já vista em aulas anteriores, como analisar o pH de algumas substâncias, aprender a fazer concentrações de algumas soluções, conhecer algumas vidrarias etc. Durante as aulas de aplicação do projeto, foram enfatizados tanto os aspectos químicos dos procedimentos e produtos quanto a conscientização sobre a segurança, saúde e responsabilidade na utilização dos produtos químicos em um ambiente profissional. Também enfatizamos a importância do descarte de materiais químicos de forma correta e os malefícios quando descartamos produtos tóxicos no meio ambiente de forma errada tanto em laboratórios de química quanto nos salões de beleza. Abordamos também as normas de segurança no laboratório, noções básicas de prevenção e combate a incêndios, produtos químicos e seus efeitos, preparo de soluções e segurança no laboratório, equipamentos básicos de laboratório, calibração de instrumentos de medidas, técnicas básicas em laboratório de química, levantamento, análise de dados experimentais e elaboração de relatório científico
.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nas primeiras semanas de aula do ano letivo de 2023, formulamos alguns questionamentos e atividades para diagnosticar o nível de aprendizagem básica dos alunos que iniciaria ou concluiria o ensino médio. Com esse diagnóstico, observamos que muito dos alunos tinham um déficit de alguns conteúdos básicos dos anos anteriores como por exemplo calcular concentrações comuns de soluções, como também identificar alguns elementos e substâncias bastantes utilizados observando as transformações químicas quando se demonstrava na lavagem e alisamentos nas mechas de cabelo, na remoção de esmalte de unhas, na utilização de pomadas capilares. Após vários debates e conversas entre os alunos sobre onde observamos a presença da química em nosso cotidiano, uma das respostas mais observadas foi nos produtos de beleza, no alisamento do cabelo, na pintura do cabelo, nos removedores de esmalte, nos alongamentos de unhas etc. A partir dessa construção de ideias vimos a necessidade de trazer ações que envolvesse a temática sobre a química que encontramos nos salões de beleza. Com todas essas anotações adquiridas, decidimos abordar temas específicos sobre a “Química da beleza” concomitante com os conteúdos a serem abordados na currículo da disciplina de química do ensino médio, como também sanando as dificuldades encontradas em conteúdo dos anos anteriores, utilizando também a interdisciplinaridade com as disciplinas de matemática e biologia.
Del Pintor (2016) destaca que uma das grandes barreiras que impedem alunos de compreenderem química, seria a incapacidade de entender algo que não seja possível enxergar ou tocar macroscopicamente. A conexão entre a prática dos profissionais de salão de beleza e a química estudada em sala de aula foi significativa. Planejamos então uma palestra de forma online pois nesse período do projeto, a nossa escola encontrava-se com problemas de estrutura física em nossa sala de aula fazendo assim a necessidade de utilizarmos a tecnologia a nosso favor e a não interrupção do projeto em execução. Muitos procedimentos de beleza e cuidados com o cabelo, pele e unhas foram abordados pelos profissionais, e ao mesmo tempo foram fazendo uma relação aos conteúdos estudados: reações químicas, composições de produtos e entendimento das propriedades químicas dos materiais.
Umas das atividades exitosas bastante esperadas pelos estudantes era as práticas experimentais que seriam abordadas nos laboratórios da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Junto com os monitores estudantes da Universidade, foram organizadas atividades para serem aplicadas no laboratório de química da UFCG com o objetivo de despertar nos estudantes uma visão diferente da disciplina de química, pois é notável que a experimentação desperta o interesse dos estudantes e possibilita o aumento da capacidade de aprendizagem promovendo a construção do conhecimento científico e formação do pensamento através da investigação. Para isso fez-se necessário que trabalhássemos com os estudantes as normas de segurança de um laboratório, vidrarias e equipamentos em geral em uma aula teórica para em seguida ser realizada a visita ao laboratório. Após a aula teórica e toda a organização de um roteiro para a visita, no laboratório química foi possível que eles visualizassem pessoalmente as vidrarias e os equipamentos utilizados em procedimentos experimentais e ainda presenciassem uma prática experimental relacionada ao conteúdo de ácidos e bases segundo a teoria de Arrhenius, pH de soluções ácidas e básicas e concentração comum feitos com cloreto de sódio. Após a visita ao laboratório preparou-se uma atividade avaliativa para os estudantes englobando todos os conteúdos trabalhados até o momento. No decorrer dos exercícios e conteúdo como funções orgânicas percebemos que os alunos já conseguiam identificar o conteúdo abordado em seu currículo escolar com as atividades abordadas no projeto, garantindo assim a execução das propostas sugeridas pela BNCC e confirmando as habilidades definidas para trabalharmos no ano de 2023 com os estudantes do ensino médio junto com o projeto de intervenção. Nesse projeto também aplicamos o uso das tecnologias dentro da sala de aula para melhoria do aprendizado dos estudantes. O uso do vídeo como recurso didático foi uma estratégia para ser utilizada na escola na ausência de materiais práticos pedagógicos.
CONCLUSÃO
A geração de resultados obtidos nas ações exitosas do projeto relacionadas aos conceitos e transformações químicas estudadas em sala de aula, geraram resultados efetivos identificados nos índices de aprendizado envolvendo os conteúdos de química. Obtivemos um percentual de mais de 70% de alunos envolvidos no projeto com notas acima da média 7 (sete) no segundo bimestre e observamos também mais de 75% dos estudantes com aprendizagem satisfatória no terceiro bimestre. No último bimestre observamos a eficaz do projeto nas turmas aplicadas pois tivemos 83% dos estudantes aprovados com média superior ou igual a 7 (sete) e os 17% conseguiram a aprovação após a recuperação final. Com os resultados obtidos concluímos a importância da inserção de temáticas cotidianas como a química dos produtos de beleza, para o interesse dos estudantes nos conteúdos de química exigidos no currículo do novo ensino médio
AGRADECIMENTOS
A todos que participaram, direta ou indiretamente do desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, enriquecendo o meu processo de aprendizado.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (SEMTEC). PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL, Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação. Acesso em: 10 /04/ 2023. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.
DEL PINTOR, V.F. Estudo investiga dificuldades de compreensão no Ensino de Química. 2016. Disponível em:. Acesso em: 24/10/2023.
SANTOS, Wildson. Contextualização do Ensino de Ciências por meio de Temas CTS em uma Perspectiva Crítica. Ciência & Ensino, vol.1, número especial, nov.2007.
O Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia em uma Perspectiva Interdisciplinar buscou reunir discentes, docentes, pesquisadores e profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento e que tem interesses em comum no debate e interações a respeito da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente nos contextos da Educação 5.0. Além disso, por ser um evento de caráter multidisciplinar, permitiu a divulgação de estudos e experiências concluídas ou em andamento relacionadas a referida temática, fomentando a pesquisa científica na região e promovendo oportunidades de disseminação da informação e atualizações na área. Os anais reunem vinte trabalhos publicados no formato de resumos expandidos e foram analisados criteriosamente pela comissão científica em pares, de modo a garantir a excelência científica.
Comissão Organizadora
Everton Vieira da Silva - Presidente
Edilson Leite da Silva
Diego Marceli Rocha
Jefferson Antônio Marques
Délio Jackson Dantas Duarte
Albaneide Fernandes Wanderley
Comissão Científica
Albaneide Fernandes Wanderley
André Pereira da Costa
Caio Fabio Teixeira Correia
Darlei Gutierrez Dantas Bernardo Oliveira
Diego Marceli Rocha
Edilson Leite da Silva
Eudes Leite de Lima
Everton Vieira da Silva
Ezequiel Fragoso Vieira Leitão
Fernando Antônio Portela da Cunha
Francisco José de Andrade
Gustavo de Alencar Figueiredo
Hugo da Silva Florentino
Jefferson Antônio Marques
Letícia Carvalho Benitez
Marcos Antônio G. Pequeno
Maria do Socorro Pereira
Sílvio Felipe Barbosa de Lima
Udson Santos
Veralucia Santos Barbosa
Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza - UACEN
Centro de Formação de Professores - CFP
83 3532-2090
E-mail: uacen.eventos@gmail.com/uacen.cfp@gmail.com