{{filtered.length}}/{{Anais.totalArtigos}}

{{Anais.totalArtigos}}

Trabalhos Publicados

3

Áreas Temáticas

A Rede de Pesquisa em Turismo, Cultura e Religiosidades (REPECTUR) propõe a realização do II ENCONTRO DA REPECTUR: PESQUISA, CULTURA, TURISMO E RELIGIOSIDADES. O evento ocorre em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Turismo – NETUR, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina-PI. O evento pretende reunir investigações voltadas à cultura, ao turismo e às religiosidades a partir das festas locais, manifestações religiosas, santuários religiosos, locais de devoção, romarias e peregrinações, destacando os sujeitos em suas vivências individuais e sociais, buscando pensar as interfaces entre deslocamentos, fé, devoção e espiritualidades. O evento acontecerá nos turnos manhã, tarde e noite de segunda-feira a quarta-feira, nos dias 23 a 25 de Abril de 2026, em Teresina-PI. Teremos apresentações e debates a partir de conferências, mesas redondas, oficinas e simpósios temáticos, exibição de documentários. O evento ocorrerá de forma HÍBRIDA, através da plataforma

  • Os trabalhos deverão conter entre 8 e 12 páginas para Comunicações nos simpósios;

  • De 10 a 15 páginas para palestrantes de conferências e de mesas-redonda;

  • Título – centralizado, em maiúsculas e negrito (sem grifos);

  • Nome(s) do(s) autor(es) – centralizado, em negrito, uma linha abaixo do título, com maiúscula só para as letras iniciais, sendo o último nome escrito em caixa-alta. Logo em seguida, entre parênteses, indicar a instituição a que está vinculado o(s) participante(s). Inserir em nota de rodapé: titulação, projeto que desenvolve atualmente (caso aluno de iniciação científica, mestrado ou doutorado), e-mail de cada um dos participantes;

  • Resumo – a palavra RESUMO em caixa-alta, fonte 12, negrito e maiúscula, três linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguida de dois pontos. O texto resumo deverá ser escrito com recuo de 3 centímetros de margem superior e esquerda; e 2 centímetros, margens inferior e direita. O resumo deve ter no mínimo 200 (duzentas) e no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras;

  • Palavras-chave – alinhar com as mesmas margens. Corpo de texto 12. A expressão palavras-chave deverá estar em negrito, seguida de dois pontos. Mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave.

  • Abstract– mesmas observações sobre o Resumo.

  • Keywords– mesmas observações sobre as Palavras-chave.

  • Texto– em Times New Roman, corpo 12. Espaçamento 1,5 entre linhas. Não usar espaçamento entre parágrafos. Usar uma linha de espaço entre o corpo do texto e os subitens, ilustrações e tabelas, quando houver.

  • Parágrafos – recuo de primeira linha: 1,25cm.

  • Subtítulos – sem adentramento, em negrito, só com a primeira letra em maiúscula, sem numeração.

  • Tabelas e ilustrações – (fotografias, desenhos, gráficos etc.) – dentro do padrão da ABNT e no espaço a elas destinados pelo autor.

  • Notas – devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. Corpo 10. – Ênfase ou destaque no corpo do texto – negrito. Palavras em língua estrangeira – itálico.

  • Citações – até três linhas vêm entre aspas (sem itálico), no corpo do texto, seguidas das seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor, ano de publicação e página(s). Com mais de 3 linhas, vêm com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte 10), sem aspas, sem itálico e também seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação e página(s). As citações em língua estrangeira devem vir em itálico e traduzidas em nota de rodapé. Em caso de dúvida, verificar a Associação Brasileira de Normas e Técnicas.

  • Anexos – caso existam, devem ser colocados após as referências, precedidos da palavra ANEXO, no topo da página, em maiúsculas e negrito, sem adentramento e sem numeração. Quando constituírem textos já publicados, devem incluir referência completa, bem como permissão dos editores para publicação. Recomenda-se que anexos sejam utilizados apenas quando absolutamente necessários.

  • Referências – devem ser apenas aqueles referentes aos textos citados no trabalho. A palavra REFERÊNCIAS deve estar em negrito, sem adentramento, duas linhas antes da primeira entrada.

  • A revisão de língua portuguesa dos trabalhos completos aprovados será de responsabilidade dos autores.


OBS:  Os 10 melhores trabalhos (avaliados pela Comissão Científica) serão publicados em Dossiê sobre o evento na Revista RITUR (Revista Iberoamericana de Turismo) – SEER/UFAL

  • Turismo
  • Cultura
  • Religiosidades

Comissão Organizadora

Profª. Drª. Christian Dennys Monteiro de Oliveira

Prof. Dr. Jânio Roque Barros de Castro

Prof. Dr. José Arilson Xavier de Souza

Prof. Dr. Josenildo Campos Brussio

Profª. Drª. Kaíse Canuto da Silva

Prof. Dr. Luís Américo Bonfim

Profª. Drª. Maria Lúcia Bastos Alves

Profª. Drª. Silvana Pirillo Ramos – UFAL

Comissão Científica

Profª. Ma. Ana Angélica Fonseca Costa - UESPI

Profª. Drª. Christian Dennys Monteiro de Oliveira - UFC

Prof. Ms. Elidomar da Silva Alcoforado – UFPE

Prof. Dr. Jânio Roque Barros de Castro - UESB 

Prof. Dr. José Arilson Xavier de Souza - UESPI

Prof. Dr. Josenildo Campos Brussio – UFMA

Profª. Drª. Kaíse Canuto da Silva - IFPI

Prof. Dr. Luís Américo Bonfim – UFS

Profª. Drª. Maristela Oliveira de Andrade – UFPB

Profª. Drª. Renata Mayara Moreira de Lima – UFAL

Prof. Dr. Roque Pinto da Silva Santos - UESC 

Profª. Drª. Silvana Pirillo Ramos – UFAL

Profª Drª. Sylvana Kelly Marques da Silva – UFMA