O Bolo de Rolo como Patrimônio Imaterial de Pernambuco

  • Autor
  • Maria Clara Primo de Farias
  • Co-autores
  • Monica Helena Panetta
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Gastronomia, Bolo de Rolo, Patrimônio Cultural, Doçaria pernambucana
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 2- Alimentação e Cultura
Voltar Download

O III Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia, ocorrido entre os dias 10 e 13 de Julho de 2019, foi um evento de cunho regional que visou integrar os estudantes dos cursos de Gastronomia da região Nordeste, mas que também contou com a participação de estudantes de outras regiões do país. O objetivo do encontro foi fomentar o debate e o compartilhamento das pesquisas atualmente desenvolvidas para uma valorização desta nova área do saber acadêmico e juntos entendermos os rumos e as possibilidades de atuação que a Gastronomia proporciona para cada um e, principalmente, para a sociedade. Sob o tema central “A influência das mulheres Negras e Indígenas na formação cultural culinária do Nordeste” para a terceira edição, em um momento histórico de ataque às universidades públicas, à educação e ao trabalhador por parte do governo, as atividades desenvolvidas no III EREGASTRO promoveram a reflexão e aprofundaram as discussões sobre o papel social dos profissionais e da pesquisa em Gastronomia. Educação, empreendedorismo, responsabilidade social, sustentabilidade, soberania e segurança alimentar e nutricional, valorização de ingredientes nativos e locais, produtos, técnicas e saberes tradicionais foram temas abordados nesta edição que terminou com o ânimo para novas edições não apenas no Nordeste, mas em todo o Brasil.
O evento teve a contribuição da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no seu processo de construção e realização. A Escola de Nutrição (ENUFBA) recebeu os alunos tanto para as atividades do evento quanto para alojamento, para a abertura,o evento teve a honra de receber os palestrantes e estudantes no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, e ainda, o Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (Antigo PAF1) recebeu os participantes para palestras e atividades. Sua organização contou também com a participação de estudantes e egressos de outras Universidades, em especial da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sede da primeira edição do evento, e da Universidade Federal do Ceará, sede da segunda edição do evento.
O encontro reuniu 187 estudantes de Gastronomia que vieram de diversas instituições públicas, dentre elas: Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Ceará – Campus Baturité, Instituto Federal do Ceará – Campus Ubajara, Instituto Federal do Piauí e Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré, e com instituições privadas: UNINASSAU (BA), UNIFACS (BA), CEUNSP (SP), Estácio (BA), Uniasselvi, Faculdade Dom Alberto, Unirb (BA) e Faculdade Juazeiro do Norte (CE).


“O conteúdo apresentado, tanto prático quanto teórico, e os palestrantes convidados foram incríveis, animados e diversificados.”
Depoimento de participante
Iã Faasen

EDITAL Nº 01, DE 01 DE ABRIL DE 2019 PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS (ALTERADO EM 20 DE MAIO DE 2019)

A Comissão Organizadora do III Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia (EREGASTRO) torna pública a submissão de resumos expandidos para apresentação no evento, a ser sediado na Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, conforme as condições apresentadas neste Edital. O EREGASTRO é um evento de cunho regional que visa integrar os estudantes dos cursos de Gastronomia da região nordeste. O intuito deste evento é discutir demandas relacionadas à educação na área, como o incentivo à produção científica e as relações de trabalho, dentre elas, a regulamentação da profissão. Através deste evento, busca-se: fomentar o debate sobre o papel da Universidade na formação do profissional de Gastronomia, numa proposta inter, multi e transdisciplinar; refletir sobre o papel social, cultural e político da Gastronomia na sociedade; repensar o papel do profissional de Gastronomia numa visão ampla de ética, responsabilidade social, sustentabilidade e soberania e segurança alimentar e nutricional; e instigar a reflexão acerca do universo alimentar do nordeste, perpassando ingredientes, produtos, técnicas e agentes (individuais ou em grupo) dos estados, no intuito de uma real valorização regional.

EIXOS TEMÁTICOS DO EREGASTRO 2019

A temática, no que diz respeito à submissão e apresentação de trabalhos, foi dividida em 05 (cinco) eixos temáticos específicos dentro dos quais as propostas de trabalho deverão enquadrar-se, a saber:

EIXO 1 - Gastronomia e Educação

Estudos que versem sobre a educação em Gastronomia, políticas públicas de alimentação e Gastronomia, reflexão sobre a formação em Gastronomia no Brasil, diretrizes curriculares dos cursos, docência, projetos pedagógicos, o papel da Universidade, Educação Alimentar e Nutricional, etc.

EIXO 2 - Ciências Naturais

Estudos referentes aos fenômenos e reações pertinentes à Gastronomia, incluindo análises sobre a transformação dos alimentos, processos físicos, químicos, biológicos e sensoriais envolvidos em métodos, técnicas e preparações.

EIXO 3 - Gestão e Empreendedorismo

Estudos relacionados à Gastronomia e o mercado de trabalho, como: gestão de pessoas, economia solidária, economia social, economia do trabalho, gestão ambiental, etc.

EIXO 4 - Alimentação e Cultura

Estudos envolvendo a produção e consumo de alimentos tradicionais, manifestações culturais alimentares, alimento como memória e identidade e soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN), criação de novos produtos.

EIXO 5 – Outros

Estudos pertinentes à Gastronomia que, em função de sua transdisciplinaridade e/ou transversalidade, abordam temáticas presentes em mais de um eixo ou que não se enquadrem em outros eixos.

ATENÇÃO: OS TRABALHOS QUE NÃO ESTIVEREM DE ACORDO COM AS NORMAS DO EVENTO SERÃO DESCONSIDERADOS.

 

INFORMAÇÕES GERAIS Submissão de trabalhos

1. Cada autor deverá seguir FIELMENTE as regras de formatação do texto do trabalho. O(s) autor(es) deverão submeter seus trabalhos na modalidade Resumo Expandido, contendo até duas laudas. Este resumo contará para a apresentação do trabalho no III Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia e publicação nos anais do evento. Posteriormente, os trabalhos poderão ser publicados na revista científica BRAZILIAN JOURNAL OF GASTRONOMY AND FOOD SCIENCE. (Vide TEMPLATE EREGASTRO).

2. Ao menos 1 (um) dos autores deverá ser aluno de cursos de Gastronomia do Brasil, quaisquer que sejam as modalidades (Bacharelado, Tecnólogo, Técnico). Inscrição

3. As inscrições serão aceitas apenas via preenchimento de formulário online (Vide Redes Sociais do Evento).

4. As inscrições realizadas fora do prazo serão desconsideradas.

5. A submissão de trabalho poderá ser feita entre os dias 15 de ABRIL de 2019 até às 23:59h do dia 27 de MAIO de 2019 (Horário de Brasília).

6. Cada inscrito poderá figurar o rol máximo de 2 (dois) trabalhos como coautor.

7. Cada inscrito no evento poderá submeter o máximo de 03 (três) trabalhos como autor principal, quaisquer que sejam as categorias escolhidas.

8. Os trabalhos submetidos serão analisados pela comissão científica, que os julgarão como Recusado (Trabalho que não foi aceito para apresentação), Aprovado (Trabalho que foi aceito para apresentação) e ainda, Aprovado com ressalvas (Trabalhos que estão dentro dos parâmetros, porém precisam de correções).

9. É irrevogável a decisão de Recusa da comissão científica.

10. O trabalho deverá ser escrito e apresentado em língua portuguesa.

11. Quaisquer dúvidas a respeito dos trabalhos acadêmicos podem ser enviadas para o e-mail: eregastroufba2019@gmail.com com o assunto TRABALHOS ACADÊMICOS. 1

2. A comissão organizadora do EREGASTRO 2019 fornecerá certificados unicamente em formato digital, no qual constarão os nomes de todos os autores do trabalho.

OS CASOS OMISSOS OU NÃO PREVISTOS NESSE EDITAL SERÃO SOLUCIONADOS MEDIANTE APRECIAÇÃO DA COMISSÃO CIENTÍFICA. ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

O evento prevê a submissão dos resumos expandidos em formato .PDF que serão encaminhados para apreciação da comissão científica. A exposição de pôsteres será feita conforme programação do evento e somente os trabalhos que forem Aprovados pela comissão poderão ser apresentados no evento. O EREGASTRO 2019 apenas receberá trabalhos formatados de acordo com as seguintes recomendações:

1. O Resumo Expandido deverá ocupar entre 1 (uma) e 2 (duas) laudas, incluindo Título, Autores, Texto, Tabelas e/ou Figuras.

2. O texto deve ser organizado seguindo a seguinte ordem: Título, Autores, Identificação dos autores, Introdução com objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências.

3. As citações no corpo do texto devem ser feitas segundo o sistema de chamada numérico: devem apresentar uma numeração única e consecutiva, na medida em que aparecem no texto, em algarismos arábicos entre parênteses. Exemplo: (2), (7, 9, 16). As tabelas e legendas também devem ser numeradas com algarismos arábicos. As referências, ao final do texto, devem ser organizadas em ordem sequencial, numérica e crescente, segundo a ordem que aparecem no texto.

4. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, em duas colunas, com as margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples (1,0). Parágrafo com recuo de 1,5 cm, alinhamento justificado e sem espaços entre eles. Não usar numeração de páginas.

5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não serão aceitas na elaboração do texto.

6. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional de Unidades.

7. TÍTULO: Fonte Times New Roman, somente as iniciais em letras maiúsculas, tamanho 14, em negrito, espaçamento simples, alinhamento centralizado com, no máximo, 20 palavras.

8. Após uma linha (espaço simples) do TÍTULO, deverão aparecer os NOMES DOS AUTORES, Fonte Times New Roman. Somente as iniciais em letras maiúsculas, tamanho 12. No máximo devem constar cinco autores por trabalho. Devem constar o nome e último nome de cada um dos autores, separados por vírgula, com identificação numérica sobrescrita.

9. Indicar a titulação e a instituição ao qual cada autor pertence. Ao final deve ser colocado somente o E-MAIL do autor principal para fins de correspondência.

10. Após a titulação, a página deverá ser dividida em duas colunas com 8 cm cada para o restante do trabalho, que deverá estar com Fonte Times New Roman tamanho 11.

11. Devem ser inseridas cinco PALAVRAS-CHAVE, sendo a primeira “Gastronomia”. Fonte Times New Roman tamanho 11.

12. Os termos escolhidos como palavras-chaves não devem estar no título (exceto se for a palavra “Gastronomia”).

13. INTRODUÇÃO: deve ser breve e com espaço simples (1,0). Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura. No último parágrafo deverão constar os objetivos do trabalho realizado.

14. MATERIAIS E MÉTODOS: deve ser conciso, mas suficientemente claro, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.

15. RESULTADOS E DISCUSSÃO: deve apresentar informações claras e concisas das observações relevantes que, conforme a natureza do trabalho, deverá apresentar a análise estatística. A discussão deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. O conteúdo deve ser informativo e podem ser apresentados na forma de Tabelas e/ou Figuras. Nesse caso, as Figuras ou outras ilustrações devem ser autoexplicativas, assim como elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução.

16. As Tabelas e/ou Figuras (gráficos e desenhos) devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos com título fixado acima das mesmas. Não apresentar os mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

17. CONCLUSÕES: deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.

18. REFERÊNCIAS: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, na ordem em que são mencionados no texto. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos devem ser abreviados.

  • 1- Ciências Naturais
  • 2- Alimentação e Cultura
  • 3- Gestão e Empreendedorismo
  • 4- Gastronomia e Educação
  • 5- Outros

Comissão Científica do III EREGASTRO

Arthur Victor da Silva

Barbara Cassetari Sugizaki

Gabriela Brito de Lima Silva

João Gabriel de Andrade Ferraz

Patrick da Silva Cardoso

Rafaela Celso de Oliveira

Tulio Martins de Oliveira

 

Comissão Avaliadora do III EREGASTRO

Alice Pinheiro Texeira

Arthur Victor da Silva

Barbara Cassetari Sugizaki

Beatriz Helena Peixoto Brandão

Débora Layza Pereira Viana

Gabriela Brito de Lima Silva

Josevania da Conceição dos Santos

Lara Conceição Campos Pena

Lourence Cristine Alves

Nathalia Cavalcanti dos Santos

Patrick da Silva Cardoso

Paulo Henrique Machado de Sousa

Rafaela Celso de Oliveira

Roberto José de Araújo

Roneide Gonzaga de Oliveira

Samuel de Santana Khan

Tulio Martins de Oliveira

Acesso aos Anais de 2020: Clique Aqui

Periodicidade da publicação: Anual

Idiomas que serão aceitos os trabalhos: Português

 

Comissão Científica:

Arthur Victor da Silva

Barbara Cassetari Sugizaki

Gabriela Brito de Lima Silva

João Gabriel de Andrade Ferraz

Patrick da Silva Cardoso

Rafaela Celso de Oliveira

Tulio Martins de Oliveira

 

Comissão de Avaliação

Alice Pinheiro Texeira

Arthur Victor da Silva

Barbara Cassetari Sugizaki

Beatriz Helena Peixoto Brandão

Débora Layza Pereira Viana

Gabriela Brito de Lima Silva

Josevania da Conceição dos Santos

Lara Conceição Campos Pena

Lourence Cristine Alves

Nathalia Cavalcanti dos Santos

Patrick da Silva Cardoso

Paulo Henrique Machado de Sousa

Rafaela Celso de Oliveira

Roberto José de Araújo

Roneide Gonzaga de Oliveira

Samuel de Santana Khan

Tulio Martins de Oliveira

Anais do 1º Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia, ocorrido em Recife (PE) em 2017: Clique Aqui

Anais do 2º Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia, ocorrido em Fortaleza (CE) em 2018: Clique aqui

Anais do 3º Encontro Regional de Estudantes de Gastronomia, ocorrido em Salvador (BA) em 2018: Clique Aqui