Este projeto tem como objetivo a produção e aplicação da Horta na escola como ferramenta para auxiliar no ensino de Ciências da Natureza para alunos do Ensino Básico da escola SESI de Santa Bárbara d'Oeste- SP. O foco principal é estimular e investigar o interesse do aluno pelas aulas de ciências, por meio da observação, criação e manutenção de uma horta escolar, a análise dos elementos que estão presentes na horta. Com a análise do solo da horta, identificar os elementos químicos presentes, sendo possível estudar, seus números atômicos, localização do elemento na tabela periódica, símbolo do elemento, configuração nos níveis energéticos, além de pesquisar como estes elementos são importantes para o corpo humano e as maneiras que as plantas disponibilizam esses elementos para o ser humano, além de orientar sobre bons hábitos alimentares para consumir hortaliças. Outro viés do projeto, será incentivar os alunos à cultivar a horta da escola, para incrementar a merenda, com um alimento saudável, demonstrando que a correção do solo nos cultivos, de uma maneira sustentável, pode melhorar a produção e também incentivar o aluno a cultivar uma horta. Experimentos utilizando hortaliças e legumes produzidos na horta transformam o espaço em um laboratório vivo, um exemplo é o uso do repolho roxo, poder trabalhar o indicador de ácido-base. As metodologias utilizadas são: pesquisa, análise de dados, a produção do material a ser utilizado como laboratório vivo, e a partir daí a confecção de um e-book com experimentos e a elaboração de uma Tabela Periódica Ilustrada com elementos da horta, denominada “Horta Periódica”. Os resultados poderão reforçar a aprendizagem de ciências da natureza, revelando-se, portanto, como uma ferramenta bastante eficaz que auxilia nesse processo durante os anos escolares no SESI de Santa Bárbara d´Oeste.
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