Hoje a internet é uma ferramenta indispensável de apoio, oferecendo atividades interativas com novas formas de aprendizado e atuando como mediador na construção do conhecimento. Vários foram os ganhos pedagógicos obtidos com ela, tais como desenvolvimento de uma nova forma de comunicação e socialização, estímulo ao raciocínio lógico e desenvolvimento da autonomia. Os avanços tecnológicos possibilitaram que se trouxesse recursos para dentro da sala de aula e enriqueceram principalmente as aulas práticas dos estudantes, causando impactos positivos no ensino presencial e a distância. Considerando a importância da experiência prática na educação, a Experimentação Remota (ER) tem se destacado como ferramenta dos Objetos de Aprendizagem (OAs), pois possibilita que os alunos e interessados possam ter acesso a laboratórios virtuais com experimentos reais, utilizando os recursos de internet e de outros meios tecnológicos capazes de prover o acesso remoto. Assim, o objetivo deste trabalho é construir um calorímetro de baixo custo, associado a plataforma Arduino para controle de funções e recolhimento de dados para aplicação em experimentação remoto. A proposta metodológica é voltada para a prática experimental, a automatização de laboratórios didáticos, com vista na inovação, interdisciplinaridade e contextualização, potencializando a aprendizagem dos conceitos físico-químicos, tornando as aulas atraentes e motivadoras.
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