A maioria das causas de incêndio noticiada pela mídia está ligada à falta de manutenção predial, bem como o descuido com materiais combustíveis e uma fiscalização inadequada aos antichama, resultando em perdas irreparáveis principalmente onde há concentração de pessoas. Muitos estudos apontam que a organização em segurança incendiária de locais facilita a evacuação, minimizando os prejuízos. Neste trabalho, pretendemos melhorar a segurança escolar em caso de incêndio da Escola Estadual Culto à Ciência situada na cidade de Campinas/SP através do desenvolvimento de um plano de contingência com a elaboração de um protocolo de segurança, estabelecimento de rotas de fuga e pontos de encontro, revitalização da sinalização visual e sonora, e a formação de uma brigada escolar que será treinada por bombeiros. Os recursos empregados referem-se a materiais de sinalização antichama e pessoas da comunidade escolar (alunos e funcionários). O método de engenharia envolverá as seguintes etapas: pesquisa com alunos sobre comportamento e desinformação em incêndio, o mapeamento das áreas de risco que determinarão a localização das rotas de fuga e dos pontos de encontro nesta escola, a seleção das pessoas que comporão a brigada escolar, que será responsável pelo cumprimento do protocolo de segurança a ser estabelecido e treinada por bombeiros, a realização de palestras educativas anuais sobre causas, consequências e como agir em caso de incêndio em parceria com o Programa Bombeiro Educador da Cidade de Campinas. O resultado esperado é a melhoria da percepção de segurança escolar em incêndio após todas as medidas concretizadas. Para uma segunda fase do projeto, será feita uma pesquisa com gestores das escolas públicas da mesma cidade para avaliar a situação escolar em caso de incêndio e multiplicar o plano de contingência desenvolvido em nossa escola para as demais adaptando-o de acordo com a necessidade de cada uma.
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