No Brasil, a doação de sangue não é uma prática frequente, constantemente, pessoas necessitam de transfusão sanguínea ao serem submetidas a acidentes, procedimentos cirúrgicos ou em tratamentos. Diante dos obstáculos, como a falta de conscientização, mitos e estigmas que atravancam as coletas de bolsas de sangue pelos hemocentros e, levando em consideração o fato da doação de sangue ser pouco estimulada, dado que, o tema não possui destaque nas mídias e nos meios de comunicação, é de extrema importância o uso de estratégias que motivem e sensibilizem as pessoas a contribuir com este ato. À vista disso, encontra-se um excelente aliado para o incentivo dessa prática, a gamificação. O Blood Adventure é um jogo didático a ser desenvolvido por meio da gamificação, fundamentada nos princípios de Game Design, utilizando mecanismos que visam tratar questões básicas sobre o funcionamento e desconstruir impasses que dificultam o processo. Com o objetivo não somente de entreter, mas de gerar um novo processo de aprendizagem inspirados nos elementos do UX, o Blood Adventure tende a conscientizar e desafiar o jogador, para que este, obtenha uma visão diferenciada sobre a doação de sangue.
feirapaulistact@gmail.com