A cultura maker hoje em dia é essencial para o desenvolvimento da criatividade em estudantes. O objeto de estudo desse trabalho baseia-se na criação de um instrumento que tenha a capacidade de ampliar imagens tendo como base materiais de fácil acesso normalmente encontrado nas residências. O foco consiste em transformar do monóculo de fotos em um microscópio simples, para que jovens sejam estimulados a criarem os seus próprios aparelhos através da aprendizagem baseada na solução de problemas. O método de pesquisa utilizado foi o de engenharia, tendo como princípio a pesquisa exploratória e experimental. Os materiais utilizados são de baixo custo, e o aparelho foi construído através de tentativa e erro utilizando a criatividade em adaptar materiais encontrados facilmente como palitos de sorvete, parafusos, elástico de látex, monóculo de fotos de lente convergente e cola quente.
Os resultados alcançados até o momento são satisfatórios, e vi que realmente funciona. Com o Monóculo transformado em microscópio é possível observar coisas que não se pode ver a olho nu, como as antenas de uma formiga pequena e estruturas masculina e feminina de flores.
Para construir o aparelho a lente do laser foi substituída pela lente de um monóculo de fotos, usado antigamente para guardar as recordações familiares. parafusos e elásticos foram acoplados a palitos de sorvete para poder movimentar a estrutura e ajustar o foco do “microscópio”. Em seguida, utilizou-se o aparato para visualizar pequenos insetos e estruturas vegetais e pude comprovar a sua eficácia. A próxima ação será realizar oficinas em escolas públicas, visto que muitas delas não têm verbas para comprar ou manter microscópios, onde professores e/ou estudantes possam construir seus próprios microscópios, permitindo a observação de estruturas invisíveis à olho nu e assim estimulando o interesse em ciências através da cultura maker e da aprendizagem baseada em problemas.
feirapaulistact@gmail.com