Este trabalho apresenta a proposta de um Jardim Sensorial dentro do SESI de Santa Bárbara d´Oeste, e discorre sobre os benefícios inerentes ao contato com as plantas do jardim e sobre as múltiplas possibilidades que se estendem desde o âmbito do ensino à pesquisa para fazer ciência na escola. Definimos um tema em comum em sala, na aula de Eixo Integrador, com o tema “Corpo em (des)ordem.” E como manter a ordem no corpo e na mente, diante de um período de isolamento e mudanças que vivemos? A importância do Jardim Sensorial está alicerçada em seu potencial educativo que perpassa o campo da Educação Inclusiva e da Educação Ambiental e, tratando-se de um espaço ao ar livre, qualifica-se também como Ambiente não-formal de Ensino. O Jardim Sensorial dentro da escola é uma ideia inovadora que propicia uma abordagem multidisciplinar relacionada às interações ecossistêmicas e proporciona a noção da biodiversidade existente ao seu visitante. As possibilidades temáticas ultrapassam as plantas em si, ao passo que incluem a relação intrínseca dos exemplares vegetais com os fungos e animais. O Jardim Sensorial foi pensado para receber toda pessoa que desejar conhecê-lo, e seu projeto prevê adaptações especiais para cadeirantes, deficientes visuais e crianças da Educação Básica. Ativar os sentidos pode melhor o processo de aprendizado, o estudante vai aprender melhor e as informações vão fazer mais sentido [para ele] na medida em que seja possível disponibilizar situações que sejam multissensoriais. Por isso o Jardim na escola será importante para o aprendizado e para o equilíbrio dos alunos do SESI -Santa Bárbara d´Oeste.
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