A maioria das causas de incêndio noticiada pela mídia está ligada à falta de manutenção predial, bem como o descuido com materiais combustíveis e uma fiscalização inadequada aos antichamas, resultando em perdas irreparáveis principalmente onde há concentração de pessoas. Muitos estudos apontam que a organização em segurança incendiária de locais facilita a evacuação, minimizando os prejuízos. Neste trabalho, pretendemos melhorar a segurança escolar em caso de incêndio da E. E. Culto à Ciência - Campinas/SP - através do desenvolvimento de um plano de contingência com a elaboração de um protocolo de segurança, estabelecimento de rotas de fuga e pontos de encontro, revitalização da sinalização visual e sonora, e a formação de um grupamento escolar que será treinado por bombeiros militares. Os recursos empregados referem-se a materiais para sinalização de segurança em incêndio e pessoas da comunidade escolar (alunos e funcionários). O método de engenharia envolve as etapas: pesquisa com alunos sobre comportamento e desinformação em incêndio, o mapeamento das áreas de risco que determinam a localização das rotas de fuga e dos pontos de encontro nesta escola, a seleção das pessoas que comporão o grupamento escolar, que será responsável pelo cumprimento do protocolo de segurança estabelecido e treinada por bombeiros, a realização de palestras educativas anuais sobre causas, consequências e como agir em caso de incêndio em parceria com o Programa Bombeiro Educador. O resultado esperado é a melhoria da percepção de segurança escolar em incêndio após todas as medidas concretizadas. Para a segunda fase do projeto, será feita uma pesquisa com gestores das escolas públicas estaduais da mesma cidade para avaliar o interesse em aplicar o plano de contingência desenvolvido em nossa escola, adaptando-o de acordo com a necessidade de cada uma, com o apoio do 7º Grupamento de Bombeiros do Estado de São Paulo - Campinas/SP.
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