O presente projeto pressupõe a promoção da conscientização e educação ambiental no exercício da cidadania, além disso o desenvolvimento do projeto oportuniza o desejo de elaboração de ambientes biodegradáveis. Este projeto é proveniente de uma situação inquietante – que se faz muito mais presente agora no Programa de Ensino Integral - pois a unidade escolar possui espaços ociosos e agora visados como espaços de utilidade, deleite e aprendizado, já que, o estudante necessita ampliar seu espaço de aprendizagem, que não mais deve ocorrer segundo o modelo tradicional, hierárquico e linear próprio da sala de aula. É necessário portanto um modelo flexível, no qual exista uma relação pedagógica estruturada no diálogo e experiência. Além de tudo isto, o projeto provoca o sentido de interdisciplinaridade, permitindo ao estudante uma visão holística do processo de ensino e aprendizagem e sua formação integral. O projeto propõe ações conjuntas e colaborativas, entre comunidade e escola, para aproveitamento de resíduos de alimentos, que normalmente são descartados no lixo, material orgânico para fabricação de húmus que poderá ser usado em plantações futuras em áreas ociosas da unidade escolar. Também se pretende (em um segundo momento) fazer parcerias com instituições privadas ou públicas para contribuição de materiais e até mesmo instruções e orientações das pessoas ligadas a área do projeto. Diante disso, conclui-se que o projeto é um meio para um fim, que podemos definir como: a formação de um sujeito autônomo, solidário e competente.
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