A INTEGRAÇÃO DE PRÁTICA DE JUSTIÇA RESTAURATIVA COMO ABORDAGEM INOVADORA NA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA DA PAZ NA ESCOLAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

  • Autor
  • Catarina Môneci Gondim Caldas
  • Co-autores
  • Esmeraldo Garcia Rodrigues Neto
  • Resumo
  • Introdução: A violência escolar representa um obstáculo contínuo que impacta não apenas o ambiente educacional, mas também o bem-estar emocional e social dos alunos. Nessa perspectiva o presente estudo abordará a integração das práticas de justiça restaurativa como abordagem inovadora na promoção da cultura de paz no âmbito escolar. Objetivo: Discutir sobre as práticas de justiça restaurativa no ambiente escolar para a implementação da cultura de paz. Metodologia: Este presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com intuito de explorar acerca da prática da justiça restaurativa no ambiente escolar sintetizando as evidências disponíveis na literatura sobre a temática, utilizando as bases de dados como SCIELO, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Resultados: A prática da justiça restaurativa nas escolas trata-se de um modo coletivo de reequilibrar as relações, viabilizando a convivência possível a partir do coletivo, ao lidar com os resultados atuais e futuros da ofensa e suas implicações. É essencial sublinhar que o processo restaurativo não atenuará o ato violento ou suas consequências, mas evidenciará, por intermédio das vítimas, a dor, o ressentimento, a seriedade e a magnitude da reparação do dano e da reconstrução das relações.Conclusão: A aplicação do estudo na abordagem de revisão integrativa de literatura, permitiu analisar de maneira ampliada acerca dos benefícios resultando na redução significativa dos comportamentos violentos e a propagação da violência.

  • Palavras-chave
  • Violência escolar, Direitos humanos, Defesa da criança e do adolescente.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
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