Introdução: A violência escolar representa um obstáculo contínuo que impacta não apenas o ambiente educacional, mas também o bem-estar emocional e social dos alunos. Nessa perspectiva o presente estudo abordará a integração das práticas de justiça restaurativa como abordagem inovadora na promoção da cultura de paz no âmbito escolar. Objetivo: Discutir sobre as práticas de justiça restaurativa no ambiente escolar para a implementação da cultura de paz. Metodologia: Este presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com intuito de explorar acerca da prática da justiça restaurativa no ambiente escolar sintetizando as evidências disponíveis na literatura sobre a temática, utilizando as bases de dados como SCIELO, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Resultados: A prática da justiça restaurativa nas escolas trata-se de um modo coletivo de reequilibrar as relações, viabilizando a convivência possível a partir do coletivo, ao lidar com os resultados atuais e futuros da ofensa e suas implicações. É essencial sublinhar que o processo restaurativo não atenuará o ato violento ou suas consequências, mas evidenciará, por intermédio das vítimas, a dor, o ressentimento, a seriedade e a magnitude da reparação do dano e da reconstrução das relações.Conclusão: A aplicação do estudo na abordagem de revisão integrativa de literatura, permitiu analisar de maneira ampliada acerca dos benefícios resultando na redução significativa dos comportamentos violentos e a propagação da violência.
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Editora Humanize
Maria Andhiara Kaele Feitosa Silva
Leonardo Diniz
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