O I Congresso Nacional de Educação para a Cidadania (CONEC) constituem uma compilação rica e diversificada das contribuições apresentadas durante este evento inaugural, que se destaca como um marco na promoção da educação voltada para a formação cidadã no Brasil. O CONEC reuniu educadores, pesquisadores, gestores e ativistas de todo o país para discutir e compartilhar práticas, pesquisas e políticas inovadoras que fomentem uma educação transformadora e inclusiva.
Este congresso oferece uma visão abrangente das abordagens contemporâneas para a educação cidadã, explorando uma variedade de temas cruciais, como direitos humanos, ética, participação democrática, diversidade e sustentabilidade. Desde iniciativas educacionais pioneiras até análises críticas de políticas públicas, os Anais refletem o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e participativa através da educação.
Destaques do congresso incluem:
- Artigos científicos originais que apresentam resultados de pesquisas sobre metodologias e práticas educativas voltadas para o desenvolvimento da cidadania em diferentes contextos educacionais.
- Relatos de experiências inovadoras e projetos de intervenção desenvolvidos por educadores e instituições que promovem a cidadania ativa, a inclusão social e a consciência crítica entre estudantes.
- Discussões sobre políticas educacionais e suas implicações para a formação cidadã, com foco em propostas para a melhoria e a implementação de currículos mais inclusivos e participativos.
- Estudo de casos que ilustram desafios e soluções na prática da educação para a cidadania em contextos variados, incluindo escolas urbanas e rurais, comunidades tradicionais, e ambientes de educação não-formal.
Com contribuições de educadores, pesquisadores, gestores e ativistas, o I Congresso Nacional de Educação para Cidadania (CONEC) são uma fonte essencial de conhecimento e inspiração para todos aqueles comprometidos com a construção de uma sociedade mais equitativa e democrática por meio da educação. Estes Anais representam um recurso valioso para a reflexão e ação, incentivando práticas educativas que não apenas informam, mas também empoderam indivíduos para se tornarem cidadãos ativos e conscientes.