PROMOVENDO A DIVERSIDADE POR MEIO DA PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Lucas Barroso Rego
  • Resumo
  • O trabalho relata uma experiência docente focada na promoção da diversidade étnico-racial por meio da promoção de um concurso de leitura e produção cultural. O currículo básico, tradicionalmente, tem marginalizado contribuições afro-brasileiras e indígenas, apesar das leis nº 10.639/03 e 11.645/08, perpetuando um epistemicídio que afeta negativamente o sentimento de pertencimento e a confiança de alunos não-brancos. Este estudo descritivo, baseado no conceito de experiência de Bondía (2002), demonstrou como a aplicação de ações pedagógicas antirracistas pode ser transformadora. Os resultados mostraram aumento do interesse dos alunos pela temática étnico-racial e fortalecimento de um ambiente escolar mais inclusivo. Conclui-se que a integração de conteúdos étnico-raciais nos currículos escolares é fundamental para garantir o reconhecimento e a valorização das identidades culturais marginalizadas, contribuindo para uma educação mais democrática e verdadeiramente transformadora.

  • Palavras-chave
  • Diversidade, Educação Básica, Ensino de História, Inclusão, Prática Docente.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo transversal
Voltar Download
  • Educação para a Cidadania Global
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
  • Políticas Públicas e Currículo de Cidadania
  • Tecnologia e Inovação na Educação
  • Direitos Humanos, Sustentabilidade e Interculturalidade
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
  • Eixo transversal
  • Educação para a Cidadania Global
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
  • Políticas Públicas e Currículo de Cidadania
  • Tecnologia e Inovação na Educação
  • Direitos Humanos, Sustentabilidade e Interculturalidade
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
  • Eixo transversal
  • Eixo transversal
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
  • Direitos Humanos, Sustentabilidade e Interculturalidade
  • Tecnologia e Inovação na Educação
  • Políticas Públicas e Currículo de Cidadania
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
  • Educação para a Cidadania Global
  • Educação para a Cidadania Global

Comissão Organizadora

Editora Humanize
Maria Andhiara Kaele Feitosa Silva
Leonardo Diniz

Comissão Científica