O trabalho relata uma experiência docente focada na promoção da diversidade étnico-racial por meio da promoção de um concurso de leitura e produção cultural. O currículo básico, tradicionalmente, tem marginalizado contribuições afro-brasileiras e indígenas, apesar das leis nº 10.639/03 e 11.645/08, perpetuando um epistemicídio que afeta negativamente o sentimento de pertencimento e a confiança de alunos não-brancos. Este estudo descritivo, baseado no conceito de experiência de Bondía (2002), demonstrou como a aplicação de ações pedagógicas antirracistas pode ser transformadora. Os resultados mostraram aumento do interesse dos alunos pela temática étnico-racial e fortalecimento de um ambiente escolar mais inclusivo. Conclui-se que a integração de conteúdos étnico-raciais nos currículos escolares é fundamental para garantir o reconhecimento e a valorização das identidades culturais marginalizadas, contribuindo para uma educação mais democrática e verdadeiramente transformadora.
Comissão Organizadora
Editora Humanize
Maria Andhiara Kaele Feitosa Silva
Leonardo Diniz
Comissão Científica