Introdução: Baseado em estudos de teóricos da Política Pública como Theodore Lowi, Paul Sabatier e Hugh Heclo, também nos teóricos de enfoque na educação e formação cidadã como Paulo Freire e Norberto Bobbio e os olhares voltados para as metodologias de ensino, tais como o estudo de caso e a aprendizagem baseada em Problemas (ABP) e que os alicerces deste trabalho se constroem. Utilizar de políticas públicas vigentes para formular debates e reflexões em cursos de formação, ensino regular, superior, técnico e ensino não formal pode reverberar em toda uma geração, para tanto propomos a continuação de um projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba que muda de Serviflix para Poliflix. Neste contexto, cabe ressaltar que o primeiro focava no conhecimento e na produção de políticas públicas para a melhoria do desempenho do serviço público, através da criação de vídeos curtos mostrando dicas, modelos, fluxos e conteúdos contstruidos a partir da coleta de informações e vivências dos sujeitos do projeto e seu público - alvo. Já o segundo tem como proposta utilizar de políticas públicas vigentes para a produção de conhecimento de forma multidisciplinar, também com a produção de vídeos que contribuam para essa formação cidadã. Utilizar de estudo de caso e a aprendizagem baseada em problemas podem ser ferramentas pedagógicas poderosas e corroborar significativamente com a educação cidadã. Ao analisar casos reais de políticas públicas, os estudantes são expostos a situações complexas e multifacetadas, desenvolvendo habilidades de análise crítica, tomada de decisão e resolução de problemas. Essa abordagem permite que os alunos compreendam as implicações das políticas públicas na vida das pessoas e nas comunidades, estimulando o senso de responsabilidade social e o engajamento cívico. A aprendizagem baseada em problemas, por sua vez, desafia os estudantes a buscar soluções criativas para problemas reais, promovendo o desenvolvimento de habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico conhecendo todo o ciclo de políticas públicas e suas facetas. Ao trabalharem em grupo para analisar casos e propor soluções, os estudantes aprendem a importância do diálogo e do consenso na construção de um bem comum, fortalecendo assim sua formação cidadã. Objetivo Geral: Expor uma proposta de metodologia de ensino e aprendizagem com foco nas políticas públicas para a formação cidadã. Objetivo específico: Apresentar o uso da política pública como instrumento para a formação cidadã; Trazer as possibilidades de uso dessa metodologia e seus benefícios relacionados ao diálogo que permeia a educação e as Políticas Públicas. Metodologia: De abordagem qualitativa, bibliográfica e de estudo de caso com a análise do Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, intitulado Serviflix, busca-se identificar os impactos dessas iniciativas na construção de uma cidadania ativa e participativa sendo uma proposta de base para a educação e a formação cidadã. Esta pesquisa origina-se dentro da UFPB, Campus João Pessoa-PB, os sujeitos da pesquisa foram 10 (dez) discentes da instituição de ensino, 10 (dez) técnicos administrativos de 3 (três) setores diferentes e comunidade em geral que participou de oficinas, minicursos e enquetes nas redes sociais (média de 100 pessoas). Resultados e discussão: Durante 12 (doze) meses de projeto com a coleta local e periódica de informações entre discentes, Técnicos Administrativos e comunidade em geral sobre como melhorar o desempenho do serviço público com base nos setores analisados (Pró-Reitoria de Extensão, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba) e na escala de indicadores chamada Servqual, observou-se que os sujeitos da pesquisa atuavam de forma mecânica, ou seja, não reconheciam o como um processo todo. Diante disso, não havia questionamentos, apenas reclamações do que estava em falta; ainda, percebeu-se que os sujeitos da pesquisa não entendem sobre políticas públicas, não sabem pesquisar, procurar, muito menos, opinar sobre elas, direcionando toda responsabilidade para o Agente político; Além do mais, percebeu-se a carência sobre o papel cidadão na atuação da formulação e implementação de uma política pública efetiva. Considerações finais: Portanto, com base nas informações do projeto e instrumentos utilizados, foi possível perceber que: 1) É necessário profissionalizar o conhecimento e a formulação de políticas públicas; 2) Entender que o conhecimento aprofundado da função e impacto da Política pública deve ser uma pauta contínua na educação; 3) Ter métodos eficazes de perceber a necessidade e o impacto de uma política Pública no cotidiano da sociedade e, que 4) O Estudo das políticas Públicas no cotidiano pode ajudar em proposituras e implementações muito mais abrangentes, impactantes e que geram uma sustentabilidade e cultura contínua da busca pelo bem coletivo da sociedade.
Comissão Organizadora
Editora Humanize
Maria Andhiara Kaele Feitosa Silva
Leonardo Diniz
Comissão Científica