TRAÇANDO CAMINHOS INTERDISCIPLINARES ENTRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E SAÚDE MENTAL

  • Autor
  • SABRINA DOS SANTOS PINHEIRO
  • Co-autores
  • claudianny afonso da silva , Denise Oliveira de Sousa , Karoliny Cavalcante Medeiros , Railson Walter Batista Tavares , Raylessa Vieira Maciel , Francisco Lucas de Sousa Leonel
  • Resumo
  • Atualmente, a crescente demanda de alunos que apresentam necessidades específicas tem exigido do corpo docente, além de um olhar sensível e estratégias inclusivas que possam ser adaptadas às suas particularidades, o trabalho em equipe com as demais áreas do conhecimento para que haja uma integração entre os diferentes saberes em prol de uma prática pedagógica mais holística e alinhada ao contexto atípico desses discentes. Nessa perspectiva, mediante pesquisa qualitativa de viés bibliográfico, este trabalho visa apresentar uma proposta que integra letramento e saúde mental a ser desenvolvida no âmbito escolar, a partir do trabalho interdisciplinar, envolvendo a conscientização crítica sobre saúde mental e aliada ao desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e comunicação. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os estudos de Bakhtin (1997) acerca dos gêneros do discurso, assim como recorremos à perspectiva de Kleiman (2000) sobre práticas de letramento. Espera-se que ao abordar o gênero Notícia atrelado à questão do TDAH,  seja propiciado ao discente, dentro desse contexto pragmático que foi inserido, um aprofundamento acerca dos seus conhecimentos, tanto na leitura e escrita, quanto na ampliação de conhecimento de mundo e afloramento de valores empáticos, basilares para o convívio social.

  • Palavras-chave
  • Interdisciplinaridade; Inclusão; Letramento; Saúde mental.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo transversal
Voltar Download
  • Educação para a Cidadania Global
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
  • Políticas Públicas e Currículo de Cidadania
  • Tecnologia e Inovação na Educação
  • Direitos Humanos, Sustentabilidade e Interculturalidade
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
  • Eixo transversal
  • Educação para a Cidadania Global
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
  • Políticas Públicas e Currículo de Cidadania
  • Tecnologia e Inovação na Educação
  • Direitos Humanos, Sustentabilidade e Interculturalidade
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
  • Eixo transversal
  • Eixo transversal
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
  • Direitos Humanos, Sustentabilidade e Interculturalidade
  • Tecnologia e Inovação na Educação
  • Políticas Públicas e Currículo de Cidadania
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
  • Educação para a Cidadania Global
  • Educação para a Cidadania Global

Comissão Organizadora

Editora Humanize
Maria Andhiara Kaele Feitosa Silva
Leonardo Diniz

Comissão Científica