Atualmente, a crescente demanda de alunos que apresentam necessidades específicas tem exigido do corpo docente, além de um olhar sensível e estratégias inclusivas que possam ser adaptadas às suas particularidades, o trabalho em equipe com as demais áreas do conhecimento para que haja uma integração entre os diferentes saberes em prol de uma prática pedagógica mais holística e alinhada ao contexto atípico desses discentes. Nessa perspectiva, mediante pesquisa qualitativa de viés bibliográfico, este trabalho visa apresentar uma proposta que integra letramento e saúde mental a ser desenvolvida no âmbito escolar, a partir do trabalho interdisciplinar, envolvendo a conscientização crítica sobre saúde mental e aliada ao desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e comunicação. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os estudos de Bakhtin (1997) acerca dos gêneros do discurso, assim como recorremos à perspectiva de Kleiman (2000) sobre práticas de letramento. Espera-se que ao abordar o gênero Notícia atrelado à questão do TDAH, seja propiciado ao discente, dentro desse contexto pragmático que foi inserido, um aprofundamento acerca dos seus conhecimentos, tanto na leitura e escrita, quanto na ampliação de conhecimento de mundo e afloramento de valores empáticos, basilares para o convívio social.
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Editora Humanize
Maria Andhiara Kaele Feitosa Silva
Leonardo Diniz
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