SENSIBILIZAR PAIS E RESPONSÁVEIS NA EDUCAÇÃO CIDADÃ DOS FILHOS: CAPACITISMO E BULLYING

  • Autor
  • Silvia Janaina de Oliveira Pimentel
  • Resumo
  •  

    Os estudantes que ingressam no ensino fundamental II, trazem consigo a educação familiar que atualmente passa por mudanças estruturais complexas o que reflete na escola. Porém, o envolvimento de pais e responsáveis contribui no processo de formação dos estudantes e aprendizagem. De acordo com Bhering, A família, em decorrência dos avanços sociais, econômicos e tecnológicos, tem mudado seus papais, seus papeis, suas obrigações e sua estrutura tradicional Bhering (1999). Nesse contexto a Escola Estadual Tiradentes, inserida em área urbana da cidade de Manaus, deu início a sensibilização dos pais e responsáveis, dos estudantes do sexto ano, na temática da educação cidadã com ênfase no capacitismo e bullying. De acordo com Pereira capacitismo refere-se a “comportamentos discriminatórios, opressivos ou abusivos originados pela crença de que as pessoas com deficiências são inferiores a outras” Pereira (2008) e conforme a Lei nº 13.185, em vigor desde 2015, classifica o bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. As temáticas foram escolhidas baseadas nas ocorrências repetidas, principalmente nos sextos anos onde se tem expressivo número de estudantes com deficiência. As sensibilizações estão em execução em parceria com a professora da sala de recursos multifuncional. Tem-se como objetivo a sensibilização dos pais e responsáveis na temática do capacitismo e bullying com a promoção da educação cidadã. As sensibilizações ocorrem em duas sextas-feiras de cada mês, a escolha depende do calendário de atividades da escola. A escola possui quatro sextos anos, todos recebem o convide para participação. A sensibilização tem duração de uma hora e damos um brinde simbólico aos pais e responsáveis. Estão programadas seis sensibilizações. No contexto escolar, chama-se os pais ou responsáveis apenas para reuniões que visam discutir comportamento e notas ou entrega de boletins. Como aponta, Carvalho, do ponto de vista da escola, envolvimento ou participação dos pais na educação dos filhos e filhas significa comparecimento às reuniões de pais e mestres, tenção à comunicação escola/casa e, sobretudo, acompanhamento dos deveres de casa, notas e comportamento. Esse envolvimento pode ser espontâneo ou incentivado por políticas da escola, ou do sistema de ensino Carvalho (2000). Contudo, o que temos como objetivo é a formação da família que possui influência direta no comportamento do estudante. Proporcionar a formação da família e o diferencial do projeto proposto. Como tivemos apenas um primeiro encontro, não temos como medir a participação quantitativa, porém a qualitativa foi expressiva, os participantes relataram a surpresa em ser uma formação e confirmaram sua presença nas próximas. Assim, a primeira formação não teve um número expressivo de pais e responsáveis, o que se entende já que os mesmos possuem a visão que a escola somente convida para reuniões e entrega de boletins. No entanto, os que compareceram, segundo os relatos, começaram, a transmissão do conhecimento adquirido na formação. As formações continuam e nas próximas se planeja conhecer melhor as famílias por meio de questionário de múltiplas escolhas trazendo questões da temática, comportamento e opiniões da família. 

     

  • Palavras-chave
  • Formação, Família, Educação, Cidadania, Escola
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
Voltar Download
  • Educação para a Cidadania Global
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
  • Políticas Públicas e Currículo de Cidadania
  • Tecnologia e Inovação na Educação
  • Direitos Humanos, Sustentabilidade e Interculturalidade
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
  • Eixo transversal
  • Educação para a Cidadania Global
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
  • Políticas Públicas e Currículo de Cidadania
  • Tecnologia e Inovação na Educação
  • Direitos Humanos, Sustentabilidade e Interculturalidade
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
  • Eixo transversal
  • Eixo transversal
  • Violência Escolar, Cultura de Paz e Práticas Pedagógicas Combativas
  • Direitos Humanos, Sustentabilidade e Interculturalidade
  • Tecnologia e Inovação na Educação
  • Políticas Públicas e Currículo de Cidadania
  • Desafios e Perspectivas na Formação Cidadã
  • Educação para a Cidadania Global
  • Educação para a Cidadania Global

Comissão Organizadora

Editora Humanize
Maria Andhiara Kaele Feitosa Silva
Leonardo Diniz

Comissão Científica