Introdução: Nos últimos anos, a sustentabilidade tem sido uma temática amplamente discutida e dialogada em diversas esferas da sociedade, principalmente devido a múltiplos e variados acontecimentos ocorridos em decorrência de questões e problemáticas ambientais. A natureza está apresentando indícios de sobrecarga advinda da exploração desenfreada, em que muitos estudos apontam um possível colapso em decorrência da excessiva produção e consumo baseados na linearidade, o que tem gerado incontáveis consequências socioambientais a nível global. A escola, enquanto promotora do conhecimento, apresenta um papel essencial na disseminação da reflexão crítica embasada em estudos teóricos e evidências científicas. Por meio da interdisciplinaridade, diferentes temáticas transversais precisam ser apresentadas e debatidas em sala de aula como parte dos conteúdos programáticos em todas as áreas do conhecimento. Nesse sentido, a sustentabilidade é uma temática que requer diálogo com todas as demais áreas e precisa estar presente nos debates em sala de aula, de modo a contribuir para a formação crítica, reflexiva e cidadã dos estudantes perante os conflitos existenciais ocasionados pelas catástrofes ambientais. Objetivo: O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a importância da interdisciplinaridade a respeito da temática de sustentabilidade junto às diversas áreas do conhecimento, de modo a interligar os conhecimentos ambientais aos conteúdos programáticos das demais disciplinas no ambiente escolar. Metodologia: Foram utilizados diferentes textos científicos, obras acadêmicas e pesquisas de aporte teórico para análise e revisão de literatura de materiais disponibilizados em sites, periódicos e revistas, tendo como embasamento a abordagem qualitativa. Resultados e discussão: A interdisciplinaridade pressupõe a existência da interligação do conhecimento entre diferentes áreas e representa a amplitude do saber que perpassa uma única e determinada esfera científica, de modo que os conhecimentos se interligam e se interconectam para contribuírem com a formação cidadã. Na escola, há muitas temáticas que podem ser trabalhadas de maneira interdisciplinar e que corroboram para a formação estudantil do indivíduo enquanto sujeito social, autônomo, crítico e pensante, perpassando a linha horizontal e entrelaçando-se entre as múltiplas áreas do ensino. A aprendizagem voltada para a temática de sustentabilidade requer esse viés interdisciplinar, pois há a necessidade de transcender os estudos e extrapolar as barreiras de uma única esfera do conhecimento, levando os estudos e teorias científicas a respeito da sustentabilidade a todas as áreas do conhecimento para que o ato de aprender seja tido como uma ação sistêmica, ampla e articuladora. Por se tratar de espaço comum e universal, os conhecimentos sobre sustentabilidade precisam compor, estrategicamente, todos os eixos temáticos das áreas do conhecimento de maneira transversal e serem trabalhados didaticamente nos diferentes níveis de ensino, bem como por meio de ações interventivas e práticas através de projetos de pesquisa, ensino e programas de extensão para que a teoria seja vivenciada na prática e os conhecimentos teóricos sejam perpassados para a comunidade em geral, de modo a popularizar a aprendizagem para além do âmbito escolar. As questões e anseios que integram a temática de sustentabilidade também são extensos por si só e requerem variadas contextualizações e debates para que se tenha uma discussão ampla e articuladora a tal nível que contemple todas as nuances dessa área. Nesse sentido, dialogar sobre sustentabilidade é discorrer sobre continuidade, sobre permanência, sobre alternativas que viabilizem a perenidade da existência e a vivência em equilíbrio sem agredir a natureza a ponto de chegar a um nível de ameaça de extinção da vida na terra. Através da interdisciplinaridade, os múltiplos atores educacionais assumem um papel indispensável na condução de estratégias e métodos que possibilitem a disseminação dos conhecimentos teóricos e práticos a respeito da sustentabilidade, perfazendo caminhos didáticos em que o currículo escolar corrobore para a construção de uma ponte dialógica entre os conhecimentos formais e informais, atentando-se para a popularização do conhecimento sobre a temática da sustentabilidade em todas as áreas de estudos, de modo que se tenha a efetivação de ações que sejam tidas como uma reflexão teórica e prática para além do âmbito escolar por meio da formação cidadã que proporcione intervenções e iniciativas capazes de articular mudanças nos espaços de convívio social, tanto localmente quanto globalmente. Assim, o entendimento e o contínuo ato dialógico sobre sustentabilidade contribuirá para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e ativos em consonância com as problemáticas ambientais e estarão constantemente em análise e discussão sobre a importância da sustentabilidade para a existência da vida na terra, buscando alternativas que conduzam ao equilíbrio ambiental, social e econômico. Considerações finais: O olhar interdisciplinar sobre sustentabilidade possibilita que haja o entendimento da dimensão e importância sobre educação ambiental e os impactos negativos ocasionados pelo inadequado uso dos recursos naturais. Frente aos impactos gerados, alternativas como economia circular e outras iniciativas coletivas são fundamentais para a consolidação de estratégias que reduzam os efeitos negativos e contribuam para a resolução das problemáticas emergentes. Isso é possível com o protagonismo estudantil e a prática dos conhecimentos adquiridos.
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Leonardo Diniz
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