Educação do Campo e Agroecologia: diálogos entre currículo escolar com as práticas agroextrativistas nas escolas do campo

  • Autor
  • Marcelo Freitas de Sá
  • Co-autores
  • Witembergue Gomes Zaparoli
  • Resumo
  •  

    Pretendemos analisar a relação entre Educação do Campo e Agroecologia, bem como os diálogos entre currículo escolar com as atividades agroextrativistas nas escolas do campo. A partir da pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, utilizamos, sobretudo, como base teórica os conceitos do Dicionário da Educação do Campo e o Caderno de Agroecologia. Em relação ao currículo e sua ressignificação nas escolas camponesas dialogamos com Arroyo (2012) e Sacristán (2013). E quanto as práticas interculturais nas escolas do campo selecionamos os debates de Candau; Russo (2010). Portanto, que as escolas do campo reconheçam e valorizem os saberes e fazeres populares, asociando-os as atividades agroecológicas aos currículos e metodologias específicas, primando por um ensino intercultural.

     

     

  • Palavras-chave
  • Escolas camponesas; Práticas pedagógicas; Intercultural.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação formal
Voltar Download

  • Educação formal
  • Educação não-formal
  • Produção ecológica
  • Promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável

Comissão Organizadora

Emerson Dalla Chieza
Marcônio Martins Rodrigues
Ceália Cristine dos Santos
Rodrigo de Sousa Furtado
Altina de Abreu Rego
Rute Sousa da Costa
Ana Cristina dos Santos Mendes
Deuciane Jardim Amorim da Silva
Emerson Costa do Nascimento
Layla Cristina de Sousa Silva
Luzimara da Conceição Sousa
Marcela da Silva melo
Maria Brena de Sousa Silva
Mayara Soares Sousa
Ana Cláudia Silva de Oliveira
Raissa Gomes

Comissão Científica