Em uma conjuntura histórico-crítica excepcional como a que nos encontramos, provocada pela Pandemia do Covid-19, e frente aos desafios oriundos das recentes reformas político-educacionais direcionadas ao ensino público, gratuito e de qualidade no Brasil , o II SEDUCA foi concebido como uma oportunidade ímpar para qualificar o debate a respeito das implicações, consequências e desafios que esses processos impõem ao próprio lugar epistemológico e a existência social e institucional dos cursos de graduação.
Este contexto que o mundo inteiro tem passado nos convida a refletir mais uma vez sobre a importância da educação para a sociedade, bem como os multiespaços de formação, as diversas formas de educação, as diferentes condições para o ocorrência do processo educativo e como todos esses (dentre outros) fatores interagem e os resultados dessa interação.
Este não é um assunto novo, tampouco simples, mas a pandemia tornou mais evidente esses fatores e isso reforça a necessidade de discussão para todas as áreas, e a Educação do Campo e a Agroecologia ganham ainda um destaque pois essas duas áreas possuem em comum os sujeitos do campo como atores centrais de sua expressão.