Este estudo consiste em apresentar o diagnóstico realizado no Centro de Educação do Campo Roseli Nunes no município de Lagoa Grande do Maranhão na comunidade Vila Kênio. A investigação teve como objetivo fazer um levantamento de dados sobre a organização do trabalho pedagógico, abordando aspectos gerais da escola e do trabalho docente na sala de aula. Além disso, integra as atividades do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMA. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa-ação por meio da observação e registro da realidade estudada, entrevista com educadores e lideranças e imersão dos residentes nas escolas-campo através de regências em disciplinas específicas, elaboração coletiva de intervenções, além da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa também apontou que a educação do campo é uma abordagem pedagógica que reconhece a singularidade das comunidades rurais, valorizando seus conhecimentos, cultura e modo de vida.
Comissão Organizadora
Emerson Dalla Chieza
Marcônio Martins Rodrigues
Ceália Cristine dos Santos
Rodrigo de Sousa Furtado
Altina de Abreu Rego
Rute Sousa da Costa
Ana Cristina dos Santos Mendes
Deuciane Jardim Amorim da Silva
Emerson Costa do Nascimento
Layla Cristina de Sousa Silva
Luzimara da Conceição Sousa
Marcela da Silva melo
Maria Brena de Sousa Silva
Mayara Soares Sousa
Ana Cláudia Silva de Oliveira
Raissa Gomes
Comissão Científica