Desafios e possibilidades da escola no campo em tempos de crises: uma experiência da Unidade Integrada José Nogueira

  • Autor
  • Jessé Lima da Silva
  • Resumo
  • O presente trabalho registra algumas das experiências e desafios da Unidade Integrada José Nogueira no período pandêmico. Na escola situada em São Manoel, zona rural de Lago do Junco-MA, as ações foram reorientadas devido à urgência do distanciamento social, ocorrendo primordialmente fora do ambiente escolar convencional, mas reiterando o compromisso com os estudantes, redesenhando estratégias de ensino-aprendizagem para enfrentar os desafios. Algumas contribuições incluem a importância da tecnologia para a aprendizagem, valorização da aprendizagem contextualizada e flexibilidade no ensino, reforço das parcerias com as comunidades, inclusão de nova metodologia, reflexão sobre desigualdades educacionais e experimentação de métodos alternativos. A adaptação das escolas do campo revelou a capacidade de incorporar abordagens pedagógicas diversas, apesar das restrições impostas pela pandemia as escolas do campo abertas cumprem com sua função social para além da educação formal.

  • Palavras-chave
  • Escola do campo; Educação contextualizada; Pratica pedagógica alternativa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação formal
Voltar Download

  • Educação formal
  • Educação não-formal
  • Produção ecológica
  • Promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável

Comissão Organizadora

Emerson Dalla Chieza
Marcônio Martins Rodrigues
Ceália Cristine dos Santos
Rodrigo de Sousa Furtado
Altina de Abreu Rego
Rute Sousa da Costa
Ana Cristina dos Santos Mendes
Deuciane Jardim Amorim da Silva
Emerson Costa do Nascimento
Layla Cristina de Sousa Silva
Luzimara da Conceição Sousa
Marcela da Silva melo
Maria Brena de Sousa Silva
Mayara Soares Sousa
Ana Cláudia Silva de Oliveira
Raissa Gomes

Comissão Científica