FORMAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: UM PERCURSO IMPORTANTE PARA O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE RESIGNIFICAÇÕES
Todos os profissionais que atuam em diversas áreas precisam da formação continuada na área de tecnologia de informação e ciências das religiões cuja necessidade se fundamenta na condição de que o mundo está em constante evolução. Para a área da Educação, o presente assunto sempre foi uma questão determinante na qualidade da Educação oferecida pelos sistemas de ensino, pois se sabe que professores bem formados são profissionais melhores, ou seja, possuem embasamento teórico adequado. O objetivo do trabalho é contribuir na reflexão para as futuras práticas de Formação Continuada do professor, propiciando informações para despertar o interesse adquirir conhecimentos relacionados a área de tecnologia de informação e ciências das religiões, incentivando-os a construir um currículo escolar que resgate valores e atitudes para eliminar o preconceito e a discriminação. A utilização dos recursos midiáticos na educação marca significativas mudanças nos processos de ensino aprendizagem. Neste bojo, surgem os tipos e os gêneros textuais que vêm sendo amplamente explorados, oferecendo ao professor inúmeros recursos para enriquecer o processo de construção e reelaboração do conhecimento. Contudo, os desafios que os gêneros textuais compreendem são amplos, competindo ao professor ter postura de pesquisador para utilizar estes recursos no processo de sua formação, no seu desenvolvimento profissional e na implementação de novos recursos metodológicos para fortalecer o processo de ensino aprendizagem dos educandos. A metodologia está fundamentada na pesquisa bibliográfica, descrevendo e analisando uma literatura específica referendada pelas disciplinas do curso de Especialização em Mídias na Educação/UFOPJ/MG, Mestrado e Doutorado Profissionalizante em Ciências da Religião/Faculdade Unida de Vitória/ES, o qual vem possibilitando realizar estudos, pesquisas, análises e reflexões da temática abordada. Após o levantamento da bibliografia pertinente, procurou-se realizar uma análise e interpretação de todo o conteúdo proposto para estudo. O foco do trabalho é contribuir na reflexão para as futuras práticas de formação continuada de professores elucidando que a tríade, Formação Continuada, Tecnologia de Informação e Ciências das Religiões, com sua diversidade de gêneros e tipos textuais têm muito a contribuir com a construção do conhecimento do ser humano. Destaque para a vivência e atuação participativa na sociedade contemporânea sem discriminação e preconceitos, valorizando a pluralidade cultural existente.
Palavra-chave: Formação Continuada. Tecnologia de Informação. Ciências das Religiões.
A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.
Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados.
Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas.
Comissão Organizadora
Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)
Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)
Comissão Científica
Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)
Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)
Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)