A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) abordará o tema "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas".
A proposta é discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.
Nesta edição, a comissão organizadora do evento é composta pelos seguintes participantes do LiDiME:
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Área de submissãoAbertura Abertura
Um panorama das pesquisas em Análise de Discurso Crítica no Brasil Palestra
Estado da arte como metodologia de pesquisa Minicurso · Gabriela Almeida Silva, Profa. Dra. Thaísa Cristina Bueno (UFMA)
Análise de Discurso e Literatura Minicurso · Profa. Dra. Ana Carla Rio (IFMA)
Análise de Discurso Pecheutiana Minicurso · Prof. Dr. José Antonio Vieira (UEMA)
Discursos sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação Simpósio Temático · Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)
Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola Simpósio Temático · Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)
Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea Simpósio Temático · Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)
Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais Simpósio Temático · Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)
Aspectos históricos da AD francesa: emergência e desdobramentos atuais Palestra · Profa. Dra. Claudiana Narzetti
Encerramento Encerramento
Cada participante deve selecionar apenas a(s) modalidade(s) de inscrição(ões) pretendida(s) para o evento.
Inscrição Geral deve ser selecionada pelo/a participantes que desejar assistir às conferências e participar como ouvinte dos Simpósios Temáticos, sem participação em minicurso ou apresentação de trabalho.
Na modalidade Inscrição com participação em minicurso, o/a participante deve selecionar apenas a opção referente ao minicurso pretendido. Permite participação no minicurso escohido, nas palestras e nos simpósios (como ouvinte).
Na modalidade Inscrição com apresentação de trabalho em Simpósio Temático, o/a participante deve selecionar apenas a opção referente ao simpósio pretendido. Permite participação nas palestras e apresentação de trabalho na modalidade comunicação oral no Simpósio selecionado.
A confirmação da inscrição com apresentação de trabalho em Simpósio Tempatico está condicionada ao aceite do trabalho para apresentação no evento.
Ressaltamos que não há a possibilidade de inscrição em mais de um minicurso ou mais de um simpósio, porque esses eventos acontecerão simultaneamente.
Apenas os/as interessado/as em apresentar trabalho e participar dos minicursos devem realizar inscrição em duas modalidades, indicando o Simpósio Temático e o minicurso pretendidos.
Prazos de inscrição:
Submissão de trabalhos:
O resumo submetido para a apresentação de comunicação oral deve ser escrito em língua portuguesa e versar sobre pesquisas alinhadas às temáticas propostas nos simpósios do evento. O texto do resumo deve conter de 300 a 600 palavras e informar de 3 a 5 palavras-chave, formatado em Arial, 12, espaçamento simples, justificado.
A submissão de trabalhos deverá ser realizada até o dia: 10 de outubro de 2022.
Os aceites serão informados por e-mail até o dia 20 de outubro de 2022.
- Minicursos
Profa. Dra. Thaisa Cristina Bueno (UFMA/ Imperatriz)
Este minicurso vai abordar a metodologia do Estado da Arte como método final de estudo, bem como ferramenta de investigação exploratória para pré-projetos. O objetivo é apresentar as etapas deste modelo de investigação, as possibilidades de aplicação, seus alcances e limitações.
Profa. Dra. Ana Carla Rio (IFMA /Buriticupu)
Na Análise do Discurso, diferentes e inusitados são os métodos de pesquisa para uma análise. Neste curso, abordaremos sobre as práticas discursivas de saber e das relações de poder, tomando os enunciados das narrativas, refletindo sobre as “vontades de verdades” de um momento da história do Brasil, em que se configuravam os embates para a abolição da escravidão, autorizando quem poderia falar sobre determinado assunto naquele momento, para isso tomarei cenas enunciativas produzidas nas narrativas literárias Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, publicada no Maranhão, em 1859, e A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, publicada no Rio de Janeiro, em 1874. Este curso tem, pois, o intento de chamar atenção para o que é da ordem dos discursos e, principalmente, situar qual o caminho será percorrido teoricamente, para que se entenda o seu funcionamento.
Prof. José Antonio Vieira (UEMA)
Neste minicurso, temos o objetivo de apresentar os pressupostos teóricos dos estudos discursivos materialistas ligados a Michel Pêcheux, abordando desde sua origem à pressupostos da contemporaneidade. Pretendemos desenvolver um espaço de estudo que contribua com os estudos linguísticos discursivos. Para isso, desenvolveremos exemplos de análises baseadas nas oposições conceituais de: discurso x texto; língua x ideologia, condições de produção, história x memória, interdiscursividade; identidade x alteridade; subjetividade x assujeitamento; ideologia x formação discursiva; e heterogeneidade enunciativa.
- Simpósios Temáticos
Profa. Ma. Ana paula Campos Fernandes (UNIPAC)
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm possibilitado inúmeras transformações na sociedade e cada vez mais influenciam nas relações sociais, econômicas, culturais, educacionais, dentre outras. Especificamente no setor educacional, os documentos orientadores, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vêm trazendo orientações quanto à aplicação das tecnologias para auxiliar as práticas educativas. Embora a aplicação das tecnologias seja um desafio para o professor, durante o distanciamento social, ocasionado pela Covid-19, percebeu-se que as tecnologias digitais podem ser aliadas no processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto, os discursos são considerados práticas sociais, os quais influenciam na transformação social. Assim, esta sessão temática receberá trabalhos com discursos sobre práticas pedagógicas utilizando as tecnologias de informação e comunicação na educação básica, tecnológica e/ou superior.
Profa. Dra. Luciane Eneas Lira - (IFB/ São Sebastião)
Este simpósio promoverá um espaço de diálogo e partilha de experiências e saberes sobre contribuições de estudos discursivos voltados para práticas sociais na escola. Serão considerados trabalhos que reflitam sobre dinâmicas escolares de letramento vivenciadas na educação básica, técnica, tecnológica e superior.
Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)
As práticas sociais na contemporaneidade são, cada vez mais, atravessadas pela presença da mídia, quer sejam as mais convencionais (TV, Rádio, Jornal, Revista), quer sejam as mais modernas (Site, Blog, Mídia Social, Rede Social). Nesse espaço, interessam-nos discutir sobre a força da atuação dos discursos midiáticos como lugar de construção de sentidos na atualidade. Também se faz necessário trazer para o debate, reflexões sobre a função do gêneros discursivos, produzidos nesse contexto, como elemento ideológico, construtor de identidades, que atua por meio de representações particulares da realidade.
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves - UFMA
Discursos funcionam para construção de representações sociais e identidades, sendo fundamentais no processo de luta por mudança social empreendido de forma cada vez mais organizada por grupos ssociais e seus agentes, bem como os discursos produzidos sobre eles e suas ações por meio de estudos que analisem os sentidos das representações sociais e construções identitárias efetivados nesse contexto.ociais em busca por reconhecimento. Neste simpósio, buscaremos discutir discursos de movimentos.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Grupo de Pesquisa na área de Linguagens da Universidade Federal do Maranhão.
Maria Aparecida Resende Ottoni é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2; possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e doutorado, também em Linguística, área de concentração Linguagem e Sociedade, pela Universidade de Brasília (2007). Fez um estágio de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e estágio de pós-doutoramento na Universidade de Brasília. Atualmente, é professora associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFU), orientando na linha de pesquisa Linguagem, sujeito e discurso, e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFU), orientando na linha de pesquisa Estudos da Linguagem e Práticas sociais. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional, membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/Ceam/UnB) e do GT Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL. Seu trabalho é voltado para a Análise de Discurso Crítica, letramento, gêneros do discurso, identidades e ensino de Língua Portuguesa.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes e da Graduação em Letras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Araraquara). Integrante do Núcleo de Pesquisas em Língua e Literatura (NUPELL). Desenvolve e orienta pesquisas na área da análise do discurso, com ênfase nas teorias de Michel Pêcheux e do Círculo de Bakhtin.