Este artigo tem por objetivo analisar como a autoria é conceituada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um exame que é considerado o principal meio de avaliação da educação básica de ensino no país e, também, de ingresso às Instituições de Ensino superior e se essa concepção de autoria se aproxima dos estudos discursivos existentes. Para tanto, faremos uma análise, a partir do Manual de capacitação de corretores do ENEM divulgado, pela primeira vez em 2019, pelo Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Cartilha do participante, divulgada pela banca do exame no mesmo ano. Considerando o objeto de estudo evidenciado na pesquisa, recorremos a algumas concepções de autoria traçadas pela Análise do Discurso francesa (AD) e estudos da Filosofia da linguagem de Bakhtin. Busca-se, então, os conceitos de autoria em Foucault (1992, 2006) e Bakhtin (2006, 2011). A metodologia da pesquisa é caracterizada pela pesquisa qualitativa, de natureza básica, uma vez que se faz uma análise de documentos que servem de parâmetro de estudos e avaliação da prova de redação do Enem de 2019, para compreender como estes abordam a questão da autoria e se estas tem relação com as concepções dos estudos discursivos. A relevância da pesquisa, justifica-se pela notoriedade que tem a autoria nos estudos discursivos atuais. Dito isso, este trabalho surge no sentido de contribuir, por meio das reflexões teóricas e das análises feitas, com pesquisas já existentes no âmbito acadêmico e no âmbito escolar, em especial, com aqueles que se dedicam ao ensino de produção textual na educação básica. Os resultados da pesquisa revelam que os documentos oficiais do Enem, citados na pesquisa, não deixam claros os processos de escrita que envolvem a autoria, o que acaba comprometendo uma compreensão mais objetiva da importância desse aspecto para a escrita do candidato ao Enem, que na prova se propõe a tornar-se autor.
A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.
Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados.
Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas.
Comissão Organizadora
Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)
Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)
Comissão Científica
Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)
Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)
Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)