Com os avanços tecnológicos os aplicativos facilitaram a comunicação, tornando o tráfego de informação cada vez mais viável e eficiente na sociedade, com isso, os dispositivos móveis têm sido utilizados por cada vez mais pessoas e em diversas áreas dos segmentos sociais e profissionais. Com isso, se tornou possível a expansão das técnicas utilizadas para exercer diversas ações na sociedade, inclusive o desenvolvimento de novos produtos, métodos de entretenimento, formas de prestação de serviços, e a educação, seja a tradicional e formal, seja a informal e virtual, não devem ficar de fora dessa revolução. Além disso, é importante salientar que as pessoas pertencentes às faixa etárias mais baixas são as que apresentam a maior facilidade no que refere-se à utilização da tecnologia em geral. Portanto, é necessário compreender e buscar por meios de levantamentos de dados quais os obstáculos e os procedimentos percorridos durante as aulas pelos alunos e professores, debatendo sobre o uso de aplicativos móveis para amenização ou erradicação de tais obstáculos, de uma forma mais eficiente e interativa para todos. Um bom exemplo é o WhatsApp, que é um aplicativo multiplataforma que utiliza a internet para envio e recebimento de mensagens instantâneas de maneira gratuita e ilimitada, pelo celular, tablet ou versão de navegador, os destaques desta aplicação são as possibilidades de envios de diferentes mídias como imagens, áudios, vídeos e emojis (figuras prontas que demonstram expressões e sentimentos), além disso é possível criar grupos com até 100 membros, transmitir diálogos, realizar chamadas, entre outras opções, estas funcionalidades permitem uma gama de interações entre alunos e professores, possibilitando a transformação da sala de aula em um ambiente divertido e atrativo para os estudantes. Outro aplicativo que possui o potencial de auxiliar fortemente o ensino é o Duolingo, que é capaz de impulsionar o ensino de línguas estrangeiras de uma forma interativa, de fácil usabilidade e divertida. O uso das tecnologias em salas de aulas é uma evolução que vem fazendo com que a sala de aula se torne um ambiente mais leve, atrativo e descontraído, permitindo que os alunos tenham interações virtuais com os professores no contexto educacional.
A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.
Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados.
Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas.
Comissão Organizadora
Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)
Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)
Comissão Científica
Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)
Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)
Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)