O protagonismo dos discursos como influenciador de políticas públicas: um estudo sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação na educação

  • Autor
  • Leonardo Borges Gonçalves
  • Co-autores
  • Fabiana Fernandes Firmo
  • Resumo
  •  

    O Brasil, assim como outros países, vem desenvolvendo nos últimos anos algumas políticas públicas que atuam na expansão e inserção da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos ambientes escolares.

    Alguns documentos visando esta mudança foram produzidos por órgãos e instituições voltadas para a educação, tratando da implantação das TICs nas escolas como um recurso didático pedagógico que auxilia na melhoria da qualidade da educação.

    Segundo Beech (2009) os anos de 1980 foram marcados pelo surgimento de reformas no sistema educativo que englobavam questões como a profissionalização do docente, utilização de sistemas de avaliação centralizados e implantação de currículos que se baseavam em habilidades e competências, formou-se uma longa trajetória até a atualidade, que utilizando de discursos fomentadores possibilitaram a execução de varias modificações no campo educacional.

    As políticas culturais são expressas através dos currículos, estes são responsáveis por apresentarem uma série de diferenças e identidades que permeiam o espaço escolar, e é nesse contexto que se apresenta a necessidade dos usos das TIC.

    Durante anos foram elaborados vários discursos que versavam sobre a utilização dessas tecnologias na escola, esta pesquisa dará destaque à três, o discurso de defesa da utilização das TIC em forma de recurso didático pedagógico, o discurso que defende que a utilização das TIC trará uma significativa democratização no ensino e o discurso que defende as TIC como ferramenta de reaproximação dos jovens com a escola.

    Assim como Ball (1994) essa pesquisa defende a pluralidade de discursos, pois estes ao serem produzidos em diferentes lugares e espaços auxiliam na produção de políticas públicas curriculares inovadoras, a política precisa vir acompanhada da prática, em processos de produção contínua.

    A produção de discursos voltados para as TIC, quando gerados e difundidos na sociedade, influenciam a criação de projetos educativos a partir da utilização dessas tecnologias.

    Os discursos que versam sobre o tema além de influenciarem as questões políticas e de projetos também visão a melhoria das questões tecnológicas de informação e comunicação já existentes.

    Esses discursos são produzidos por professores, intelectuais da área, pesquisadores, comunidade escolar, e todos os sujeitos que de alguma forma colaboram com a área da educação ou com a sociedade de forma relacionada.

    Dias (2019) afirma que as perspectivas no que tange os discursos sobre políticas públicas voltadas para as TIC no futuro estão relacionadas ao campo cultural e a relação de colaboração entre sociedade e estado.

    Portanto conclui-se que entre o passado e o futuro esses discursos possuem papel de protagonismo, auxiliando a criação e implantação das TIC nas áreas de educação e gerando um ciclo de influências na sociedade contemporânea.

        

     

    BALL, Stephen. Education reform: a critical and poststructural pproach. Beckinghan: Open University, 1994.

    BEECH, Jason. A internacionalização das políticas educativas na América Latina.  Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, p. 32-50, jul./dez. 2009.

    DIAS, Rosanne Evangelista. Ciclo de políticas curriculares na formação de professores no Brasil. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019.

     

  • Palavras-chave
  • Discursos, Tecnologias, Sociedade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Discursos sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação
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A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era  discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.

Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados. 

Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas. 

  • Discursos sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação
  • Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola
  • Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea
  • Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais

Comissão Organizadora

Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)

Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)

 

Comissão Científica

Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)

Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)

Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)