A (re)construção identitária no discurso migrante de brasileiras expatriadas na Irlanda: em busca de novas vozes e significados

  • Autor
  • Victoria Barboza de Castro Cunha
  • Resumo
  • Cada vez mais o conteúdo publicado em blogs e redes sociais tem figurado como alternativa à cultura hegemônica da mídia de massa, possibilitando que analistas do discurso consigam abarcar a autêntica produção de sentidos pelos sujeitos sociais por meio da materialidade das linguagens (re)elaboradas no ambiente virtual. Observa-se, com isso, que os estudos de mídia digital têm facilitado a investigação das práticas discursivas na construção de identidades em trânsito, as quais perpassam variados espaços geográficos, sociais e digitais na pós-modernidade, representando importante avanço para o conhecimento acerca de movimentos migratórios envolvendo atores historicamente silenciados na contramão da cultura dominante, a exemplo do público feminino e de grupos minoritários. É nessa seara que esta pesquisa se insere, tendo por objetivo compreender a construção identitária sob a ótica imigrante, atravessada por questões de gênero, na cultura de mídia eletrônica produzida na pós-modernidade. Para tanto, dados primários relativos às vivências de 5 mulheres brasileiras residindo na Irlanda foram coletados em 13 postagens de um blog disponível on-line. Optou-se pela Irlanda como contexto desta pesquisa em virtude de os brasileiros comporem a segunda maior comunidade de expatriados local e, também, por existir uma imagem pública em torno de o país ser bastante receptivo a imigrantes. O critério de seleção das narrativas envolveu uma categorização temática em torno do objetivo pretendido deste estudo, logo, foram usadas como filtros palavras-chave relacionadas ao universo feminino, a exemplo de “mulher”, “maternidade”, “matrimônio”, “trabalho”, “gênero”, “moda”, “condições de vida da família” e “relacionamentos”. O conteúdo das postagens foi então analisado a partir da Análise de Discurso Francesa (ADF), baseada nas reflexões de Orlandi (2007, 2012) e Mainguenau (1997, 2005, 2008, 2020) acerca da construção linguístico-discursiva de vozes marginais expressas por sujeitos oriundos de grupos minoritários no contexto migratório. Quanto à perspectiva de gênero, buscou-se fundamentação nos escritos de Bourdieu (1989, 1998), Beauvoir (1980) e Butler (2016), à luz do constructo de identidade na pós-modernidade de Hall (2015). Os resultados desta pesquisa documental (Cellard, 2008) de viés construtivista (Lincoln et al., 2018) apontam que, por trás de um discurso aparentemente acolhedor e de emancipação feminina, centralizado na figura histórica da mulher militar celta que vivia em condição de igualdade com o cônjuge e/ou demais pares do sexo masculino, ou então na figura de celebridades femininas da música, da política e do esporte locais, frequentemente ovacionadas na grande mídia, muito da austera cultura católica irlandesa é imposta num movimento de violência simbólica sobre o corpo da mulher imigrante, o qual, segundo Bourdieu (1998), serve de palco para a disputa pelo poder e acaba servindo como materialização do próprio processo de submissão pela cultura estrangeira. Assim, a partir da construção de uma nova cena enunciativa em torno das relações sociais estabelecidas no país de destino, as brasileiras na Irlanda ressignificam sua identidade de gênero a partir das limitações políticas, sociais e ideológicas a que estão sujeitas, fazendo com que, diferentemente do que Simone de Beauvoir (1980) tanto pregou, o corpo feminino torne-se instrumento de aprisionamento da mulher no contexto imigrante.

  • Palavras-chave
  • mídia alternativa online; análise do discurso francesa; brasileiras na Irlanda; estudos de gênero; migração feminina
  • Área Temática
  • Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea
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A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era  discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.

Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados. 

Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas. 

  • Discursos sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação
  • Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola
  • Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea
  • Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais

Comissão Organizadora

Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)

Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)

 

Comissão Científica

Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)

Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)

Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)