Em razão da pandemia mundial, muitos impactos acometeram a Educação e provocaram a mobilização de professores para trabalharem na linha de frente remotamente em busca de medidas para combater os problemas educacionais emergentes desse contexto. Nesse âmbito, surge a necessidade de investigar como aconteceu a interação entre professor e aluno em ambiente emergencial de ensino e aprendizagem. Com base nesse pressuposto, o presente trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado, ora em andamento, cujo objetivo geral é compreender o processo alteritário constituído no ensino de linguagens do programa Se Liga no Enem — Revisão On-line. A pesquisa propõe uma investigação de ordem social, em que investigará os impactos gerados em aulas virtuais de Língua Portuguesa após a mudança na metodologia do programa Se Liga no Enem — Revisão On-line. Nesse sentido, os objetivos específicos serão de identificar as ações linguísticas constituídas a partir do diálogo com as necessidades dos alunos de aprender linguagens, no contexto em questão; descrever a alteridade constituída de docente com seus alunos em situações dialógicas nos diferentes canais de comunicação; analisar a prática das novas linguagens inseridas em redes dialógicas no ambiente virtual. O contexto da pesquisa será Interpretativa, do tipo Exploratória e com abordagem qualitativa. Como fundamentos teóricos, utilizaremos a abordagem dialógica bakhtiniana (2011), que irá subsidiar a reflexão sobre o processo que envolve a linguagem como construção de novos enunciados, em novo contexto educacional, aprofundada em consonância com o conceito de alteridade para Bakhtin e o Círculo (2011). Para compreender o funcionamento e os aspectos do ambiente virtual nas práticas educativas, é imprescindível refletir sobre o posicionamento por meio da linguagem verbal nesse contexto. Diante disso, estaremos nos apoiando em Barton e Lee (2015), que afirmam que o espaço de interação em novas mídias não só oferece novas possibilidades de representação, como também oportuniza declarações que evocam crenças e realidades distintas às pessoas envolvidas. Também Rojo (2015), pois afirma que o digital impulsiona o indivíduo a buscar outras formas de interação. O projeto Se Liga no Enem - Revisão On-line prepara alunos da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio por meio de várias plataformas digitais, como: Podcasts, YouTube, Classroom e Rádio. Portanto, estaremos organizando, como percurso metodológico, o uso de diferentes instrumentos de coleta de dados a partir de uma temática de aula de um professor escolhido, para que seja investigado o processo alteritário constituído no ensino de linguagens do programa Se Liga no Enem — Revisão On-line em diálogo com seus alunos.
A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.
Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados.
Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas.
Comissão Organizadora
Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)
Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)
Comissão Científica
Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)
Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)
Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)