O epicentro norteador das chamadas Fake News se deu durante o processo eleitoral norte-americano em 2018, seguido da saída do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit, uma abreviação das palavras Britain (Bretanha) e exit (saída), no mesmo ano e das eleições presidenciais brasileiras, em 2018. Notícias falsas estão em circulação na sociedade há séculos, no entanto, a diferença das notícias falsas atuais são as condições de produção. O novo com as Fake News está na forma de distribuição, velocidade e circulação em que a relação entre sujeito e conhecimento circulam nas plataformas midiáticas, produzindo discursos e atualizando os sentidos. Outrossim, este estudo se justifica pelo fato de que as notícias falsas estão cada vez mais presentes na conjuntura atual. Desse modo, faz-se importante entender suas condições de produção na atualidade, uma vez que os conteúdos espalhados produzem discursos e práticas discursivas que afetam a vida social e individual dos sujeitos. Neste trabalho, portanto, apresentamos uma análise discursiva sobre os efeitos de sentidos que atravessaram uma Fake News disseminada durante o pleito eleitoral brasileiro de 2018. Tomamos como corpus analítico a entrevista concedida ao candidato à presidência do Brasil do Partido Social Liberal, Jair Messias Bolsonaro, ao Jornal Nacional. Nosso aporte teórico-metodológico ancora-se, sobretudo, nos trabalhos derivados da análise do discurso de filiação pecheutiana, tais como PÊCHEUX (2014), (2015), COURTINE (2014), ORLANDI (2019) dentre outros. Os gestos de descrição e interpretação mobilizados na análise mostraram a formação discursiva religiosa atravessada pelo discurso homofóbico e discurso de ódio, atualizando a memória discursiva sobre as discussões em torno do homossexualismo. A movimentação de sentido da materialidade instaura a elaboração de uma rede discursiva, convocando sítios de significância, mobilizando os efeitos de sentido de proteção às crianças, à escola como lugar de doutrinação, e à família como um ambiente seguro para ensinar sobre a sexualidade.
A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.
Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados.
Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas.
Comissão Organizadora
Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)
Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)
Comissão Científica
Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)
Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)
Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)