A temática da negritude em sambas de enredo de 1980: Flor do Samba (São Luís-MA)

  • Autor
  • Georgiana Oliveira Maia Sousa
  • Resumo
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    Este artigo tem como objetivo analisar as condições de possibilidade, as formações discursivas, os saberes e os arquivos (FOUCAULT, 2010) que permitiram a emergência de temas relacionados à negritude nos sambas de enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor do Samba, da cidade de São Luís (MA), na década de 1980, buscando investigar o que possibilita a permanência e a exclusão da temática da negritude nesse espaço discursivo no período mencionado. Deste modo, a pergunta de pesquisa é: quais práticas discursivas, nessa década, possibilitaram a emergência temática da negritude (MUNANGA, 2020) como enredo na Escola de Samba Flor do Samba e que não se repetiu nas décadas seguintes até o ano de 2006? O método adotado é qualitativo, com dispositivos analíticos dos estudos discursivos foucaultianos, com ênfase no método arquegenealógico. Para a seleção do corpus foram verificadas as letras dos sambas de enredo da Escola de Samba Flor do Samba de 1977 a 2020 e três sambas com temática central – enredo - relacionada à negritude foram identificados, sendo todos da década de 1980 e um deles – o de 1980 – reapresentado no ano de 2006. A escolha em pesquisar (1) a temática da negritude visa o combate ao racismo e a desigualdade racial contribuindo com estudos acadêmicos que ampliam as discussões sobre questões culturais afrobrasileiras; (2) os sambas de enredo da Escola de Samba Flor do Samba deu-se por entendê-los como práticas de discurso que instauram diferentes memórias e criam verdades sobre a negritude no Brasil, mais especificamente no estado do Maranhão. Além disso, o samba de enredo é um subgênero do samba, que é, historicamente, espaço de protagonismo cultural da negritude. Os discursos de negritude manifestam resistência ao mito da democracia racial e têm seu aparecimento e dispersão partindo da descontinuidade dos acontecimentos discursivos que compõem as escolhas dos temas a serem permitidos e silenciados a partir dos arquivos de uma época.

     

  • Palavras-chave
  • Sambas de enredo, Negritude, Discurso, Flor do Samba.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais
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A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era  discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.

Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados. 

Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas. 

  • Discursos sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação
  • Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola
  • Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea
  • Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais

Comissão Organizadora

Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)

Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)

 

Comissão Científica

Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)

Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)

Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)