RESUMO
Este trabalho objetiva analisar a produção de um arquivo sobre ser judeu no Maranhão. Nosso corpora está delimitado à obra O Levante do Maranhão: “judeu, cabeça do motim”, Manoel Beckman, da pesquisadora Maria Liberman, que, subsidiada por referências afins, trouxeram o sujeito judeu como acontecimento enunciativo no Maranhão colonial. Nossa proposta consiste em reinterpretar este arquivo e suas práticas à luz da Análise do Discurso com destaque para seus estudos arqueogenealógicos e sua crítica à história tradicional e à verdade documental. Iniciamos fazendo uma discussão sobre a questão judaica na perspectiva de Michel Foucault com alguns apontamentos em suas obras. Neste sentido trazemos a Análise do Discurso foucaultiana e seus conceitos para matizar nossa crítica da continuidade histórica, momento em que consideramos nosso objeto de análise, a obra O Levante do Maranhão: Judeu, cabeça do motim: Manoel Beckman, e sua defesa de um personagem judeu tendo papel central da revolução maranhense de 1684. Os enunciados sobre a condição judaica de Manoel Beckman são identificados e comparados a uma gama de enunciados sobre o sujeito judeu compondo um arquivo de toda uma época e sociedade que construíram a imagem do judeu na história em seus processos de objetivação e subjetivação, culminando na formação de um saber discursivo sobre aquele sujeito. No Maranhão colonial este arquivo é retomado e seus enunciados, produzidos pelo dispositivo inquisitorial, pretendem ser o suficiente para dizer a verdade sobre alguém perseguido. Partindo dessa premissa, e dos pressupostos foulcaultianos, este trabalho colabora com uma crítica e contributo à uma hermenêutica do sujeito sem voz então inventado pelos dispositivos de saber e poder.
A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.
Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados.
Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas.
Comissão Organizadora
Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)
Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)
Comissão Científica
Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)
Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)
Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)