Metodologias Ativas: uma análise sobre a possibilidade de implementação da flipped classroom nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Básico

  • Autor
  • Islane Archanjo Rocha Martins
  • Co-autores
  • Thais Aldred Iasbik de Aquino , Iassmyn Vitoria Costa Santos
  • Resumo
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    Este trabalho contempla o tema “a proposta de implementação de metodologias ativas para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino básico”. As mudanças ocorridas advindas dos avanços científicos e tecnológicos têm um impacto estrutural nos processos de ensino/aprendizagem. Em decorrência disso, impõe-se métodos de ensino inovadores que possibilitem uma práxis pedagógica capaz de superar os limites tradicionalistas e alcançar a formação de um sujeito ético, reflexivo, crítico, autônomo, humanizado e transformador. Surge uma proposta de ensino/aprendizagem por meio de metodologias inovadoras com o objetivo de aprofundar e (re)ssignificar conhecimentos, valendo-se de recursos didáticos que estimulem a aprendizagem crítico-reflexivo do discente de forma ativa e motivadora. Nesse contexto, a questão problema que orienta a pesquisa é a seguinte: É possível implementar metodologias ativas, especificamente a Sala de Aula Invertida (flipped classrom), nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino básico? Dessa forma, o estudo trabalha com a hipótese de que através de uma metodologia ativa é crível o preenchimento de prováveis lacunas deixadas pelo estudo e ensino tradicionalista, além de minimizar a dependência do aluno em face do professor, expandir as interações aluno-professor e aluno-aluno, bem como otimizar o tempo, obtendo, por conseguinte, um melhor desempenho. Dessa maneira, o objetivo geral do trabalho é analisar o uso das metodologias ativas, especificamente a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), para as aulas de Língua Portuguesa no Ensino básico. Especificamente, pretende-se estudar os parâmetros legais que norteiam a educação, compreender os conceitos das metodologias ativas, e por fim, propor a implementação da metodologia ativa Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). A relevância do tema se justifica diante da necessidade de se adequar ao paradigma educacional dos novos tempos. Deve-se acompanhar o avanço tecnológico e científico, uma vez que a tecnologia integra todos os espaços e tempos facilitando o processo de ensino/aprendizado. Além do mais, é preciso formar sujeitos pensantes, críticos, autônomos e reflexivos; e as metodologias ativas cooperam nesse sentido. Trata-se de um estudo qualitativo mediante procedimento metodológico de pesquisa documental e bibliográfica com a finalidade aplicada, com o objetivo descritivo e exploratório, bem como método hipotético-dedutivo. No desenvolvimento da pesquisa verifica-se que as metodologias ativas estão associadas ao protagonismo do educando em sua formação, o que remete à superação da ideia de que o professor é a figura central no ambiente escolar. A proposta de (re)adequação do método de ensino/ aprendizagem além de ser reflexo das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pois ao estabelecerem que a educação precisa estar relacionada/ associada com o ambiente que a rodeia, necessariamente implica na constante (re) formulação do processo, tendo em vista as mudanças observadas no cenário contemporâneo, tanto no que se refere à modificação do perfil dos sujeitos como nas novas demandas no que se refere à formação do cidadão e ao âmbito do mercado profissional. Ao final, observa-se que para sejam desenvolvidas/ aperfeiçoadas as competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular é necessário que os indivíduos sejam de fato inseridos no ambiente da aprendizagem, ou seja, mais do que estar presentes, faz-se necessário o empenho ativo desses sujeitos na construção colaborativa dos saberes, o que é possível por meio da sala de aula invertida, método que propicia ao aluno se aproximar do conteúdo não apenas como um ouvinte, mas em uma relação dialógica.

  • Palavras-chave
  • Sala de aula invertida, Metodologias ativas, Aprendizagem Ativa, Ensino Dialógico.
  • Área Temática
  • Discursos sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação
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A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era  discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.

Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados. 

Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas. 

  • Discursos sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação
  • Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola
  • Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea
  • Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais

Comissão Organizadora

Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)

Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)

 

Comissão Científica

Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)

Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)

Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)