Conceitos de autoria em práticas de ensino de produção de textos do projeto de extensão Entretextos da Universidade Federal do Maranhão: olhares transversos

  • Autor
  • Ellen Juliany Corrêa Veloso
  • Resumo
  •  

    O projeto de pesquisa intitulado “Discurso, escrita e autoria em produções textuais de alunos cursistas do Projeto de Extensão Entretextos – UFMA” , que tem como finalidade, dentro do atual plano de trabalho, -“Conceitos de autoria em práticas de ensino de produção de textos do Projeto de Extensão Entretextos da Universidade Federal do Maranhão: olhares transversos -, analisar como os acadêmicos que ministram aulas no Projeto de Extensão Entretextos (Resolução Consepe 702/2009) abordam em sala de aula o conceito de autoria. A metodologia consistiu em quatro etapas, divididas em: teoria, com uma pesquisa bibliográfica, que traz como principais referências, Mônica Magalhães Cavalcante, Graziela Zanin Kronka e Eni Orlandi. E a prática, com o formulário de questões, a observação das aulas ministradas pelos bolsistas e voluntários no Projeto de Extensão Entretextos, às terças-feiras, de modo presencial, para que pudéssemos analisar como os acadêmicos que lecionam no projeto abordam em sala de aula o conceito da autoria. E por último, a análise das redações propostas pelo projeto, onde foram selecionados os textos em que se encaixam melhor no perfil da pesquisa (redações completas e com estrutura correta). O corpus desta pesquisa é composto por um formulário online constituído de 04 (quatro) perguntas subjetivas, o qual foi respondido por dois dos acadêmicos que lecionam no projeto. A pesquisa demonstra que a autoria no Projeto Entretextos é abordada de forma indireta, mediante a abordagem de aspectos cobrados na competência 3 ( responsável por: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista ), exigida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa nos faz pensar e refletir acerca de alguns questionamentos, como: Os nossos alunos entendem o conceito de autoria? Como trabalhar tal conceito em uma era que prioriza por esquemas de redações prontas? 

  • Palavras-chave
  • ENEM, competência 3, autoria.
  • Área Temática
  • Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola
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A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era  discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.

Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados. 

Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas. 

  • Discursos sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação
  • Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola
  • Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea
  • Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais

Comissão Organizadora

Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)

Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)

 

Comissão Científica

Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)

Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)

Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)