Silenciamentos das diferenças em um Projeto Político Institucional de uma escola de São Luís (MA): uma reflexão sobre discursos silenciados

  • Autor
  • Elinaldo Quaresma
  • Resumo
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    O presente trabalho tem por objetivo analisar o discurso de negros e negras nas ações pretendidas dos projetos curriculares, norteadores das ações pedagógicas,  produzidos no PPI (Projeto Político Institucional) de uma escola pública de São José de Ribamar, Ma. Refletiremos também sobre conceitos como: epistemicídio,  relações de poder e silenciamento. Para isso, este estudo fundamenta-se teoricamente na concepção de discurso de vertente francesa e matizes foucaultianas.  Os conceitos da AD mobilizados para a análise foram  os de formação discursiva e ideológica, posição sujeito, memória, interdiscurso, apagamentos e silenciamentos. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa de análise documental, por se tratar de um procedimento sistemático para revisar ou avaliar documentos, sejam eles impressos ou eletrônicos (BOWEN, 2009). A pesquisa, de natureza qualitativa, orientou os procedimentos  e as análises desenvolvidas sobre o material empírico coletado, o qual se constitui de duas perguntas norteadoras e uma breve análise documental do PPI. A partir da análise foi possível constatar que  esse documento necessita de contemplar as questões raciais de forma mais abrangente. O tratamento se voltou para as formas pelas quais os sujeitos aqui relacionados se configuram como sujeitos históricos a partir de suas identidades e dos seus lugares de fala. O trabalho ajudará compreender a discussão em questão, a saber: inicialmente uma breve reflexão a partir dos conceitos em AD, o silêncio como resultado do colonialismo,  o epistemicídio como forma de silenciamento.  Para isso traçaremos um percurso metodológico, que parte da tentativa de percepção do discurso presente no PPI (Projeto Pedagógico Institucional) da escola que  analisamos. As análises feitas dizem respeito apenas ao item Política de Direitos Humanos e Inclusão Social. Objetivamos nessa análise  perceber como e de que forma a instituição trata ou não a questão do negro em um documento tão importante, e,  por fim,  as análise e os resultados da pesquisa. Dessa forma, na tentativa de refletir sobre esses conceitos no interior das instituições, buscamos estabelecer a relação entre o discurso produzido ou não no PPI e a prática  desses discursos.

     

  • Palavras-chave
  • Discurso. Silenciamento. Epistemicídio. Relações de Poder
  • Área Temática
  • Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola
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A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era  discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.

Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados. 

Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas. 

  • Discursos sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação
  • Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola
  • Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea
  • Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais

Comissão Organizadora

Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)

Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)

 

Comissão Científica

Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)

Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)

Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)