FORMAÇÕES DISCURSIVAS E IDEOLÓGICAS E A RELAÇÃO COM O DISCURSO EDUCACIONAL DO LIVRO ‘CAZUZA’, DE VIRIATO CORREIA
[1]Esp. Aurineide de Aguiar Silva Argel
[2]Dr. Marcos Fábio Belo Matos
RESUMO – O livro ‘Cazuza’, escrito pelo maranhense Viriato Corrêa, no início do século XX, traz na sua estrutura uma narrativa infantil sobre o âmbito educacional. Nele é possível acompanhar a trajetória do menino Cazuza, protagonista do livro, que é autobiográfico e ficcionalizado, pelos seus primeiros anos de formação escolar. Ele começa a vida estudantil frequentando a escola do povoado, de educação autoritária e que tinha a palmatória como “ferramenta de motivação”; depois, com a mudança dos seus pais, vai para a escola da Vila, que conta com uma professora formada na capital do estado e apresenta uma educação mais afetiva e humanista; e, por fim, chega à e na escola da Capital, São Luís, com uma educação mais diversa, onde os aspectos sociais eram mais destacados, como a discriminação social, econômica e racial. A pesquisa que empreendemos envolve o universo da cultura infantil em que a narrativa se passa, bem como os saberes docentes e a produção de sentido que o livro efetiva em relação à educação infantil, no Maranhão de início do século XX. Nela estão envolvidos conceitos de autores dos campos da Pedagogia, Sociologia da Infância, História da Educação, Análise do Discurso, como: Almada (2018), Corsaro (2011), Quinteiro (2009), Pimenta (2012), Andrade (1984) Silva (2015), Mussalim (2012); Foucault (1970), Aroche, Pêcheux, Henri (2020). E, dentre os conceitos arrolados do campo da Análise de Discurso de Linha Francesa e que ajudam a compreender a produção discursiva do livro, estão os de Formação Ideológica (FI) e Formação Discursiva (FD). O trabalho se debruça sobre a materialidade discursiva, formada pelos trechos escolhidos da obra original (o livro ‘Cazuza’, de Viriato Corrêa) para, a partir dela, avaliar os fios do discurso que a narrativa do livro Cazuza apresenta, e como esse discurso está determinado pela formação ideológica do positivismo, na educação, do progresso, na sociedade e da meritocracia, nas relações pessoais. E ainda como ele está inserido no campo das formações discursivas do início do século, que valorizam a disciplina, o enciclopedismo, a ordem para se alcançar um fim desejado, numa relação diretamente intrínseca com as FI’s, como ensinam os autores: “as formações ideológicas assim definidas comportam necessariamente, como um de seus componentes, uma ou várias formações discursivas interligadas, que determinam o que pode e deve ser dito [...]” (AROCHE, PÊCHEUX, HENRI, 2020, p. 34).
Palavras-Chaves: Cazuza, Cultura Infantil, Saberes Docentes, Formação Ideológica, Formação Discursiva.
[1] Mestranda do programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFORPRED), na Universidade Federal do Maranhão- UFMA, Licenciada em História pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, especialista em Metodologia do Ensino Superior (UEMA), especialista em Libras (FACIMBRA), especialista em Informática para a Educação a Distância (IFMA). Atualmente trabalha como professora de História e Ledor e transcritor de BRAILLE.
[2] Professor associado dos cursos de Pedagogia e Jornalismo do CCSST - UFMA Imperatriz. Especialista em Língua Portuguesa pela Fama, mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-URFJ, doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Araraquara e pós-doutor em Comunicação pela UNISINOS. Vice-coordenador do Lidime e membro do NEEC.
A segunda edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação (II SELIDIME) teve o seguinte tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas". A proposta era discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.
Como resultado, obtivemos a submissão de variados trabalhos discutindo temas e objetivos diversos pela perspectiva dos Estudos do Discurso, os quais depois de avaliados, apresentados e discutidos em nosso seminários, têm aqui seus resumos apresentados.
Agradecemos a todos/as e todos que contribuíram para a riqueza e qualidade das discussões geradas a partir das pesquisas apresentadas.
Comissão Organizadora
Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação - LIDIME
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)
Prof. Dr. Marcos Fábio Belp Matos (UFMA)
Comissão Científica
Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)
Profa. Dra. Luciane Cristina Eneas Lira (IFB)
Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva (UFOB)
Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)