O presente trabalho é resultado de minha iniciativa em produzir um e-book infantil que conta a trajetória de Clarinha: a menina que reaprendeu a ver. A história nos convida a refletir sobre as diversas pedagogias culturais que vem produzindo sujeitos infantis em contextos onde as telas substituem as interações, o olhar, o toque, o tempo em família, o brincar e o conviver. Clarinha é o espelho de tantas crianças de hoje – hiperconectadas, mas desconectadas de uma vida mais saudável emocional e fisicamente. Reaprender a "ver" não é apenas uma metáfora que leva a abrir os olhos para outras possibilidades da vida infantil, mas a reconectar-se com uma infância ainda possível de existir através do brincar, dos vínculos afetivos, das interações entre as crianças e com os adultos, com a natureza e com o potencial criativo e estético que muitas crianças apresentam e que vem sendo afetado sobremaneira pelo isolamento social decorrente da hiperconcexão. Nomeada pela escola como "anormal", Clarinha carrega o isolamento e a falta de vontade de brincar, desde a pandemia, e passa a apresentar dificuldades na escola e no condomínio onde mora, as quais aparecem, também, pela falta do desejo de aprender. Sua amiga Beta percebe a necessidade de ajudar Clarinha, e busca em seus pais e na família da amiga o apoio necessário para a solução do problema. Os pais de Clarinha são "convocados" a um olhar atento sobre os processos de escolha e de oferta de espaços de lazer mais seguros e emocionalmente alinhados com um desenvolvimento infantil saudável. O livro abre espaço para pensar no papel da família em tempos tão desafiadores e aponta possibilidades de reinclusão de Clarinha na vida social mais ampla; o que acaba repercutindo diretamente na melhora gradativa da aprendizagem escolar. Clarinha é um livro para ser lido em família ou no coletivo da escola. É dedicado às crianças, adolescentes e famílias que ainda não desistiram de ver o mundo pelo olhar da experiência que lhes atravessa. É um convite a refletir sobre os currículos escolares, sobre a escola como espaço sinaliza o comportamento desviante, e sobre a qualidade das interações em família em tempos de uso excessivo de telas e de acesso a conteúdos de baixa qualidade educacional. Tais conteúdos vem exercendo um efeito poderoso sobre o jeito de ser e de se comportar das novas gerações, que as patologiza, que as limita, que as aparte de "ver" e de existir de forma mais saudável.
O III Colóquio Processos de Despatologização na Educação e na Saúde aconteceu nos dias 24 a 26 de setembro de 2025 na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação/Universidade Federal de Santa Maria contando com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superio (CAPES) através do edital de Programa de Apoio a Eventos no País (Edital PAEP nº 22/2024).
No ano de 2018, após ser contemplado pelo edital 35/2017 do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), aconteceu o I Colóquio Processos de Despatologização na Educação e Saúde de forma presencial ocorrendo transmissão online para demais participantes do Brasil. Com o primeiro Colóquio essa rede aumentou e nos anos seguintes uma série de atividades foram realizadas culminando com a realização, em 2021, do II Colóquio Processos de Despatologização na Educação e Saúde de forma online. Contou com uma rede colaborativa para a realização que inclui o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS); a Faculdade de Educação da UFRGS; a Associação Brasileira de Psicologia Escolar do Estado do Rio Grande do Sul; o Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio Grande do Sul; a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e a Rede Despatologiza.
Neste III Colóquio Processos de Despatologização na Educação e na Saúde nossa rede aumentou, buscando construir laços de internacionalização com outros países como Espanha, Portugal e Uruguai buscando a possibilidade de criação de uma Rede de Pesquisa Internacional.
Foram 66 trabalhando encaminhados sendo 58 aceitos para as Rodas de Conversa. Os trabalhos dizem da multiplicidade dos processos para se pensar na despatologização na educação e na saúde de diversas instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Federal do Rio Grande; Centro de Estudo Superior Riograndense; Universidade do Vale do Taquari; Universidade de Santa Cruz do Sul; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Universidade do Extremo Sul Catarinense; Escola Superior de Criciúma; Universidade Estadual do Paraná; Universidade Federal do Paraná; Universidade de São Paulo; Universidade de Brasília; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
1) Informações Gerais:
O III Colóquio Processos de Despatologização na Educação e na Saúde espera receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, dissertações, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências.
Os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Científica e poderão ser selecionados para rodas de conversa que irão acontecer no dia 25 de setembro, na parte da tarde.
Os trabalhos poderão ser inscritos por professoras e professores da educação básica, alunas e alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadoras e pesquisadores das temáticas.
A inscrição dos trabalhos será feita, exclusivamente, pelo sistema de submissões da Plataforma Doity. Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail, correio convencional ou diretamente à Comissão Científica.
Serão aceitos no máximo 02 (dois) trabalhos por autor principal e não há limites para trabalhos em coautoria. Trabalhos que apresentem orientador(a) deverão incluí-lo(a) como coautor(a).
Todos os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade oral, em formato de roda de conversa. Não serão utilizados gráficos, tabelas, banner ou outros recursos visuais para a apresentação, este formato permitirá maior interação e participação dos(as) autores(as) e coautores(as) dos trabalhos nas rodas de conversa e maior compartilhamento entre os participantes. A dinâmica de manter apenas apresentações orais é uma iniciativa que valoriza a sustentabilidade, reduzindo a impressão de material gráfico e uso de tecnologias.
Somente estarão disponíveis para apresentação os trabalhos que, conforme regra da submissão, pelo menos um(a) dos(as) autores(as) estejam inscritos(as) no Colóquio. Qualquer um(a) dos(as) autores(as) e coautores(as) poderá representar o trabalho na atividade.
Será emitido 01 (um) certificado por trabalho apresentado, onde constarão os nomes de todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as).
Os(As) autores(as) e coautores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a Comissão Científica do III Colóquio Processos de Despatologização na Educação e na Saúde a publicar ou divulgar o resumo com a finalidade da socialização da produção científica apresentada no evento, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
Os Resumos do III Colóquio Processos de Despatologização na Educação e na Saúde serão publicados posteriormente em livro a ser organizado pela Comissão Organizador.
2) Prazo para Submissões:
Os participantes interessados em submeter trabalhos devem preencher o formulário de submissão até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 21/07/2025.
3) Normas para apresentação de resumos:
Os resumos devem ser submetidos no formulário eletrônico, que deve ser preenchido em todos os seus campos e não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais, apenas redigir o texto.
Os resumos poderão ser apresentados na forma de resumo simples ou resumo expandido.
4) Das modalidades e formatação:
Os trabalhos poderão ser enviados em forma de:
Resumo Simples: contendo no mínimo de 250 e o máximo de 500 palavras.
Citações e referências não devem ser inseridas nos resumos simples ou expandidos, considerando que o número de palavras é limitado.
O texto deve ser escrito em língua portuguesa, espanhola, francesa, inglesa ou italiana.
5) Os resumos deverão conter os seguintes elementos estruturais:
Tema - título;
Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo;
Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo;
Resultados: os efeitos percebidos decorrentes da experiência, ou resultados esperados ou encontrados na pesquisa;
Considerações finais;
6) Dos critérios para aprovação:
O resumo deve respeitar as normas de submissão;
O tema deve ser relevante para a temática do III Colóquio Processos de Despatologização na Educação e na Saúde;
O texto deve ser compreensível aos leitores, coerente e com encadeamento lógico entre os elementos estruturais;
Os resumos devem ser originais e os(as) autores(as) e coautores(as) assumem a responsabilidade de que o trabalho não foi publicado anteriormente. A originalidade, na compreensão que orienta esse processo, diz respeito à um texto autoral (sem plágio e sem uso de recursos de inteligência artificial) e sem restrições de publicação por decorrência de publicação prévia.
Todos trabalhos recebidos serão submetidos a um sistema de verificação de similaridades, sendo a ocorrência de plágios um dos critérios para reprovação. Exceções se aplicam a produções que são frutos de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses dos próprios autores.
Comissão Organizadora:
Claudia Rodrigues de Freitas (UFRGS)
Elisandro Rodrigues (UFRGS/GHC)
Fabiane Romano de Souza Bridi (UFSM)
Leandra Bôer Possa (UFSM)
Comitê Científico:
Amanda Diehl (UFSM)
Anna Letícia Ventre (UFRGS)
Bianca Isabel Pederiva (UFRGS)
Carla Maciel da Silva (UFRGS)
Denise Ferreira da Rosa (UFSM)
Elisangela Reinheimer de Bittencourt (UFRGS)
Karen Moretti da Rosa (UFSM)
Karine Ribas Pereira (UFRGS)