O III Colóquio Processos de Despatologização na Educação e na Saúde tem como objetivo compartilharestudos, pesquisas, metodologias, abordagens e perspectivas despatologizantes, que operem a partir dos movimentos das pessoas com deficiência em defesa dos direitos humanos, das políticas inclusivas,das políticas públicas organizadas a partir do modelo social de deficiência.
A presente proposta de evento tem a intenção de fomentar a problematização de temáticas pouco presentes na formação de professores, tais como a medicalização, a emergência do sujeito cerebral, osprocessos de despatologização na educação e na saúde e atualizar críticas/discussões a partir de tais temas.
Tem como finalidade reunir professoras e professores da educação básica, alunas e alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadoras e pesquisadores das temáticas, convidadas e convidados internacionais que dialogam com a proposição para desenvolver a continuidade do debate sobre a despatologização na educação e na saúde.
O colóquio se concretiza como parte das ações e pesquisas desencadeadas pela comissão organizadora e tem a intenção de garantir a formação permanente de professores em educação e a problematização sobre as práticas cotidianas escolares e de saúde.
Com a proposta de discutir alguns desdobramentos analíticos empreendidos no âmbito acadêmico sobre temáticas atuais, articuladas aos processos de medicalização e despatologização da educação e da saúde principalmente, o Colóquio almeja fugir de uma abordagem hermética das pesquisas em educação, promovendo uma aproximação entre os discursos acadêmico e escolar. O Colóquio busca, desta forma, posicionar este movimento no diálogo nas (multi)fronteiras da intersetorialidade e interseccionalidade.
Estamos no III Colóquio Processos de Despatologização na Educação e na Saúde, o I aconteceu no ano de 2018 de forma presencial ocorrendo transmissão online para demais participantes do Brasil. O primeiro Colóquio aconteceu após a organização de uma ação de extensão, coordenada pelo Professor Luís Henrique Sacchi dos Santos intitulada “Formação de Professores em um mundo em transformação”. Formação gratuita que envolveu professores da educação básica, alunos de graduação e pós-graduação em parceria com uma rede de professores de outras universidades do Rio Grande do Sul.
Em 2021 tivemos o II Colóquio Processos de Despatologização na Educação e Saúde de forma online. Contou com uma rede colaborativa para a realização que inclui o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS); a Faculdade de Educação da UFRGS; a Associação Brasileira de Psicologia Escolar do Estado do Rio Grande do Sul; o Conselho Regional de Psicologia do Estado do Rio Grande do Sul; a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e a Rede Despatologiza.
Para esse III Colóquio busca-se internacionalizar a discussão contando com participantes de outros países como Argentina, Espanha, França, Itália, Portugal, Uruguai e Venezuela, sendo uma atividade aberta à comunidade acadêmica e professores das redes básicas de educação e saúde.