INTERVENÇÃO COM GRUPO DE UNIVERSITÁRIAS EM SITUAÇÃO DE TRABALHO INFORMAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Helga Louise Santos Bragard
  • Co-autores
  • Adriele Vitória da Silva Rocha , Shirley Macêdo Vieira de Melo
  • Resumo
  •  

    O trabalho informal é uma atividade econômica desprovida de regulamentação governamental e benefícios trabalhistas, que, muitas vezes, é uma opção de universitários para suprir necessidade de renda adicional, custear os estudos e permanecer na universidade. No entanto, essa opção pode levar a uma série de desafios e passar a ser um fator de risco para a exaustão física e mental, prejudicando o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dos discentes. Diante disso, no presente relato visamos abordar nossa experiência como facilitadoras de um processo de intervenção grupal ocorrido em uma disciplina do sexto período de um curso de Psicologia, que teve objetivo de promover saúde mental no contexto da educação superior, mais especificamente com universitárias que também eram trabalhadoras informais. A partir da Clínica Humanista-Fenomenológica do Trabalho, utilizamos o método da hermenêutica colaborativa, que busca facilitar, em processo de grupo interventivo, o compartilhamento de experiências de trabalho, e, a partir do diálogo e da interpretação mútua entre clínico e participantes, possibilitar a ressignificação dessas experiências e a conscientização do potencial criador para que os participantes construam estratégias de enfrentamento da realidade. Participaram do grupo cinco universitárias que desenvolviam atividade de trabalho informal em diferentes universidades de Petrolina/PE. O processo ocorreu em quatro encontros: 1. Elaboração de contrato de convivência e modelagem em argila para que as universitárias representassem o sentido de serem estudantes e trabalhadoras informais; 2. Compartilhamento de fotos da infância, buscando explorar processos de construção de identidade e modos de subjetivação; 3. Dinâmica com o uso de uma lixeira para que pudessem identificar o que manter, reciclar e descartar em suas vidas após as ressignificações vividas no grupo; 4. Construção de um livreto de vida, expressando-se história pregressa, momento presente e projetos futuros. Desde o primeiro encontro, houve desenvolvimento de forte vínculo e sentimento de pertença no grupo pelas participantes. Elas puderam reviver o passado e compartilhar experiências exitosas acerca de suas infâncias, enfatizando momentos e ações que as deixavam felizes. Entenderam que poderiam utilizar muitas das ações relatadas como estratégias de enfrentamento para situações atuais difíceis. Houve produção mútua de sentidos, construção conjunta de estratégias e  ressignificação de valores. Nesse contexto, sentimos que, como facilitadoras, ao criar um espaço de acolhimento e escuta ativa para que as participantes pudessem compartilhar suas experiências de forma genuína e autêntica, conseguimos realizar uma leitura dos modos de subjetivação delas, compreender suas relações interpessoais no contexto social investigado e fomentar um diálogo enriquecedor que valorizou as experiências compartilhadas.  Neste sentido, reconhecemos que a oportunidade de experiências práticas interventivas antes do estágio profissionalizante favorece aos estudantes de Psicologia que desenvolvam a escuta clínica e se tornem mais aptos para esse momento de finalização do curso.

  • Palavras-chave
  • Clínica do Trabalho; Estudantes Universitários; Educação Superior; Saúde Mental; Trabalho Informal.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Intervenção em Saúde Mental no Contexto da Educação Superior: envolve ações de prevenção, intervenção e restauração da saúde mental para os diversos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e demais trabalhadores).
Voltar

Em 2018, um grupo formado por uma docente que se ocupava do cuidado de universitários, estudantes que trabalhavam com ela em pesquisa, estágio e extensão, e duas psicólogas do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI), serviço escola da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), organizaram o Evento “Do broto ao fruto: cuidando da vida no ambiente acadêmico”. O evento tinha como meta dar ênfase à vida, em pleno setembro amarelo, mês de conscientização da prevenção ao suicídio, e ocorreu entre os dias 14 e 15 de setembro de 2018, tendo o auditório da biblioteca da UNIVASF e suas adjacências como cenário principal. A programação iniciou com uma “caminhada pela vida”, que teve concentração na frente do auditório e se estendeu pelas principais avenidas da cidade de Petrolina, no sertão pernambucano. Ao longo do evento, tivemos oficinas de teatro, yoga, música, dança, bioenergética; palestras com professores da instituição e com convidados como Dayse Miranda (UERJ) e Maria Júlia Kovács (USP); além de minicursos, encerrando-se com uma apresentação cultural do Baque Opará, importante grupo musical da região.

 

Dois anos depois, no auge da pandemia da COVID-19, o evento foi realizado remotamente, agora pelo Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), instituído em 2019. Novamente, estudantes e professores do curso de Psicologia da Univasf, assim como servidores do CEPPSI, reuniram-se e ofertaram um evento que também tinha oficinas, mas se constituiu, principalmente, de lives pelo canal YouTube do CEPPSI. Estiveram presentes professores da instituição e membros do CRP/PE. Mas tivermos novamente a participação de Dayse Miranda e Maria Júlia Kovács, enriquecidos com a ilustre presença de Adriano Holanda (UFPR) e Kátia Sodré, uma sobrevivente à morte da filha universitária, que encerrou o evento com um depoimento belíssimo e lições de transcendência ao sofrimento.

 

Considerando que o evento já vinha contando com a participação de cientistas, pesquisadores e psicólogos de diversas instituições de ensino superior do país, nesta nova versão, que foi adiada por motivos operacionais, com a parceria ativa dos membros do Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação (LETRANS), do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), ambos coordenados pela Profª Drª Shirley Macêdo (UNIVASF), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência (NEPPFFE), coordenado pelo Prof. Dr. Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF), da gestão da UNIVASF, e de pesquisadores renomados de diversas universidades federais e estaduais do país, pensamos em estender o evento para uma dimensão nacional, com possibilidade de apresentação de trabalhos científicos, mas continuando com uma programação que envolve atividades vivenciais e culturais, já que o objetivo maior é o cuidado na universidade.

Por isso, nessa versão, o evento se intitula III CONGRESSO NACIONAL CUIDAR DA VIDA NO AMBIENTE ACADÊMICO, cujo tema será SER CUIDADO NA UNIVERSIDADE, que tem por objetivo promover um espaço de aprendizagem e troca de experiências sobre estratégias de cuidado nas instituições de ensino superior, refletindo sobre a vida como valor maior para além da academia e realizando discussões sobre ações preventivas de promoção de saúde e qualidade de vida aos participantes envolvidos com o evento.

  • 1. Políticas Públicas de Assistência Estudantil: compreende estudos e ações de assistência estudantil discutidas no âmbito governamental e/ou realizadas nas Instituições de Ensino Superior.
  • 2. Desafios aos Processos de Ensino-Aprendizagem na Universidade: envolve estudos e ações sobre relação docente-discente, metodologias de ensino superior, problemas de aprendizagem no ensino superior e programas pedagógicos de cursos.
  • 3. Sofrimento e Adoecimento Psíquico nas Instituições de Ensino Superior: compreende estudos e ações que foquem as temáticas de sofrimento, crise e/ou adoecimento psíquico nas instituições de ensino superior.
  • 4. Intervenção em Saúde Mental no Contexto da Educação Superior: envolve ações de prevenção, intervenção e restauração da saúde mental para os diversos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e demais trabalhadores).
  • 5. Inclusão e Diversidade na Vida Universitária: envolve estudos e ações referentes às temáticas pessoas com deficiência, raça, religião, gênero e população LGBTQIAPN+.
  • 6. Implicações das Redes Sociais nos Relacionamentos Interpessoais na Universidade: compreende estudos e ações referentes a questões relacionadas às redes sociais de forma geral (e-mail, WhatsApp, Instagram, YouTube etc) que interferem nos relacionamento
  • 2. Desafios aos Processos de Ensino-Aprendizagem na Universidade: envolve estudos e ações sobre relação docente-discente, metodologias de ensino superior, problemas de aprendizagem no ensino superior e programas pedagógicos de cursos.
  • 3. Sofrimento e Adoecimento Psíquico nas Instituições de Ensino Superior: compreende estudos e ações que foquem as temáticas de sofrimento, crise e/ou adoecimento psíquico nas instituições de ensino superior.
  • 4. Intervenção em Saúde Mental no Contexto da Educação Superior: envolve ações de prevenção, intervenção e restauração da saúde mental para os diversos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e demais trabalhadores).
  • 5. Inclusão e Diversidade na Vida Universitária: envolve estudos e ações referentes às temáticas pessoas com deficiência, raça, religião, gênero e população LGBTQIAPN+.
  • 6. Implicações das Redes Sociais nos Relacionamentos Interpessoais na Universidade: compreende estudos e ações referentes a questões relacionadas às redes sociais de forma geral (e-mail, WhatsApp, Instagram, YouTube etc) que interferem nos relacionamento
  • 1.Políticas Públicas de Assistência Estudantil: compreende estudos e ações de assistência estudantil discutidas no âmbito governamental e/ou realizadas nas Instituições de Ensino Superior.

Comissão Científica

Prof Dr Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF / UENF)

Prof Dr Darlindo Ferreira (UFPE)

Profª Drª Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes (UNIVASF)

Profª Kátia Cordeiro Antas (UNIVASF)

Profª Drª Shirley Macêdo (UNIVASF)

Profª Drª Sílvia Raquel Santos de Morais (UNIVASF)

 

Comissão Organizadora:

Prof Dr Crisóstomo Lima do Nascimento

Prof Dr Darlindo Ferreira

Profª Drª Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes

Profª Kátia Cordeiro Antas

Profª Paula Maduro

Profª Drª Shirley Macêdo

Profª Drª Sílvia Raquel Santos de Morais

Ana Carla da Silva Nogueira

Acelino Neto de Araújo Holanda

Ana Vitória Gonçalves de Sousa

Ananda Vasconcelos Valois

Brenda Jamilly Martins Coelho

Carolina Souza Alves

Douglas de Lima Xavier Gomes

Emily Novaes Souza

Eucimar da Silva Santana

Edenilson de Souza Teixeira

Erick Santana de Oliveira

Fabiana Teixeira Ramos Tavares

Guilherme de Sousa Carvalho Araújo

Gabriel Dias Oliveira

Gustavo Ribeiro de Souza

Gessyca Cynara Lima Clementino

Giovanna Coelho e Silva

Hannah Gabrielle Gomes de Lima

Lara Ravenna Leite Alves

Layanne Gomes Freire

Letícia Carvalho Alves

Luis Gabriel Reis de Castro

Luana Michelly Ribeiro de Morais

Luís Eduardo da Silva Barboza

Mabel Lopes de Azevedo

Máira Tiago Nogueira Lemos

Marília Gabriela dos Santos Limoeiro

Maria Eduarda Alexandrino de Lima

Manoel de Sá Araújo Júnior

Maria Cleonilde Alves Bezerra dos Santos

Marília Fonseca da Silva

Mirhayla de Jesus Dias Giovanna Ferreira de Carvalho

Milena Almeida Gonçalves

Nisley Eduarda Silva Nascimento

Oneida Karoline Falcão Silva

Paulo Henrique Magalhães da Silva

Peterson Gonçalves Teixeira

Rayanne Barros Brito Velez de Araújo

Suanny da Silva Santos

Samuel Souza Rios Lima Araújo

Sheila Reis de Souza Bernardo

Thiago Nathan Belizio da Silva

 

Realização:

Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação - LETRANS
Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário - NuCEU
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Liga Acadêmica de Cuidados com a Criança - LACCRI Univasf - Paulo Afonso
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência – NEPPFFE
UFF

Apoio:

Pró Reitoria de Ensino Univasf - PROEN
Pró Reitoria de Extensão Univasf - PROEX
Centro de Estudos e Práticas em Psicologia - CEPPSI
Associação Nacional de Pesquisa em Pós Graduação em Psicologia - ANPEPP
Laboratório de Pesquisa e Ensino sobre o Cuidado em Educação e Saúde - LAPECES
Liga Acadêmica de Cuidados com a Criança - LACCRI Univasf - Paulo Afonso
Projeto Monitoria Disciplina Comunicação em Saúde
Universidade de Pernambuco - UPE
Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES
Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Assuntos Comunitários da UnB
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho - GEPET
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Movimento Educação e Saúde Mental - MEDUSA/UFRGS