Apresentação:
Em 2018, um grupo formado por uma docente que se ocupava do cuidado de universitários, estudantes que trabalhavam com ela em pesquisa, estágio e extensão, e duas psicólogas do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI), serviço escola da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), organizaram o Evento “Do broto ao fruto: cuidando da vida no ambiente acadêmico”. O evento tinha como meta dar ênfase à vida, em pleno setembro amarelo, mês de conscientização da prevenção ao suicídio, e ocorreu entre os dias 14 e 15 de setembro de 2018, tendo o auditório da biblioteca da UNIVASF e suas adjacências como cenário principal. A programação iniciou com uma “caminhada pela vida”, que teve concentração na frente do auditório e se estendeu pelas principais avenidas da cidade de Petrolina, no sertão pernambucano. Ao longo do evento, tivemos oficinas de teatro, yoga, música, dança, bioenergética; palestras com professores da instituição e com convidados como Dayse Miranda (UERJ) e Maria Júlia Kovács (USP); além de minicursos, encerrando-se com uma apresentação cultural do Baque Opará, importante grupo musical da região.
Dois anos depois, no auge da pandemia da COVID-19, o evento foi realizado remotamente, agora pelo Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), instituído em 2019. Novamente, estudantes e professores do curso de Psicologia da Univasf, assim como servidores do CEPPSI, reuniram-se e ofertaram um evento que também tinha oficinas, mas se constituiu, principalmente, de lives pelo canal YouTube do CEPPSI. Estiveram presentes professores da instituição e membros do CRP/PE. Mas tivermos novamente a participação de Dayse Miranda e Maria Júlia Kovács, enriquecidos com a ilustre presença de Adriano Holanda (UFPR) e Kátia Sodré, uma sobrevivente à morte da filha universitária, que encerrou o evento com um depoimento belíssimo e lições de transcendência ao sofrimento.
Considerando que o evento já vinha contando com a participação de cientistas, pesquisadores e psicólogos de diversas instituições de ensino superior do país, nesta nova versão, que foi adiada por motivos operacionais, com a parceria ativa dos membros do Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação (LETRANS), do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), ambos coordenados pela Profª Drª Shirley Macêdo (UNIVASF), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência (NEPPFFE), coordenado pelo Prof. Dr. Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF), da gestão da UNIVASF, e de pesquisadores renomados de diversas universidades federais e estaduais do país, pensamos em estender o evento para uma dimensão nacional, com possibilidade de apresentação de trabalhos científicos, mas continuando com uma programação que envolve atividades vivenciais e culturais, já que o objetivo maior é o cuidado na universidade.
Por isso, nessa versão, o evento se intitula III CONGRESSO NACIONAL CUIDAR DA VIDA NO AMBIENTE ACADÊMICO, cujo tema será SER CUIDADO NA UNIVERSIDADE, que tem por objetivo promover um espaço de aprendizagem e troca de experiências sobre estratégias de cuidado nas instituições de ensino superior, refletindo sobre a vida como valor maior para além da academia e realizando discussões sobre ações preventivas de promoção de saúde e qualidade de vida aos participantes envolvidos com o evento.
O evento é destinado a qualquer pessoa que esteja direta ou indiretamente envolvida com comunidades acadêmicas, como docentes, discentes, servidores, funcionários, profissionais de todas as áreas de conhecimento et: sejam bem vindas/os, com seu conhecimento, com sua história e com sua vontade de estar conosco nesse Encontro...
Informamos que o evento tem a possibilidade de transmissão remota. Estaremos em breve comunicando sobre se haverá essa transmissão ou não. No entanto, adiantamos que apresentações de trabalhos e participação nas oficinas serão exclusivamente presenciais.
Representantes das comissões:
Comissão Bem Estar: Professoras Sílvia Moraes e Paula Maduro (UNIVASF)
Comissão Científica: Professores Darlindo Ferreira (UFPE) e Shirley Macêdo (UNIVASF)
Comissão Comunicação: Professores Crisóstomo Lima (UFF) e Fernanda Novaes (UNIVASF)
Eixos Temáticos:
1. Políticas Públicas de Assistência Estudantil: compreende estudos e ações de assistência estudantil discutidas no âmbito governamental e/ou realizadas nas Instituições de Ensino Superior.
2. Desafios aos Processos de Ensino-Aprendizagem na Universidade: envolve estudos e ações sobre relação docente-discente, metodologias de ensino superior, problemas de aprendizagem no ensino superior e programas pedagógicos de cursos.
3. Sofrimento e Adoecimento Psíquico nas Instituições de Ensino Superior: compreende estudos e ações que foquem as temáticas de sofrimento, crise e/ou adoecimento psíquico nas instituições de ensino superior.
4. Intervenção em Saúde Mental no Contexto da Educação Superior: envolve ações de prevenção, intervenção e restauração da saúde mental para os diversos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e demais trabalhadores).
5. Inclusão e Diversidade na Vida Universitária: envolve estudos e ações referentes às temáticas pessoas com deficiência, raça, religião, gênero e população LGBTQIAPN+.
6. Implicações das Redes Sociais nos Relacionamentos Interpessoais na Universidade: compreende estudos e ações referentes a questões relacionadas às redes sociais de forma geral (e-mail, WhatsApp, Instagram, YouTube etc) que interferem nos relacionamentos interpessoais da comunidade acadêmica.
Categorias de Trabalhos:
A partir de expressões adotadas no dia a dia dos pernambucanos, adotamos as seguintes expressões para as categorias de apresentação de trabalhos:
-
Papo de Quintal: apresentações realizadas em formato oral, sobre relatos de pesquisa e relatos de experiência, conduzidas por graduando, profissional, pós-graduando, mestre ou doutor, com duração de 10 minutos para cada relato. Em uma mesma sala, definida conforme eixo temático do evento, a apresentação total terá a duração de 1h30min, sendo 20 min reservados para debate/discussão com a plateia. Cada sala terá um monitor e um mediador, que se responsabilizará pela convocação dos autores e mediação dos debates. O(s) autor(es) deverá(ão) submeter até o dia 30/09/2023 resumo simples para avaliação por pareceristas credenciados, que, sendo aprovado, será publicado nos Anais do evento.Na apresentação papo de quintal cada autor poderá inscrever até dois trabalhos como autor e quatro como co autor.Apenas o autor principal que for apresentar o trabalho deve estar inscrito no evento para submeter seu resumo. Caso haja impossibilidade de participação do autor principal, um co-autor deve obrigatoriamente estar inscrito para poder apresentar o trabalho.
-
Retrato: apresentações realizadas em formato de painel impresso, voltadas especificamente para graduandos. Na exposição dos Retratos, conforme programação final do evento, o(s) autor(es) deverá(ão) estar disponível(eis), no dia e horário de sua exposição, para diálogo com os interessados. Haverá avaliadores convidados pela Comissão Científica para circular durante as apresentações que ocorrerão no Hall do Cineteatro. O(s) autor(es) deverá(ão) submeter até o dia 30/09/2023 resumo simples para avaliação do Retrato por pareceristas credenciados, que, sendo aprovado, será publicado nos Anais do evento.Na apresentação retrato cada autor poderá inscrever até dois trabalhos como autor e quatro como co autor.Apenas o autor principal que for apresentar o trabalho deve estar inscrito no evento para submeter seu resumo. Caso haja impossibilidade de participação do autor principal, um co-autor deve obrigatoriamente estar inscrito para poder apresentar o trabalho.
-
Prosa: discussões em formato de mesa redonda, lideradas por um coordenador Doutor que, juntamente com mais dois doutores ou outro doutor e um mestre, de no mínimo 2 instituições diferentes, conversarão sobre assuntos de suas especialidades que estejam relacionados aos eixos temáticos do evento . Terão a duração de uma hora e meia. Cada apresentador terá o tempo de 20 minutos, restando meia hora de diálogo com a plateia. Os autores envolvidos deverão submeter até o dia 30/09/2023 resumo simples para avaliação da Prosa por avaliadores credenciados, assim como até o dia 30 de outubro um resumo expandido sobre o conteúdo da discussão para constar nos anais do evento.Cada autor poderá se inscrever em uma mesa redonda.
ATENÇÃO:
-
Inscrições feitas em grupo: até 10/09/2023, cada cinco inscrições, o grupo obtém 20% de desconto no valor total das cinco inscrições. Desejando esse desconto, encaminhe os nomes dos componentes do grupo para o e-mail cientificacongressocuidar@gmail.com e aguarde receber o cupom de desconto para efetivar o pagamento das cinco inscrições.
-
Para inscrições de estudantes de graduação ou pós graduação, enviar documento comprobatório para o e-mail: cientificacongressocuidar@gmail.com
-
A partir de 13/11/2023, as inscrições na Plataforma estarão suspensas, sendo apenas possível serem efetuadas presencialmente, no primeiro dia do evento, 16/11/2023.
-
Os participantes da programação de todo o evento ou com 75% de participação das atividades receberão certificado de 26h.