CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE PSICÓLOGOS, ASSISTENTES SOCIAIS E EDUCADORES NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

  • Autor
  • Grace Vali Freitag Tanikado
  • Co-autores
  • Carolina Ritter , Amanda de Mello Martins
  • Resumo
  •  

    Em um momento de mudança profunda do papel das Universidades Federais, agora definidas como instrumento de inclusão social de populações impedidas do direito a educação superior, acontece a instituição do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) através de Decreto Federal, que visa garantir a permanência e diplomação de estudantes nas Universidades. Este trabalho situa-se no campo das práticas profissionais na área da Assistência Estudantil, e pretende empreender uma reflexão sobre como o trabalho de profissionais técnicos de Psicologia, Serviço Social e Educação vem sendo produzido nesse campo. Desenha-se como um estudo de revisão integrativa, em que se pretende conhecer e analisar estudos sobre o tema, enfocando em como o trabalho destas profissionais tem se produzido na Assistência Estudantil. Justifica-se pelo fato de que a implementação do PNAES, além de disponibilizar recursos financeiros próprios, também ampliou vagas para técnicos administrativos para atividades na área. São criados e expandidos programas de benefícios materiais e pecuniários, e instituída a prática do acompanhamento de estudantes por equipes técnicas. A definição da forma de execução do PNAES fica a cargo de cada instituição, a partir de objetivos, finalidades e áreas de investimento determinadas no Plano. Desde 2008, quando aconteceu a primeira regulamentação através de Portaria Normativa do Ministério da Educação, restam quinze anos em que não foram publicadas quaisquer orientações às ações na Assistência Estudantil pelas áreas técnicas de órgãos gestores do Governo Federal, como ocorre em outras políticas públicas nacionais com descentralização de atuação. Assim, a construção das balizas de trabalho na área tem seguido os fluxos institucionais de cada Universidade e as ferramentas técnicas e teóricas dos profissionais. Movimentos para construção e discussão sobre o trabalho têm sido empreendidos pelos trabalhadores desse campo, tal como eventos dos Conselhos Profissionais, grupos autogeridos para troca de experiências, e trabalhos acadêmicos destes profissionais desenvolvidos como qualificações profissionais. Análises inicias identificaram que está em curso a construção de uma identidade profissional. No campo da Psicologia, inicia-se o deslizamento das práticas individuais para as de ação coletiva; no Serviço Social, a atuação situa-se principalmente na tarefa de análises socioeconômicas, uma vez que é a partir dessas avaliações que os estudantes são aferidos como público alvo da política; no campo da Educação, os trabalhos tratam da atuação do acompanhamento pedagógico com estudantes que não atingem o que se determina como desempenho acadêmico satisfatório. A partir disso, é possível pensar que a atuação das profissionais se dirige principalmente aos indivíduos de forma isolada, tendo como objetivo o trabalho com as questões que os colocam como fora da norma dentro das Universidades. Discussões sobre trabalhos interdisciplinares são fundamentais, bem como a necessidade de refletir sobre a estrutura acadêmica e os ambientes pouco acolhedores produzidos nas Universidades. 

  • Palavras-chave
  • Política de Educação Superior; Assistência Estudantil; Psicologia; Serviço Social; Desempenho Acadêmico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 1. Políticas Públicas de Assistência Estudantil: compreende estudos e ações de assistência estudantil discutidas no âmbito governamental e/ou realizadas nas Instituições de Ensino Superior.
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Em 2018, um grupo formado por uma docente que se ocupava do cuidado de universitários, estudantes que trabalhavam com ela em pesquisa, estágio e extensão, e duas psicólogas do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI), serviço escola da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), organizaram o Evento “Do broto ao fruto: cuidando da vida no ambiente acadêmico”. O evento tinha como meta dar ênfase à vida, em pleno setembro amarelo, mês de conscientização da prevenção ao suicídio, e ocorreu entre os dias 14 e 15 de setembro de 2018, tendo o auditório da biblioteca da UNIVASF e suas adjacências como cenário principal. A programação iniciou com uma “caminhada pela vida”, que teve concentração na frente do auditório e se estendeu pelas principais avenidas da cidade de Petrolina, no sertão pernambucano. Ao longo do evento, tivemos oficinas de teatro, yoga, música, dança, bioenergética; palestras com professores da instituição e com convidados como Dayse Miranda (UERJ) e Maria Júlia Kovács (USP); além de minicursos, encerrando-se com uma apresentação cultural do Baque Opará, importante grupo musical da região.

 

Dois anos depois, no auge da pandemia da COVID-19, o evento foi realizado remotamente, agora pelo Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), instituído em 2019. Novamente, estudantes e professores do curso de Psicologia da Univasf, assim como servidores do CEPPSI, reuniram-se e ofertaram um evento que também tinha oficinas, mas se constituiu, principalmente, de lives pelo canal YouTube do CEPPSI. Estiveram presentes professores da instituição e membros do CRP/PE. Mas tivermos novamente a participação de Dayse Miranda e Maria Júlia Kovács, enriquecidos com a ilustre presença de Adriano Holanda (UFPR) e Kátia Sodré, uma sobrevivente à morte da filha universitária, que encerrou o evento com um depoimento belíssimo e lições de transcendência ao sofrimento.

 

Considerando que o evento já vinha contando com a participação de cientistas, pesquisadores e psicólogos de diversas instituições de ensino superior do país, nesta nova versão, que foi adiada por motivos operacionais, com a parceria ativa dos membros do Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação (LETRANS), do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), ambos coordenados pela Profª Drª Shirley Macêdo (UNIVASF), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência (NEPPFFE), coordenado pelo Prof. Dr. Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF), da gestão da UNIVASF, e de pesquisadores renomados de diversas universidades federais e estaduais do país, pensamos em estender o evento para uma dimensão nacional, com possibilidade de apresentação de trabalhos científicos, mas continuando com uma programação que envolve atividades vivenciais e culturais, já que o objetivo maior é o cuidado na universidade.

Por isso, nessa versão, o evento se intitula III CONGRESSO NACIONAL CUIDAR DA VIDA NO AMBIENTE ACADÊMICO, cujo tema será SER CUIDADO NA UNIVERSIDADE, que tem por objetivo promover um espaço de aprendizagem e troca de experiências sobre estratégias de cuidado nas instituições de ensino superior, refletindo sobre a vida como valor maior para além da academia e realizando discussões sobre ações preventivas de promoção de saúde e qualidade de vida aos participantes envolvidos com o evento.

  • 1. Políticas Públicas de Assistência Estudantil: compreende estudos e ações de assistência estudantil discutidas no âmbito governamental e/ou realizadas nas Instituições de Ensino Superior.
  • 2. Desafios aos Processos de Ensino-Aprendizagem na Universidade: envolve estudos e ações sobre relação docente-discente, metodologias de ensino superior, problemas de aprendizagem no ensino superior e programas pedagógicos de cursos.
  • 3. Sofrimento e Adoecimento Psíquico nas Instituições de Ensino Superior: compreende estudos e ações que foquem as temáticas de sofrimento, crise e/ou adoecimento psíquico nas instituições de ensino superior.
  • 4. Intervenção em Saúde Mental no Contexto da Educação Superior: envolve ações de prevenção, intervenção e restauração da saúde mental para os diversos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e demais trabalhadores).
  • 5. Inclusão e Diversidade na Vida Universitária: envolve estudos e ações referentes às temáticas pessoas com deficiência, raça, religião, gênero e população LGBTQIAPN+.
  • 6. Implicações das Redes Sociais nos Relacionamentos Interpessoais na Universidade: compreende estudos e ações referentes a questões relacionadas às redes sociais de forma geral (e-mail, WhatsApp, Instagram, YouTube etc) que interferem nos relacionamento
  • 2. Desafios aos Processos de Ensino-Aprendizagem na Universidade: envolve estudos e ações sobre relação docente-discente, metodologias de ensino superior, problemas de aprendizagem no ensino superior e programas pedagógicos de cursos.
  • 3. Sofrimento e Adoecimento Psíquico nas Instituições de Ensino Superior: compreende estudos e ações que foquem as temáticas de sofrimento, crise e/ou adoecimento psíquico nas instituições de ensino superior.
  • 4. Intervenção em Saúde Mental no Contexto da Educação Superior: envolve ações de prevenção, intervenção e restauração da saúde mental para os diversos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e demais trabalhadores).
  • 5. Inclusão e Diversidade na Vida Universitária: envolve estudos e ações referentes às temáticas pessoas com deficiência, raça, religião, gênero e população LGBTQIAPN+.
  • 6. Implicações das Redes Sociais nos Relacionamentos Interpessoais na Universidade: compreende estudos e ações referentes a questões relacionadas às redes sociais de forma geral (e-mail, WhatsApp, Instagram, YouTube etc) que interferem nos relacionamento
  • 1.Políticas Públicas de Assistência Estudantil: compreende estudos e ações de assistência estudantil discutidas no âmbito governamental e/ou realizadas nas Instituições de Ensino Superior.

Comissão Científica

Prof Dr Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF / UENF)

Prof Dr Darlindo Ferreira (UFPE)

Profª Drª Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes (UNIVASF)

Profª Kátia Cordeiro Antas (UNIVASF)

Profª Drª Shirley Macêdo (UNIVASF)

Profª Drª Sílvia Raquel Santos de Morais (UNIVASF)

 

Comissão Organizadora:

Prof Dr Crisóstomo Lima do Nascimento

Prof Dr Darlindo Ferreira

Profª Drª Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes

Profª Kátia Cordeiro Antas

Profª Paula Maduro

Profª Drª Shirley Macêdo

Profª Drª Sílvia Raquel Santos de Morais

Ana Carla da Silva Nogueira

Acelino Neto de Araújo Holanda

Ana Vitória Gonçalves de Sousa

Ananda Vasconcelos Valois

Brenda Jamilly Martins Coelho

Carolina Souza Alves

Douglas de Lima Xavier Gomes

Emily Novaes Souza

Eucimar da Silva Santana

Edenilson de Souza Teixeira

Erick Santana de Oliveira

Fabiana Teixeira Ramos Tavares

Guilherme de Sousa Carvalho Araújo

Gabriel Dias Oliveira

Gustavo Ribeiro de Souza

Gessyca Cynara Lima Clementino

Giovanna Coelho e Silva

Hannah Gabrielle Gomes de Lima

Lara Ravenna Leite Alves

Layanne Gomes Freire

Letícia Carvalho Alves

Luis Gabriel Reis de Castro

Luana Michelly Ribeiro de Morais

Luís Eduardo da Silva Barboza

Mabel Lopes de Azevedo

Máira Tiago Nogueira Lemos

Marília Gabriela dos Santos Limoeiro

Maria Eduarda Alexandrino de Lima

Manoel de Sá Araújo Júnior

Maria Cleonilde Alves Bezerra dos Santos

Marília Fonseca da Silva

Mirhayla de Jesus Dias Giovanna Ferreira de Carvalho

Milena Almeida Gonçalves

Nisley Eduarda Silva Nascimento

Oneida Karoline Falcão Silva

Paulo Henrique Magalhães da Silva

Peterson Gonçalves Teixeira

Rayanne Barros Brito Velez de Araújo

Suanny da Silva Santos

Samuel Souza Rios Lima Araújo

Sheila Reis de Souza Bernardo

Thiago Nathan Belizio da Silva

 

Realização:

Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação - LETRANS
Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário - NuCEU
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Liga Acadêmica de Cuidados com a Criança - LACCRI Univasf - Paulo Afonso
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência – NEPPFFE
UFF

Apoio:

Pró Reitoria de Ensino Univasf - PROEN
Pró Reitoria de Extensão Univasf - PROEX
Centro de Estudos e Práticas em Psicologia - CEPPSI
Associação Nacional de Pesquisa em Pós Graduação em Psicologia - ANPEPP
Laboratório de Pesquisa e Ensino sobre o Cuidado em Educação e Saúde - LAPECES
Liga Acadêmica de Cuidados com a Criança - LACCRI Univasf - Paulo Afonso
Projeto Monitoria Disciplina Comunicação em Saúde
Universidade de Pernambuco - UPE
Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES
Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Assuntos Comunitários da UnB
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho - GEPET
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Movimento Educação e Saúde Mental - MEDUSA/UFRGS