O presente trabalho objetiva apresentar o serviço de apoio psicopedagógico para discentes e docentes de uma IES brasileira e discutir a importância de coordenar o programa de tutoria. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) visa auxiliar na promoção e na manutenção da saúde mental, bem como na qualidade de vida dos discentes. Contribui com os processos e nas relações de ensino-aprendizagem e promove ações à socialização. O foco é a realização de atividades socioemocionais que favoreçam o desenvolvimento de competências relacionais, emocionais e acadêmicas objetivando o bem-estar do estudante. As atividades propostas compreendem intervenções psicossociais e psicopedagógicas pensadas conforme a demanda identificada na comunidade acadêmica, considerando potenciais problemas em relação ao percurso acadêmico e profissional e a ampliação do repertório de conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos à vida. O NAP está estruturado em ações de Prevenção, Promoção e Intervenção de saúde mental. O Programa de Tutoria é uma política institucional de acompanhamento e apoio dos discentes ao longo da graduação por professores-tutores, auxiliando na identificação de possíveis dificuldades, necessidades, demandas e perspectivas da formação profissional, bem como no desenvolvimento de competências socioemocionais e autorregulatória da aprendizagem que favoreçam a formação integral do aluno. A tutoria devido aos desafios profissionais e acadêmicos têm se tornado um fator essencial para a permanência dos alunos e parte central no desenvolvimento da carreira. Todavia, mais do que o foco no profissional, é importante ressaltar que a tutoria tem um papel importante no desenvolvimento nos âmbitos pessoal, acadêmico e profissional. Há, também, o acompanhamento dos professores-tutores, como processo da formação docente. As atividades envolvem trocas entre os pares, escuta e acolhimento de demandas emocionais vinculadas aos temas que permearam o durante e o pós pandemia, o papel do professor-tutor, reflexão sobre as exigências do contexto de trabalho. Dinâmicas de grupo, plataformas digitais como o wordwall e atividades reflexivas incentivam a participação e integração dos docentes para a discussão de forma prática e teórica o uso de estratégias autorregulatórias, bem como o amadurecimento de competências socioemocionais. O que possibilita a multiplicação dessas estratégias com os alunos. O NAP realizou nos últimos 5 anos 578 entradas nas tutorias. Os principais temas envolveram questões relacionadas à autorregulação da aprendizagem, relacionamento interpessoal (intraturmas, entre turmas e professores), comunicação, planejamento da carreira, preparação para o mercado de trabalho, desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, pensamento crítico e regulação emocional. Foram realizadas 234 reuniões nos últimos 3 anos com os professores-tutores. Conclui-se que abordar a realidade vivida tanto pelos docentes, quanto pelos discentes seus desafios e potencialidades indica ser muito potente para a percepção de bem-estar no cotidiano da Universidade O desenvolvimento de competências tem um efeito benéfico no enfrentamento individual do estresse, o que contribui para o ambiente acadêmico.
Em 2018, um grupo formado por uma docente que se ocupava do cuidado de universitários, estudantes que trabalhavam com ela em pesquisa, estágio e extensão, e duas psicólogas do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI), serviço escola da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), organizaram o Evento “Do broto ao fruto: cuidando da vida no ambiente acadêmico”. O evento tinha como meta dar ênfase à vida, em pleno setembro amarelo, mês de conscientização da prevenção ao suicídio, e ocorreu entre os dias 14 e 15 de setembro de 2018, tendo o auditório da biblioteca da UNIVASF e suas adjacências como cenário principal. A programação iniciou com uma “caminhada pela vida”, que teve concentração na frente do auditório e se estendeu pelas principais avenidas da cidade de Petrolina, no sertão pernambucano. Ao longo do evento, tivemos oficinas de teatro, yoga, música, dança, bioenergética; palestras com professores da instituição e com convidados como Dayse Miranda (UERJ) e Maria Júlia Kovács (USP); além de minicursos, encerrando-se com uma apresentação cultural do Baque Opará, importante grupo musical da região.
Dois anos depois, no auge da pandemia da COVID-19, o evento foi realizado remotamente, agora pelo Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), instituído em 2019. Novamente, estudantes e professores do curso de Psicologia da Univasf, assim como servidores do CEPPSI, reuniram-se e ofertaram um evento que também tinha oficinas, mas se constituiu, principalmente, de lives pelo canal YouTube do CEPPSI. Estiveram presentes professores da instituição e membros do CRP/PE. Mas tivermos novamente a participação de Dayse Miranda e Maria Júlia Kovács, enriquecidos com a ilustre presença de Adriano Holanda (UFPR) e Kátia Sodré, uma sobrevivente à morte da filha universitária, que encerrou o evento com um depoimento belíssimo e lições de transcendência ao sofrimento.
Considerando que o evento já vinha contando com a participação de cientistas, pesquisadores e psicólogos de diversas instituições de ensino superior do país, nesta nova versão, que foi adiada por motivos operacionais, com a parceria ativa dos membros do Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação (LETRANS), do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), ambos coordenados pela Profª Drª Shirley Macêdo (UNIVASF), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência (NEPPFFE), coordenado pelo Prof. Dr. Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF), da gestão da UNIVASF, e de pesquisadores renomados de diversas universidades federais e estaduais do país, pensamos em estender o evento para uma dimensão nacional, com possibilidade de apresentação de trabalhos científicos, mas continuando com uma programação que envolve atividades vivenciais e culturais, já que o objetivo maior é o cuidado na universidade.
Por isso, nessa versão, o evento se intitula III CONGRESSO NACIONAL CUIDAR DA VIDA NO AMBIENTE ACADÊMICO, cujo tema será SER CUIDADO NA UNIVERSIDADE, que tem por objetivo promover um espaço de aprendizagem e troca de experiências sobre estratégias de cuidado nas instituições de ensino superior, refletindo sobre a vida como valor maior para além da academia e realizando discussões sobre ações preventivas de promoção de saúde e qualidade de vida aos participantes envolvidos com o evento.
Comissão Científica
Prof Dr Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF / UENF)
Prof Dr Darlindo Ferreira (UFPE)
Profª Drª Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes (UNIVASF)
Profª Kátia Cordeiro Antas (UNIVASF)
Profª Drª Shirley Macêdo (UNIVASF)
Profª Drª Sílvia Raquel Santos de Morais (UNIVASF)
Comissão Organizadora:
Prof Dr Crisóstomo Lima do Nascimento
Prof Dr Darlindo Ferreira
Profª Drª Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes
Profª Kátia Cordeiro Antas
Profª Paula Maduro
Profª Drª Shirley Macêdo
Profª Drª Sílvia Raquel Santos de Morais
Ana Carla da Silva Nogueira
Acelino Neto de Araújo Holanda
Ana Vitória Gonçalves de Sousa
Ananda Vasconcelos Valois
Brenda Jamilly Martins Coelho
Carolina Souza Alves
Douglas de Lima Xavier Gomes
Emily Novaes Souza
Eucimar da Silva Santana
Edenilson de Souza Teixeira
Erick Santana de Oliveira
Fabiana Teixeira Ramos Tavares
Guilherme de Sousa Carvalho Araújo
Gabriel Dias Oliveira
Gustavo Ribeiro de Souza
Gessyca Cynara Lima Clementino
Giovanna Coelho e Silva
Hannah Gabrielle Gomes de Lima
Lara Ravenna Leite Alves
Layanne Gomes Freire
Letícia Carvalho Alves
Luis Gabriel Reis de Castro
Luana Michelly Ribeiro de Morais
Luís Eduardo da Silva Barboza
Mabel Lopes de Azevedo
Máira Tiago Nogueira Lemos
Marília Gabriela dos Santos Limoeiro
Maria Eduarda Alexandrino de Lima
Manoel de Sá Araújo Júnior
Maria Cleonilde Alves Bezerra dos Santos
Marília Fonseca da Silva
Mirhayla de Jesus Dias Giovanna Ferreira de Carvalho
Milena Almeida Gonçalves
Nisley Eduarda Silva Nascimento
Oneida Karoline Falcão Silva
Paulo Henrique Magalhães da Silva
Peterson Gonçalves Teixeira
Rayanne Barros Brito Velez de Araújo
Suanny da Silva Santos
Samuel Souza Rios Lima Araújo
Sheila Reis de Souza Bernardo
Thiago Nathan Belizio da Silva
Realização:
Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação - LETRANS
Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário - NuCEU
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Liga Acadêmica de Cuidados com a Criança - LACCRI Univasf - Paulo Afonso
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência – NEPPFFE
UFF
Apoio:
Pró Reitoria de Ensino Univasf - PROEN
Pró Reitoria de Extensão Univasf - PROEX
Centro de Estudos e Práticas em Psicologia - CEPPSI
Associação Nacional de Pesquisa em Pós Graduação em Psicologia - ANPEPP
Laboratório de Pesquisa e Ensino sobre o Cuidado em Educação e Saúde - LAPECES
Liga Acadêmica de Cuidados com a Criança - LACCRI Univasf - Paulo Afonso
Projeto Monitoria Disciplina Comunicação em Saúde
Universidade de Pernambuco - UPE
Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES
Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Assuntos Comunitários da UnB
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho - GEPET
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Movimento Educação e Saúde Mental - MEDUSA/UFRGS