ESTRESSE DOCENTE: CUIDADO POR MEIO DA TERAPIA FLORAL.

  • Autor
  • Rogelia Herculano Pinto
  • Co-autores
  • Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos
  • Resumo
  •  

    O estresse e suas implicações vêm sendo foco de estudos no campo da saúde; e o tipo de profissão é um dos fatores que contribui para esse fenômeno, a exemplo da categoria docente. A enfermagem pode contribuir no cuidado desse profissional, nos três níveis de atenção, alicerçada por uma compreensão teórica. Nesse contexto, surge o presente estudo, que integra a terapia floral de Bach como intervenção, objetivando avaliar a efetividade da terapêutica floral de Bach na redução dos níveis de estresse docente. Para tanto, desenhou-se um ensaio clínico controlado, randomizado triplo cego, num delineamento prospectivo. Foram utilizados, na coleta de dados, quatro instrumentos: Perceived Stress Scale – 14 (PSS-14), que avalia a auto percepção do estresse no último mês; a Lista de Sinais e Sintomas (LSS), que avaliou os sinais e sintomas do estresse; o FAEP, que identificou os tipos de estressores e norteou a prescrição das essências florais; e o FAAB o qual sistematizou e quantificou dez aspectos emocionais negativos e dois de equilíbrio das fotografias bioeletrográficas e análise do cortisol salivar. A amostra conteve 27 professores distribuídos em dois grupos (GI e GC), aleatoriamente, a partir do PSS-14. As variáveis obtidas no ensaio clínico foram primeiramente analisadas quanto a sua homogeneidade e esfericidade, em seguida foi feita uma análise de variância (ANOVA) mista com medidas repetidas para comparação intra e entre grupos nas variáveis PSS-14, LSS e Bioeletrografia. A análise das concentrações de cortisol salivar não apresentou distribuição normal; e a comparação das médias entre grupos foi feita pelo teste de Fridman, assim como a entre grupos deu-se pelo teste de Mann-Whitney.  O coeficiente de correlação entre as médias de PSS-14 e LSS foi através do teste de Pearson. Os florais mostraram-se efetivos na redução do estresse, sendo estatisticamente significante intragrupos com as médias de PSS-14, LSS e bioeletrografia com p-valor < 0,05. Bem como entre grupos (GI x GC) para LSS com p-valor de 0,035 e bioletrografia com 0,001. O cortisol salivar não obteve diferenças estatísticas significantes intra ou entre grupos GI e GC. Foi encontrada uma relação positiva moderada (r = 0,671) no segundo momento e uma relação positiva forte no terceiro momento de (r = 0,788) sendo ambas com p < 0,05. A terapia floral do sistema Bach mostrou-se efetiva no estresse dos professores, melhorando seus escores de médio para baixo estresse nos instrumentos de PSS-14 e LSS. A partir destes resultados, é possível sistematizar um cuidado dentro das escolas e universidades de escuta e de intervenção a exemplo deste estudo que se adapta a rotina docente ajudando-o na regulação de suas emoções consequentemente nas relações com os colegas, alunos tão necessários para o ensino e aprendizagem.

     

  • Palavras-chave
  • Educação; Estresse Ocupacional; Cuidados de Enfermagem; Estresse Docente; Florais de Bach,
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 4. Intervenção em Saúde Mental no Contexto da Educação Superior: envolve ações de prevenção, intervenção e restauração da saúde mental para os diversos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e demais trabalhadores).
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Em 2018, um grupo formado por uma docente que se ocupava do cuidado de universitários, estudantes que trabalhavam com ela em pesquisa, estágio e extensão, e duas psicólogas do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI), serviço escola da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), organizaram o Evento “Do broto ao fruto: cuidando da vida no ambiente acadêmico”. O evento tinha como meta dar ênfase à vida, em pleno setembro amarelo, mês de conscientização da prevenção ao suicídio, e ocorreu entre os dias 14 e 15 de setembro de 2018, tendo o auditório da biblioteca da UNIVASF e suas adjacências como cenário principal. A programação iniciou com uma “caminhada pela vida”, que teve concentração na frente do auditório e se estendeu pelas principais avenidas da cidade de Petrolina, no sertão pernambucano. Ao longo do evento, tivemos oficinas de teatro, yoga, música, dança, bioenergética; palestras com professores da instituição e com convidados como Dayse Miranda (UERJ) e Maria Júlia Kovács (USP); além de minicursos, encerrando-se com uma apresentação cultural do Baque Opará, importante grupo musical da região.

 

Dois anos depois, no auge da pandemia da COVID-19, o evento foi realizado remotamente, agora pelo Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), instituído em 2019. Novamente, estudantes e professores do curso de Psicologia da Univasf, assim como servidores do CEPPSI, reuniram-se e ofertaram um evento que também tinha oficinas, mas se constituiu, principalmente, de lives pelo canal YouTube do CEPPSI. Estiveram presentes professores da instituição e membros do CRP/PE. Mas tivermos novamente a participação de Dayse Miranda e Maria Júlia Kovács, enriquecidos com a ilustre presença de Adriano Holanda (UFPR) e Kátia Sodré, uma sobrevivente à morte da filha universitária, que encerrou o evento com um depoimento belíssimo e lições de transcendência ao sofrimento.

 

Considerando que o evento já vinha contando com a participação de cientistas, pesquisadores e psicólogos de diversas instituições de ensino superior do país, nesta nova versão, que foi adiada por motivos operacionais, com a parceria ativa dos membros do Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação (LETRANS), do Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU), ambos coordenados pela Profª Drª Shirley Macêdo (UNIVASF), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência (NEPPFFE), coordenado pelo Prof. Dr. Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF), da gestão da UNIVASF, e de pesquisadores renomados de diversas universidades federais e estaduais do país, pensamos em estender o evento para uma dimensão nacional, com possibilidade de apresentação de trabalhos científicos, mas continuando com uma programação que envolve atividades vivenciais e culturais, já que o objetivo maior é o cuidado na universidade.

Por isso, nessa versão, o evento se intitula III CONGRESSO NACIONAL CUIDAR DA VIDA NO AMBIENTE ACADÊMICO, cujo tema será SER CUIDADO NA UNIVERSIDADE, que tem por objetivo promover um espaço de aprendizagem e troca de experiências sobre estratégias de cuidado nas instituições de ensino superior, refletindo sobre a vida como valor maior para além da academia e realizando discussões sobre ações preventivas de promoção de saúde e qualidade de vida aos participantes envolvidos com o evento.

  • 1. Políticas Públicas de Assistência Estudantil: compreende estudos e ações de assistência estudantil discutidas no âmbito governamental e/ou realizadas nas Instituições de Ensino Superior.
  • 2. Desafios aos Processos de Ensino-Aprendizagem na Universidade: envolve estudos e ações sobre relação docente-discente, metodologias de ensino superior, problemas de aprendizagem no ensino superior e programas pedagógicos de cursos.
  • 3. Sofrimento e Adoecimento Psíquico nas Instituições de Ensino Superior: compreende estudos e ações que foquem as temáticas de sofrimento, crise e/ou adoecimento psíquico nas instituições de ensino superior.
  • 4. Intervenção em Saúde Mental no Contexto da Educação Superior: envolve ações de prevenção, intervenção e restauração da saúde mental para os diversos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e demais trabalhadores).
  • 5. Inclusão e Diversidade na Vida Universitária: envolve estudos e ações referentes às temáticas pessoas com deficiência, raça, religião, gênero e população LGBTQIAPN+.
  • 6. Implicações das Redes Sociais nos Relacionamentos Interpessoais na Universidade: compreende estudos e ações referentes a questões relacionadas às redes sociais de forma geral (e-mail, WhatsApp, Instagram, YouTube etc) que interferem nos relacionamento
  • 2. Desafios aos Processos de Ensino-Aprendizagem na Universidade: envolve estudos e ações sobre relação docente-discente, metodologias de ensino superior, problemas de aprendizagem no ensino superior e programas pedagógicos de cursos.
  • 3. Sofrimento e Adoecimento Psíquico nas Instituições de Ensino Superior: compreende estudos e ações que foquem as temáticas de sofrimento, crise e/ou adoecimento psíquico nas instituições de ensino superior.
  • 4. Intervenção em Saúde Mental no Contexto da Educação Superior: envolve ações de prevenção, intervenção e restauração da saúde mental para os diversos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e demais trabalhadores).
  • 5. Inclusão e Diversidade na Vida Universitária: envolve estudos e ações referentes às temáticas pessoas com deficiência, raça, religião, gênero e população LGBTQIAPN+.
  • 6. Implicações das Redes Sociais nos Relacionamentos Interpessoais na Universidade: compreende estudos e ações referentes a questões relacionadas às redes sociais de forma geral (e-mail, WhatsApp, Instagram, YouTube etc) que interferem nos relacionamento
  • 1.Políticas Públicas de Assistência Estudantil: compreende estudos e ações de assistência estudantil discutidas no âmbito governamental e/ou realizadas nas Instituições de Ensino Superior.

Comissão Científica

Prof Dr Crisóstomo Lima do Nascimento (UFF / UENF)

Prof Dr Darlindo Ferreira (UFPE)

Profª Drª Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes (UNIVASF)

Profª Kátia Cordeiro Antas (UNIVASF)

Profª Drª Shirley Macêdo (UNIVASF)

Profª Drª Sílvia Raquel Santos de Morais (UNIVASF)

 

Comissão Organizadora:

Prof Dr Crisóstomo Lima do Nascimento

Prof Dr Darlindo Ferreira

Profª Drª Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes

Profª Kátia Cordeiro Antas

Profª Paula Maduro

Profª Drª Shirley Macêdo

Profª Drª Sílvia Raquel Santos de Morais

Ana Carla da Silva Nogueira

Acelino Neto de Araújo Holanda

Ana Vitória Gonçalves de Sousa

Ananda Vasconcelos Valois

Brenda Jamilly Martins Coelho

Carolina Souza Alves

Douglas de Lima Xavier Gomes

Emily Novaes Souza

Eucimar da Silva Santana

Edenilson de Souza Teixeira

Erick Santana de Oliveira

Fabiana Teixeira Ramos Tavares

Guilherme de Sousa Carvalho Araújo

Gabriel Dias Oliveira

Gustavo Ribeiro de Souza

Gessyca Cynara Lima Clementino

Giovanna Coelho e Silva

Hannah Gabrielle Gomes de Lima

Lara Ravenna Leite Alves

Layanne Gomes Freire

Letícia Carvalho Alves

Luis Gabriel Reis de Castro

Luana Michelly Ribeiro de Morais

Luís Eduardo da Silva Barboza

Mabel Lopes de Azevedo

Máira Tiago Nogueira Lemos

Marília Gabriela dos Santos Limoeiro

Maria Eduarda Alexandrino de Lima

Manoel de Sá Araújo Júnior

Maria Cleonilde Alves Bezerra dos Santos

Marília Fonseca da Silva

Mirhayla de Jesus Dias Giovanna Ferreira de Carvalho

Milena Almeida Gonçalves

Nisley Eduarda Silva Nascimento

Oneida Karoline Falcão Silva

Paulo Henrique Magalhães da Silva

Peterson Gonçalves Teixeira

Rayanne Barros Brito Velez de Araújo

Suanny da Silva Santos

Samuel Souza Rios Lima Araújo

Sheila Reis de Souza Bernardo

Thiago Nathan Belizio da Silva

 

Realização:

Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Saúde e Educação - LETRANS
Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário - NuCEU
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
Liga Acadêmica de Cuidados com a Criança - LACCRI Univasf - Paulo Afonso
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência – NEPPFFE
UFF

Apoio:

Pró Reitoria de Ensino Univasf - PROEN
Pró Reitoria de Extensão Univasf - PROEX
Centro de Estudos e Práticas em Psicologia - CEPPSI
Associação Nacional de Pesquisa em Pós Graduação em Psicologia - ANPEPP
Laboratório de Pesquisa e Ensino sobre o Cuidado em Educação e Saúde - LAPECES
Liga Acadêmica de Cuidados com a Criança - LACCRI Univasf - Paulo Afonso
Projeto Monitoria Disciplina Comunicação em Saúde
Universidade de Pernambuco - UPE
Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - SOBRAMES
Universidade de Brasília - UnB
Decanato de Assuntos Comunitários da UnB
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho - GEPET
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Movimento Educação e Saúde Mental - MEDUSA/UFRGS