O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência docente na orientação dos alunos para o desenvolvimento da 1ª Jornada de Palestras de Administração do Colégio Pedro II no campus Centro, realizada em outubro de 2019. O evento, com tema gerador intitulado de “Humanizar & Gerir. Por mais ética, respeito e empatia nas organizações”, foi organizado por uma comissão formada unicamente por alunos do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), e contou com a presença de 160 convidados dos outros campi. A proposta pedagógica teve por objetivo alinhar teoria com prática e assim permitir que os alunos vivenciassem as funções administrativa de planejamento, organização, direção e controle na gestão do evento. Com isso, a comissão criou grupos de trabalhos para as etapas do evento, definidas em: acolhimento, credenciamento digital, entrega de kit de boas-vindas, lanches, assessoria, atração musical, sorteio de brindes e encerramento. O evento teve a presença do Conselho Regional Administração/RJ, e mais quatro profissionais do mercado que palestraram por diferentes aspectos o tema gerador. Ao final, fizemos uma roda de conversa com os alunos da comissão para ouvir suas percepções e vivências durante o desenrolar do evento. Os alunos relataram que estavam engajados e que não acreditavam que poderiam fazer algo tão grandioso. Observamos que o desenvolvimento prático da gestão do evento permitiu que os alunos se reconhecessem como futuros profissionais da área e se sentissem parte integrante desta realização.
O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.
Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.
Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.
ATENÇÃO!
A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.
Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.
Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.
A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.
Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.
Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.
Comissão Organizadora
Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO
Adriana Thiara de Oliveira Silva
Marciana Barros Correia de Souza
Comissão Científica
Ana Cristina Limeira
Ana Lúcia Sarmento Henrique
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Antonio Marcos da Conceição Uchoa
Avelino Aldo de Lima Neto
Bianca Santos Bento da Silva
Bárbara Alessandra Alves Mendonça
Camila Coelho Silva
Clisivania Duarte de Souza
Crislaine Cassiano Drago
Fabiana Teixeira Marcelino
Francinaide de Lima Silva Nascimento
Greicimara Vogt Ferrari
Ilane Ferreira Cavalcante.
Ivoneide Bezerra de Araujo Santos
João Kaio Cavalcante de Moraes
Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo
Maria Aparecida da Silva Ferreira
Mariglei Severo Maraschin
Marilson Donizetti Silvino
Marisilvia Santos
Marília Gonçalves Borges Silveira
Patricia Carla de Macedo Chagas
Patricia da Silveira
ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA
Thalita Cunha Motta
Thalita Cunha Motta
I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL
II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL