O INSTAGRAM COMO FERRAMENTA PARA DISCUTIR ADMINISTRAÇÃO COM O PROEJA EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Aline Rocha Santana da Silva
  • Co-autores
  • Vivian da Costa França , Júlio Cesar Teixeira de Freitas , Vivian Wildhagen Reis
  • Resumo
  •  

    Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência com o uso da ferramenta live da rede social Instagram, pelos professores de administração do Colégio Pedro II, para discutir tópicos relacionados à administração dentro de um contexto de pandemia. O intuito era alcançar os alunos e incentivar a reflexão sobre a área de estudo durante o período em que os estudantes permaneceriam sem aulas por conta da pandemia. As lives que tiveram início em 01 de junho de 2020, ocorrem uma vez por semana, nas segundas feiras, às 20h, com duração de cerca de uma hora e até a submissão deste trabalho foram abordados 14 temáticas relacionadas à administração e a situação atual de pandemia enfrentada pela sociedade. Previamente, o tema da semana é divulgado no perfil do Instagram @adm.pedroii e no WhatsApp. As lives são realizadas por dois professores do departamento ou por um professor e um convidado externo, enquanto os demais professores envolvidos atuam respondendo os comentários dos alunos durante a live e incentivando a discussão. Com o uso da observação participante e análise de conteúdo, os autores analisaram os comentários dos alunos durante as lives e perceberam que o espaço tornou-se um momento de interação entre os alunos e professores, contribuindo para o amparo afetivo em um contexto de pandemia, a manutenção da oportunidade de aprender e desenvolver a capacidade de reflexão crítica. Concluiu-se que a aplicação da proposta, além de alcançar o objetivo, superou as expectativas, por esse motivo a lives continuarão ocorrendo por período indeterminado.

  • Palavras-chave
  • Instagram, Proeja, Administração.
  • Área Temática
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
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O III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem por objetivo promover a continuidade dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, das trocas de experiências educativas e da identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, além de possibilitar um levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade de ensino tem enfrentado nas instituições que compõem a Rede Federal.

Nesse sentido, entende-se que a manutenção desses diálogos e reflexões, iniciados em 2018 por meio do I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Goiânia/GO, e aprofundados em 2019 no II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) realizado em Londrina/PR, constitui-se em ação fundamental e necessária para o fortalecimento e a continuidade desse vínculo consolidado diante de um panorama incerto para EJA-EPT no país e na Rede.

Diante do cenário de incertezas decorrentes do Estado de Emergência em Saúde Pública decretado em razão da pandemia de COVID-19, e em decorrência disso, considerando a suspensão das atividades acadêmicas dos Institutos Federais em todo país, teremos a realização da 3ª Edição do evento totalmente on line, sendo o Instituto Federal de Alagoas a instituição responsável pela sua realização. O tema deste ano será “Tempos de Aprendizagens: uma reflexãosobre acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA/EPT”.

ATENÇÃO!

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

A Comissão Organizadora do III Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, bem como os avaliadores dos trabalhos e comissão científica, não se responsabilizam por qualquer trabalho não corrigido por seus autores.

Nos Anais do Evento, constam todos os trabalhos apresentados. Os trabalhos que os autores que enviaram as corrações solicitadas foram corrigidos e publicados.

Infelizmente, os trabalhos que não houve retorno com as correções solicitadas pelos avaliadores foram publicados sem as devidas modificações.

  • 1. FORMAÇÃO DOCENTE PARA EJA-EPT
  • 2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
  • 3. GESTÃO DA EJA-EPT
  • 4. TRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES NA EJA-EPT
  • 5. CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT
  • 6. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT
  • 7. IDENTIDADES, GÊNERO E ETNICIDADE NA EJA-EPT

Comissão Organizadora

Marco Antonio
JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO

Adriana Thiara de Oliveira Silva  

Marciana Barros Correia de Souza

 

Comissão Científica

Ana Cristina Limeira

Ana Lúcia Sarmento Henrique

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares

Antonio Marcos da Conceição Uchoa

Avelino Aldo de Lima Neto

Bianca Santos Bento da Silva

Bárbara Alessandra Alves Mendonça

Camila Coelho Silva

Clisivania Duarte de Souza

Crislaine Cassiano Drago

Fabiana Teixeira Marcelino

Francinaide de Lima Silva Nascimento

Greicimara Vogt Ferrari

Ilane Ferreira Cavalcante.

Ivoneide Bezerra de Araujo Santos

João Kaio Cavalcante de Moraes

Kênia Ribeiro da Silva Hidalgo

Maria Aparecida da Silva Ferreira

Mariglei Severo Maraschin

Marilson Donizetti Silvino

Marisilvia Santos

Marília Gonçalves Borges Silveira

Patricia Carla de Macedo Chagas

Patricia da Silveira

ROSÂNGELA SANTOS DA SILVA

Thalita Cunha Motta

Thalita Cunha Motta

 

I EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL

II EVENTO NACIONAL DA EJA-EPT (PROEJA) DA REDE FEDERAL